Now showing items 107-126 of 556

    • As dificuldades em matemática no ensino médio e o uso de jogos matemáticos 

      Araújo, Camila Duarte de; Isidoro, Glaucia Franciele Ruiz; Motta, Marcelo de Souza (2014-10)
      Este trabalho relata a experiência vivenciada por estagiárias bolsistas do PIBID 4 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio (UTFPR-CP) ao observar dois 1o anos do Ensino Médio em um Colégio ...
    • Disciplina de biologia: aprendizagem de estudantes do ensino médio 

      Santos, Sara R. dos; Heerdt, Bettina; Silva, Maryelen A. (2014-10)
      O conhecimento das noções dos estudantes a respeito de uma determinada área do saber é fundamental para que o professor possa identificar os conhecimentos prévios e propor práticas pedagógicas mais eficientes. O presente ...
    • Discrimição étnico racial: um desafio educacional sócio contemporâneo 

      Silva, Ana Paula Soares Marioto da; Mariano, Daniela Paula da Silva; Gaspari, Marcia Aparecida de Mello; Araújo, Roberta Negrão de (2014-10)
      O objeto do presente artigo é mostrar a realidade racista existente na sociedade e refletida no âmbito escolar. Diante de tal contexto, fez-se necessário propor um projeto de intervenção, almejando superar tal preconceito. ...
    • Os discursos escolares sobre os jovens alunos 

      Mattar, Kamille Brescansin (Unila, 2014-10)
      Dentre as atividades realizada pelo PIBID de Sociologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR, a aplicação do conto “A noite dos feios” de Mário Benedetti proporcionou a possibilidade de observação do aluno na sala ...
    • Discussão sobre a liberdade na perspectiva da filosofia de Sartre no ensino médio 

      Koop, Stefane Katrini; Santos, Elisa Gabriela (2014-10)
      Este trabalho tem como objetivo apresentar a teoria do filósofo francês do século XX, Jean- Paul Sartre, conhecido como representante do existencialismo. Existencialismo é um termo aplicado a uma escola de filósofos dos ...
    • Uma discussão sobre as midia e a tecnologia na educação 

      Nobres, Angela Aparecida da Silva; Pereira, Everton; Santos, Marielle Amorim dos; Kramer, Vanda Maria Silva (Unila, 2014-10)
      Este trabalho objetiva discutir questões ligadas à metodologia e a tecnologia a ser aplicada durante as práticas pedagógicas do PIBID. A discussão ficou em torno da inserção de novas tecnologias, no método de ensino ...
    • Discussão sobre ética e moral nas aulas de educação física: um processo de intervenção 

      Castilho, Diana Caroline Ferreira; Paiva, Paulo Roberto; Laperuta, Márcio Henrique; Saladini, Ana Cláudia (2014-10)
      Esse relato de experiência foi desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina. Trata-se de uma intervenção realizada com ...
    • Discutindo acidentes domésticos com teatro de fantoches 

      Oliveira, João Arthur dos Santos de; Costa, Mayra Caroline Vilasboas da; Nagashima, Lucila Akiko; Tostes, Telma Vaz (2014-10)
      O objetivo deste trabalho é de relatar a contribuição do teatro de fantoches para favorecer a apropriação do conhecimento científico relativo aos acidentes domésticos durante as aulas de ciências naturais no ensino ...
    • Discutindo o uso da tecnologia na formação docente 

      Pontes, Janaína; Corrêa, Emerson Blum; Camargo, Joseli Almeida (2014-10)
      As tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade atual, entretanto, as mesmas se encontram pouco entrosadas com o dia-a-dia das salas de aula. Conscientes dessa situação, ...
    • Discutindo relações de gênero 

      Kuchnir, Jonatas Michel; Scavinski, Yane (2014-10)
      Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados parciais das intervenções do PIBID português/francês. A temática engloba as discussões de gênero na escola, orientados pelos documentos oficias (Diretrizes curriculares ...
    • A ditadura militar através das músicas de Chico Buarque de Holanda. experiências do PIBID no Colégio São Vicente De Paulo – Irati-PR 

      Cruz, Sandro Antonio da; Jesus, Edison Luiz de (2014-10)
      No Brasil o período que compreende os anos de 1967 até 1973foi marcado por grande repressão política, social e cultural, que ficou conhecido como os “anos de chumbo”. Uma boa forma de questionar essa repressão foi através ...
    • A ditadura militar em londrina desenvolvida por meio de aula oficina 

      Brito, Danillo Ferreira de; Silva, Giane de Souza; Soares, Marco Antônio Neves (2014-10)
      O presente trabalho aborda a metodologia da Aula Oficina, com o uso de evidências, como possibilidade de intervenção em aulas de história no ensino fundamental, a partir dos pressupostos teóricos do Ensino de História ...
    • Diversidade e Relações Étnico-Raciais nas Escolas 

      Souza, Emelle Ribeiro de; Camargo, Francielle; Micoski, Isabella Enedir; Souza, Marcela Aparecida de (Unila, 2014-10)
      Este relato tem por objetivo registrar o trabalho desenvolvido por intermédio do Programa Instituição de Bolsa de Iniciação à docência—PIBID, no Colégio Estadual Alfredo Parodi, bem como o seu processo de construção, sua ...
    • A diversidade étnico-racial no ambiente escolar e a superação de preconceitos 

      Franco, Lucas Fernandes de Lima; Corrêa, Rosimara Aparecida (2014-10)
      O Subprojeto Interdisciplinar Letras Espanhol/Letras Português, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Norte do Paraná, coordenado pelas Professoras ...
    • Diversificando o Ambiente De Aprendizagem: uma experiência envolvendo Sistema Monetário e suas implicações 

      Santos, Aline Rodrigues Senna; Rox, Cleide Betenheuser; Karczeski, Francine da Silva Guerellus Nery; Moura, Tatyane (Unila, 2014-10)
      A proposta de intervenção pedagógica desse trabalho procurou desenvolver situações abrangendo Sistema Monetário, as quatro operações fundamentais da Matemática e leitura, interpretação e resolução de problemas. Os objetivos ...
    • A docência na escola a partir de jogos na matemática 

      Kaseker, Raquel Coutinho; Milliante, Alfredo Rodrigues; Delazari, Monalisa Carollyne; Santos, Vanusa Pacheco Dos (2014-10)
      A presente pesquisa é o resultado de projeto de iniciação à docência iniciado em 2014, que oportunizou refletir sobre a docência e jogos na matemática. Conta com a participação de aproximadamente 300 alunos. Foram propostos ...
    • Documentação escolar Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro 

      Valentim, Marina dos Santos; Veloso, Mônica Caetano; Viera, Terezinha Fátima (Unila, 2014-10)
      O Projeto Institucional PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) se baseia em acompanhar o trabalho docente nas escolas de ensino normal (Formação de docentes em nível médio), possui estratégias ...
    • Documentário sobre a Constituição do Grêmio Estudantil na Escola Estadual São Braz 

      Guimarães, Selma Paula Lemos; Ventura, Maria Domingos Pereira; Pedron, Lucas Lipka (Unila, 2014-10)
      O presente relato visa socializar a experiência de documentar o processo de constituição do Grêmio Estudantil na Escola Estadual São Braz onde se coletar olhares sobre o processo através de depoimentos dos envolvidos no ...
    • Drogas, a Violência no Trânsito e os Primeiros Socorros: relato de Prática Educativa Com Adolescentes 

      Bordin, Vanessa; Delazeri, Larissa Cristina; Camboin, Franciele Foschiera (Unila, 2014-10)
      O objetivo deste trabalho é relatar as práticas educativas direcionadas aos adolescentes de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio que contemplaram os temas drogas, violência no trânsito e primeiros socorros, ...
    • Educação da Filosofia Abordando a Interdisciplinaridade 

      Valera Neto, Antonio Sanches (Unila, 2014-10)
      A proposta apresentada no texto tende a demonstrar à importância da Filosofia na educação e sobre suas consequências em sentido de esclarecimento ressaltando a importância que o educador vem a ter sobre esse processo ...