Itens para a visualização no momento 494-513 of 556

    • Sala de apoio à aprendizagem e o fator evasão: relato de uma experiência docente por meio do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) 

      Bravos, Stefany Dallana; Reis, Leandro A.; Sumigawa, Luciana Toshie; Kleber, Magali O. (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho relata as experiências vivenciadas por uma bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), e as novas visões que o “estar na escola” proporcionou. O projeto foi desenvolvido ...
    • Sala de apoio de matemática: uma possibilidade para superar dificuldades! 

      Welter, Halana Márcia; Camera, Andreia Prosdócimi; Jahn, Alice Fabiana; Veiga, Elizete (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho foi realizado no Colégio Estadual Padre Réus, localizado no município de Pérola D’Oeste – PR, e teve como intuito de auxiliar os educandos que apresentam dificuldades de aprendizagem na área da ...
    • A sala de aula como espaço formativo dos bolsistas de iniciação à docência 

      Fortes, Eleaine; Prado, Anelize Tatiana Moreira; Santos, Nayura Ai More (2014-10)
      O objetivo deste texto é apresentar as experiências adquiridas pelas autoras através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Paraná –Campus Palmas. ...
    • “O salto quântico dos vagalumes”: os quadrinhos como ferramenta didática nas aulas de química 

      Kundlatsch, Aline; Ribas, Haroldo Luis; Lopes, Angeline; Silva, Camila Silveira da (Unila, 2014-10)
      O trabalho analisa os resultados de uma Proposta Didática que aborda o modelo atômico de Bohr a partir de uma HQ sobre a bioluminescência dos vagalumes. Como os conceitos envolvidos nesse conteúdo são vistos de forma ...
    • Sementes crioulas: produzir, multiplicar, partilhar! 

      Debortoli, Solange Fernandes Barrozo; Vanelli, Silvana Formaio; Xavier, Maria Zelia; Vismara, Lilian de Souza (Unila, 2014-10)
      Neste texto, discorre-se sobre a Festa das Sementes, organização de trabalho coletivo entre bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID Diversidade), na comunidade da ...
    • Sistema monetário brasileiro: a importância para se formar cidadãos críticos 

      Ferreira, Maria Rita; Koeb, Danielle Manika; Coser, Ivanir Luiza (Unila, 2014-10)
      Neste artigo apresentamos uma proposta de ensino desenvolvida pelo PIBID da Universidade Federal do Paraná, no projeto Interdisciplinar Pedagogia e Matemática. O projeto aplica-se na Escola Municipal São Luiz com 35 ...
    • Situação de estudo: “o poder do limoneno” como proposta didática para o ensino de estereoquímica no ensino médio 

      Machado, Bruno Rafael; Martins, Jéssica Guerreiro; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho, realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Apucarana, apresenta uma proposta contextualizada ...
    • Sociologia do desenho animado: a transposição dos conceitos sociológicos para o ensino fundamental 

      Marlier, Rogério Martins; Cunha, Raíssa Romano; Jesus, Letícia Jorge de; Santos, Ana Beatriz de Oliveira (Unila, 2014-10)
      O objetivo deste pôster é relatar a experiência da organização do projeto de oficinas intitulado “Sociologia do Desenho Animado” que ocorreu na II Jornada de Humanidades no Colégio Estadual Benjamin Constant situado na ...
    • Sociologia e cinema: o filme como instrumento didático 

      Kuriyama, Rafael Kenji; Lima, Alan Rodrigues; Patriarca, Gabriel Antonio Cabeça (Unila, 2014-10)
      O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência do trabalho realizado com os bolsistas do Pibid de Ciências Sociais da Uel, no Colégio Estadual Marcelino Champagnat em Londrina-Pr, no primeiro semestre de 2014. ...
    • Sociologia e ideologia: um conflito do campo sociológico no espaço escolar 

      Rugeri, Talita Cristine (Unila, 2014-10)
      A sociologia passa por uma nova fase desde sua implementação legal dentro da educação básica em todas as escolas do Brasil em 2008. A sua entrada traz questões, compreensões, projeções e analises sobre seu ensino; qual ...
    • O subprojeto Letras/Português UENP- Jacarezinho 

      Franco, Adenize; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos (Unila, 2014-10)
      O subprojeto Letras/Português, campus Jacarezinho tem o objetivo de promover que os graduandos do curso de Letras na UENP aprimorem seus estudos teórico-metodológico-práticos sobre o ensino da língua portuguesa e da ...
    • Subprojeto matemática I UFPR 

      Alison, Murilo Brum; Campos, Elisangela de; Cipriano, Lueinne Christinne (Unila, 2014-10)
      Este artigo relata algumas das atividades que vem sendo desenvolvidas pelo PIBID Matemática I da UFPR. Descreverá de que forma os bolsistas de iniciação a docência elaboram as sequencias didáticas aplicadas aos alunos. ...
    • Subprojeto Pibid em educação física: experiências com o ensino da ginástica 

      Silva, Camila Aparecida Vasconcelos da; Tomczack, Maurício Fernando; Santos, Sheila Coelho dos; Fernandes, Victor Luiz de França (Unila, 2014-10)
      O presente relato trata de descrever as experiências de intervenções práticas dentro da área de Educação física no Colégio Estadual Alfredo Parodi na cidade de Curitiba/ PR, feitas por acadêmicos participantes do Programa ...
    • Subprojeto pibid em educação física: experiências com o ensino de esportes não tradicionais 

      Setim, Guilherme; Costa, Felipe Kuerten Moro; Ferreira Junior, Marcelo França; Ferreira, Kleber Drobenko (Unila, 2014-10)
      O trabalho trata de um relato de experiência proposto por um grupo de acadêmicos participantes do subprojeto PIBID/PUCPR em Educação Física. Inicialmente foi feito um diagnóstico buscando mapear os espaços físicos e ...
    • Teatro e ensino da matemática: atividade desenvolvida num curso de formação docente 

      Oliveira, Ulisses Fernando da Cruz; Sacamoto, Angela; Moraes, Gabriel Eduardo Bittencourt; Gotardo, Lucas Vinicius Rocha (Unila, 2014-10)
      Este trabalho relata uma aula desenvolvida pelas alunas do Curso de Formação de Docentes do Instituto Estadual de Educação de Londrina com a colaboração dos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à ...
    • O teatro musical como ferramenta do ensino de arte na escola 

      Oliveira, Renan Ghiraldi de; Delfino, Lucas de Oliveira; Veber, Andréia (Unila, 2014-10)
      Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência desenvolvida dentro do projeto PIBID Interdisciplinar Artes Cênicas e Música, discutindo o ensino da arte na escola na forma interdisciplinar. Buscando unir as ...
    • O teatro na escola do campo 

      Antunes, Jonai Girardi; Lawandwski, Ricardo Junior; Silva, Janaine Da; Maziero, Luiz Carlos (Unila, 2014-10)
      Este artigo foi construído a partir de uma prática de sala de aula, onde os pibidianos, professores e alunos tiveram cumplicidade na participação. Escolheu-se três obras literárias e a partir delas organizou-se o teatro.Este ...
    • As tecnologias da informação e da comunicação, o ensino da matemática e o Pibid/Mat/Foz: entrelaços possíveis 

      Furlan, Wanderson Thiago Pires; Jaqueira, Magnum Manoel; Dias, Wellington Talles; Lübeck, Marcos (2014-10)
      Neste trabalho apresentaremos algumas passagens por nós trilhadas, como integrantes da frente de ação do PIBID/MAT/FOZ que estuda as tecnologias da informação e da comunicação para o ensino da Matemática. Considerando ...
    • As tecnologias de comunicação usadas para produzir uma educação cientifica-tecnologica 

      Silveira, Leandro Matheus Ratske da; Alves, Fabiano Silva; Rufino, Mauro César; Samojeden, Lauro Luiz (2014-10)
      O trabalho foi desenvolvido e aplicado em um colégio da rede pública através do PIBID-UFPR (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), este trabalho tem o intuito de incluir “objetos-problemas” ligados à ...
    • Tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem 

      Merlin, José Reinaldo; Yoshitake, Alex Kazumi; Anastácio, Paulo Roberto; Pagno, Rodrigo Tomaz (Unila, 2014-10)
      Diversas tecnologias que não foram, necessariamente, criadas para serem ferramentas de ensino e aprendizagem podem ser utilizadas em sala de aula. Para utilizá-las com eficiência, é necessário conhecê-las e analisá-las ...