Navegação PIBID - Artigos científicos por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 of 556
-
A poesia na sala de aula: relato de experiência do subprojeto de letras de língua portuguesa
(2014-10)Apresentam-se neste trabalho algumas reflexões sobre atividade de docência realizada pelo subprojeto de Letras, nas turmas do 6o Ano do Ensino Fundamental, nos Colégios Estaduais Horário Ribeiro dos Reis e Marilis Faria ... -
Ensinar para quê? a contribuição do Pibid na formação de professores de arte na rede básica
(2014-10)O presente texto expõe as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) no processo de formação docente e, a partir de uma experiência pautada na relação direta com a proposta curricular ... -
Ciência em sala de aula: extraindo DNA
(2014-10)Para uma melhor formação educacional dos alunos diante da grade de aulas escolar, é importante a realização de atividades práticas para maior assimilação do conteúdo proposto expositivamente pelos professores. Como exemplo ... -
Avaliação formativa: o uso do portfólio no ensino de História
(2014-10)Nas atividades escolares as quais tivemos contato através dos trabalhos realizados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), percebemos algumas dificuldades dos professores em relação às práticas ... -
Auto-organização: uma prática em construção na Escola Municipal Juscelino Kubitschek
(2014-10)A construção da auto-organização é uma atividade que procura romper com a passividade na prática educativa característica da escola convencional e que, historicamente, não prevê atividades em que os alunos tenham ... -
A questão da alteridade no ensino dos direitos humanos e a experiência do PIBID
(2014-10)O presente artigo possui por objetivo refletir sobre a dimensão da alteridade no ensino dos Direitos Humanos a partir da experiência do Pibid. Considerando o método fenomenológico, e a partir de pesquisa bibliográfica, ... -
Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola
(Unila, 2014-10)Este trabalho discute os impactos do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Educação Básica. Dessa forma, pretendeu-se responder ao seguinte questionamento: Quais as experiências de ensino- ... -
Arte-cidade: uma proposta de intervenções urbanas no espaço da escola pública
(2014-10)O intuito deste texto é relatar e refletir sobre a construção de um trabalho coletivo em arte que possibilitou a aproximação dos estudantes do curso de licenciatura em Artes Visuais (bolsistas PIBID) junto à realidade ... -
Gênero: perfil dos educandos e das educandas da EJA
(Unila, 2014-10)Entendemos que não podemos desprezar as características que estão postas na sala de aula, como a questão do gênero, que se faz muito presente entre os alunos, principalmente quando o tema é frequência e permanência destes. ... -
Africanidades na aula de português: do livro didático à prática em sala de aula
(2014-10)O presente trabalho tem como objetivo analisar a forma que o negro é representado o nos livros didáticos de português e como a diversidade e identidades étnico-racial e cultural está sendo trabalhada no contexto escolar, ... -
A escola itinerante Maria Aparecida Rosignol Franciosi
(2014-10)O objetivo é apresentar a Escola Itinerante Maria Aparecida Rosignol Franciosi, bem como o seu o Projeto Político Pedagógico- PPP diferenciado, uma construção coletiva dos sujeitos do Assentamento Eli Vive juntamente com ... -
Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola
(Unila, 2014-10)Este estudo apresenta uma análise da vivência de acadêmicas do Curso de Graduação em Letras Português-Inglês, como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é refletir ... -
A importância do atendimento individualizado
(2014-10)Este trabalho objetiva descrever uma breve reflexão sobre a importância do atendimento individualizado e a experiência adquirida a através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), iniciado no ... -
Harry Potter como incentivo ao ensino de Inglês na escola: uma experiência do Pibid do curso de Letras/Inglês
(Unila, 2014-10)O objetivo deste trabalho é compartilhar uma experiência desenvolvida no Projeto Pibid/Letras/Inglês, buscando incentivar a literatura como prática de ensino nas aulas de língua inglesa no Ensino Fundamental escolar. Os ... -
A perspectiva futura dos alunos na reta final do ensino médio: estudo com alunos do ensino em um Colégio Estadual de Francisco Beltrão, PR
(2014-10)Este trabalho busca relatar experiências desenvolvidas no subprojeto PIBID de Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em Francisco Beltrão. O intuito da atividade desenvolvida com os alunos do Ensino Médio ... -
As novas tecnologias educacionais no ensino de história: experiências com a metodologia Webquest
(2014-10)A proposta examina, a partir das experiências desenvolvidas no PIBID, como o recurso tecnológico, mediado pelo professor, pode ser uma alternativa no processo de ensino- aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com ... -
Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola
(Unila, 2014-10)Este trabalho está concentrado na área da educação no desenvolvimento do projeto PIBID, que tem como objetivo, propiciar uma melhor formação dos acadêmicos do ensino superior em licenciatura, neste trabalho o objetivo ... -
As dificuldades em matemática no ensino médio e o uso de jogos matemáticos
(2014-10)Este trabalho relata a experiência vivenciada por estagiárias bolsistas do PIBID 4 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio (UTFPR-CP) ao observar dois 1o anos do Ensino Médio em um Colégio ... -
Fatores motivadores para a participação de graduandos e permanência no PIBID
(Unila, 2014-10)Observou-se no final da década de 70 e início da década de 80 a dicotomia entre a teoria- pratica, gerando na formação inicial desses graduandos uma visão simplista e a falta de integração do Ensino Superior com a Educação ... -
Gincana Monteiro Lobato – fase cultural e recreativa: séries finais do ensino fundamental e ensino médio do Colégio Estadual Monteiro Lobato
(Unila, 2014-10)A finalidade deste trabalho é compartilhar a experiência da “Gincana Monteiro Lobato – fase cultural e recreativa 6 ” realizada no Colégio Estadual Monteiro Lobato, Dois Vizinhos, PR, dia 27 de agosto de 2014. Os objetivos ...