Navegação Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes (PIBID) por título
Itens para a visualização no momento 338-357 of 556
-
Noções de velocidade na educação infantil
(Unila, 2014-10)O trabalho tem como objetivo relatar uma sequência didática realizada no CEI Pipa Encantada – Curitiba – PR, com crianças de três anos de uma turma de maternal. Tal sequência didática teve como objetivo oportunizar as ... -
Noções gerais sobre curso de conversação ofertado em escola pública através do PIBID
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem o intuito de apresentar o curso de conversação ofertado em uma escola pública da região central da cidade de Londrina para o desenvolvimento das habilidades orais em língua inglesa. O curso foi elaborado ... -
Noções sobre a teoria de vigotsky e observações sobre o professor como mediador: uma experiência vivenciada no PIBID
(Unila, 2014-10)Este texto tem por finalidade discutir sobre algumas ideias da teoria de Vigotsky acerca da formação de conceitos, bem como relatar uma experiência vivenciada em uma escola da rede municipal pública do município de ... -
Notícias no Pibid: trabalhando o discurso midiático no ensino médio
(Unila, 2014-10)O trabalho aqui apresentado tem como objetivo relatar as nossas experiências através do projeto Resenha de Notícias desenvolvido pelo PIBID de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná em Toledo. ... -
Novas tecnologias da informação: o professor como mediador do conhecimento
(Unila, 2014-10)Este artigo tem como objetivo destacar a importância de projetos no PIBID 3 voltados para as novas tecnologias da educação e da informação como ferramentas importantes no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, ... -
As novas tecnologias educacionais no ensino de história: experiências com a metodologia Webquest
(2014-10)A proposta examina, a partir das experiências desenvolvidas no PIBID, como o recurso tecnológico, mediado pelo professor, pode ser uma alternativa no processo de ensino- aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com ... -
Novos olhares para o mundo antigo: intervenções em sala de aula realizadas pela equipe Pibid história UENP
(Unila, 2014-10)A presente comunicação pretende esboçar algumas reflexões a partir das intervenções realizadas em turmas de Ensino Médio e Fundamental pela equipe PIBID/História-Uenp, com atividades referentes aos conteúdos de História ... -
A observaçâo participante, como base para pensar projetos de intervençâo nas aulas de sociologia. um estudo de caso em Curitiba-PR
(2014-10)Entendendo a importância da observação participante para as atividades do PIBID. Este trabalho parte da observação afim de, refletir sobre as práticas docentes e os projetos de intervenção que podem ser desenvolvidos ... -
Observação do tempo sensível nas aulas do PIBID de geografia
(Unila, 2014-10)O objetivo deste trabalho é relatar de que forma o professor bolsista do PIBID pode instrumentalizar suas aulas de geografia, utilizando uma metodologia, útil, eficiente e barata. O assunto experimentado envolvia as ... -
Oficina de ginástica na escola: possibilidade de intervenção junto ao Colégio de Aplicaçao/PIBID
(Unila, 2014-10)O presente trabalho é fruto da intervenção pedagógica realizada na III Oficina de Ginástica organizada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID e estudantes do 3o ano do curso ... -
Oficina sobre uso de imagens nas aulas de sociologia, um relato de experiência
(Unila, 2014-10)O presente trabalho é fruto das atividades programadas para 2014 do PIBID de Sociologia da UFPR. O calendário previa uma série de atividades e oficinas para compartilhar as experiências e conhecimentos entre, bolsistas, ... -
Oficina “Cine Afro”: o uso de filmes nas aulas de história e cultura Afro-Brasileira
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem por objetivo relatar os resultados e experiências da oficina “Cine afro: o uso de filmes no ensino de História e cultura afro-brasileira e africana” desenvolvido pelos bolsistas do Projeto PIBID/História ... -
Um olhar acerca da diversidade cultural da sociedade e seu estudo no meio escolar
(Unila, 2014-10)O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o presente momento da sociedade no que tange a diversidade cultural e como este assunto é abordado no ensino escolar. Busca também compreender como o processo de ... -
Um olhar diferenciado para o lixo: relato de experiência
(Unila, 2014-10)A escola como espaço de educação formal tem papel fundamental no desenvolvimento de atividades de educação ambiental. Assim, o objetivo desse trabalho foi desenvolver atividades práticas contextualizadas ao ambiente ... -
Um olhar para a prática do ensino de africanidades através dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa
(Unila, 2014-10)O objetivo deste trabalho é identificar as africanidades (SILVA, 2005) que são abordadas nas aulas de língua portuguesa de uma escola estadual da cidade de Ponta Grossa. Este trabalho faz parte do Programa Institucional ... -
Um olhar sobre a produção escrita de alguns alunos em uma questão de matemática
(Unila, 2014-10)Este trabalho é uma breve análise da produção escrita de alunos do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Cascavel. A questão se constitui em um item da Prova internacional de Avaliação de estudantes – PISA, ... -
Um olhar sobre as dimensões da formação docente: identidade e profissionalização
(Unila, 2014-10)Este artigo apresenta as análises iniciais das atividades realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, durante o ano de 2014 no Curso de Pedagogia no do Curso de Formação Docente em Nível ... -
Um olhar sobre o pibid/matemática no contexto da sala de aula
(Unila, 2014-10)Na inserção do PIBID/Matemática – UEPG nos Colégios Estaduais Professor Eugênio Malanski e Professor Becker e Silva, sitos na cidade de Ponta Grossa Paraná, observou-se que significativas mudanças estão ocorrendo no ... -
Olimpíada nacional de história do brasil e o ensino de história: uma análise da participação dos alunos da educação básica e bolsistas do PIBID
(Unila, 2014-10)O ensino de história pauta-se numa busca constante pela reflexão sobre a história e como os estudantes do Ensino Básico se relacionam com ela. Nesta perspectiva pretendemos analisar a construção do conhecimento histórico ... -
Para uma formação crítico-pedagógica: reflexões de um grupo de estudos sobre a natureza da ciência
(Unila, 2014-10)Este trabalho apresenta a jornada de um grupo de estudos em História e Filosofia da Ciência no contexto do subprojeto PIBID de química. O relato é resultado de discussões e reflexões sobre a natureza da ciência, assim ...