O ensino das Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química no Ensino Médio: um estudo a partir da “visão” dos estudantes dos 3 os anos, surdos e ouvintes, em relação a questão de conteúdo, estrutura física, materiais pedagógicos e da metodologia

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Data

2017-07-18

Autores

Silva, Lucas Mateus Felipe da Silva

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Resumo

O desafio atual imposto à escola, baseia-se no discurso da inclusão, atribuindo ao contexto escolar, espaço de acolhimento às diferenças e o direito de todos à uma educação de qualidade, do qual a instituição e todos que dela fazem parte, adaptem-se as particularidades de todos os estudantes, respeitando à todos independente de suas condições físicas, psíquicas, econômicas ou culturais. Observa-se que muitas pesquisas têm demonstrado que a comunidade surda tem conquistado seu espaço, e na escolarização, esses sujeitos tem comprovado competências acadêmicas que vão além do desempenho de muitos estudantes ouvintes, apesar da limitação auditiva dos mesmos. Diante destas perspectivas, o objetivo desta pesquisa foi investigar como se constitui o ensino das disciplinas de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), aplicado à turmas de Ensino Médio onde estudantes surdos estão matriculados, considerando portanto, a visão dos discentes dessas turmas. A pesquisa de abordagem qualitativa, caracteriza-se, portanto, por um estudo teórico e prático, do qual o aporte teórico contribuiu significativamente para o levantamento de dados, bem como, para a apresentação e discussão dos resultados, cujo o método de abordagem de investigação, foi um estudo de campo. Para responder o problema da pesquisa, foi aplicado um questionário aos estudantes surdos e ouvintes dos 3os anos do Ensino Médio do Colégio Estadual de codinome Hellen Keller, situado na cidade de Foz do Iguaçu, resultando como amostra dessa pesquisa, um total de 38 estudantes. Entre as questões levantadas, destaca-se aspectos relacionados as metodologias e estratégias utilizadas pelos docentes para o ensino das disciplinas. Observou-se que os professores ainda se utilizam de práticas tradicionais de ensino, não levando em consideração atividades adaptadas para surdos, nem tão pouco o uso de estratégias visuais no processo ensino aprendizagem. Denota-se que uso de recursos didáticos diferenciados não beneficiam somente o aprendizado dos estudantes surdos, mas também dos estudantes ouvintes e que atividades práticas contribuem para a abstração dos conceitos científicos aplicados na área de Ciências da Natureza, portanto, são edificantes e necessários.
The current challenge imposed on the school is based on the discourse of inclusion, attributing to the school context, a space for accepting differences and the right of all to a quality education, of which the institution and all those who belong to it, adapt the particularities of all students, respecting everyone regardless of their physical, psychic, economic or cultural conditions. It is observed that many researches have demonstrated that the deaf community has conquered its space, and in the schooling, these subjects have proven academic competences that go beyond the performance of many hearing students, in spite of the auditory limitation of the same ones. In view of these perspectives, the objective of this research was to investigate how the teaching of the Natural Sciences (Biology, Physics and Chemistry) disciplines, applied to the high school chasses where deaf students are enrolled, considering therefore the view of the students of these classes. The research of a qualitive approach, is therefore characterizes by a theoretical and practical study, from which the theoretical contribution contributed significantly to the data collection, as well as, for the presentation and discussion of the results, whose method of approach was a field study. To answer the research problem, a questionnaire was applied to deaf students and listeners of the 3 rd year of the High School of the State College codenamed Hellen Kelle, located in the city of Foz do Iguaçu, resulting in a sample of this research, a total 38 students. Among the issues raised, we highlight aspects. It was observed that teachers still use traditional teaching practices, not taking into account activities adapted for the use of visual strategies in the teaching-learning process. It is pointed out of differentiated didactic resources not only benefits the learning of deaf students, but also of the listening students and that practical activities contribute to the abstraction of the scientific concepts applied in the area of Natural Sciences, therefore, they are edifying and necessary

Descrição

Palavras-chave

Surdo, Ensino de Biologia, Física e Química, Inclusão

Citação

FELIPE DA SILVA, Lucas Mateus. O ensino das Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química no Ensino Médio: um estudo a partir da “visão” dos estudantes dos 3 os anos, surdos e ouvintes, em relação a questão de conteúdo, estrutura física, materiais pedagógicos e da metodologia. 2017. 94 páginas. Trabalho de conclusão de Curso de Graduação em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2017