dc.contributor.author | Pinheiro, Suely Reis | |
dc.date.accessioned | 2017-09-20T15:06:06Z | |
dc.date.available | 2017-09-20T15:06:06Z | |
dc.date.issued | 2016-08 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/2452 | |
dc.description | IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 | pt_BR |
dc.description.abstract | O texto mostra como a arte religiosa da pintura cusquenha busca a identidade peruana quando,
através do sincretismo, resgata o barroco espanhol para pôr a nu sua espiritualidade. A antropofagia
propaga não somente a alimentação de outras culturas para a transformação cultural, mas também
realça certos valores interculturais. A antropofagia, sob os preceitos de Oswald de Andrade, traz
elementos da arte espanhola e os deglute mostrando uma arte típica peruana com seus santos de
devoção, mas com a “cara” do Peru. Tais preceitos serão uma estratégia para mostrar todo um
processo de desarticulação do modelo europeu e uma preocupação de reencontrar a própria terra
em toda sua pujança | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNILA-UNIOESTE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | UNILA | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Identidade - arte religiosa | pt_BR |
dc.subject | Sincretismo - arte religiosa | pt_BR |
dc.subject | Antropofagia - arte religiosa | pt_BR |
dc.title | Identidade, sincretismo, antropofagia na arte religiosa da pintura cusquenha | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |