Identidade, sincretismo, antropofagia na arte religiosa da pintura cusquenha

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Data

2016-08

Autores

Pinheiro, Suely Reis

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Editor

UNILA

Resumo

O texto mostra como a arte religiosa da pintura cusquenha busca a identidade peruana quando, através do sincretismo, resgata o barroco espanhol para pôr a nu sua espiritualidade. A antropofagia propaga não somente a alimentação de outras culturas para a transformação cultural, mas também realça certos valores interculturais. A antropofagia, sob os preceitos de Oswald de Andrade, traz elementos da arte espanhola e os deglute mostrando uma arte típica peruana com seus santos de devoção, mas com a “cara” do Peru. Tais preceitos serão uma estratégia para mostrar todo um processo de desarticulação do modelo europeu e uma preocupação de reencontrar a própria terra em toda sua pujança

Descrição

IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016

Palavras-chave

Identidade - arte religiosa, Sincretismo - arte religiosa, Antropofagia - arte religiosa

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