Letramento, livro didático e o ensino de E/LE

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Data

2016-08

Autores

Delong, Sílvia Regina

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Editor

UNILA

Resumo

O presente trabalho faz parte de uma pesquisa bibliográfica que desenvolvo na Universidade Estadual do Paraná UNESPAR, campus de União da Vitória, referente ao meu projeto de TIDE (Tempo Integral de Dedicação Exclusiva). O objetivo principal desse trabalho é analisar o livro didático de língua espanhola do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), intitulado Cercanía Joven (2013), de Ludmila Coimbra, Luiza Santana Chaves e Pedro Luis Barcia, direcionado ao ensino médio para os anos de 2015 a 2017. Esse livro foi adotado por algumas escolas públicas do referido município, que têm em sua grade curricular o ensino da língua espanhola. Assim, para dar início a minha pesquisa, foram escolhidos alguns procedimentos metodológicos, como por exemplo, revisão bibliográfica dos principais autores e as suas concepções sobre letramento como uma prática social e política e, portanto ideológica. Para isso foram revistos alguns teóricos, tais como Freire (1968), Street (1984), Kleiman (1995), Soares (2004), dentre outros. Também foi analisado o referido livro didático para verificar quais são as propostas feitas pelos seus autores para trabalhar essas questões sobre letramento e averiguar se essas propostas se coadunam com aquelas feitas pelas Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Línguas Estrangeiras (2008) no que concerne às questões sobre letramento. Com base nessa pesquisa bibliográfica, pretendese dar prosseguimento a esse estudo verificando in loco como os professores das escolas públicas trabalham as questões sobre letramento nas aulas de Língua Espanhola

Descrição

IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016

Palavras-chave

Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

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