dc.description.abstract | A proposta a seguir faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento na UFMG. Com base
nos princípios da Lexicografia Pedagógica (LP), é possível produzir dicionários escolares e
pedagógicos que têm a função de auxiliar o ensino escolar do idioma materno de línguas
estrangeiras (LE), respectivamente (Hartman; James, 1998). Segundo Ferraz (2014), o dicionário
pedagógico tem a função de, além de informar, orientar o aprendiz sobre o uso das unidades lexicais
a fim de auxiliar na aprendizagem de uma LE. Assim, percebese que um dicionário pedagógico
bilíngue de espanholportuguês é um recurso didático útil para a aprendizagem de espanhol e
também uma necessidade urgente, tendo em vista a carência desse tipo de material no mercado
editorial do país principalmente destinado a aprendizes entre 7 e 11 anos. O reconhecimento por
parte do MEC de que os dicionários devem atender as demandas específicas de cada nível da
Educação Básica, reforçou os pressupostos oferecidos pela LP no tocante ao tema. Partindo de tais
conceitos, estamos elaborando um dicionário pedagógico bilíngue infantil unidirecional, espanhol-
português. A nomenclatura está sendo selecionada a partir de um corpus criado para esse fim, que
constará de léxico levantando a partir de livros didáticos de espanhol utilizados no país no Ensino
Fundamental I e, ainda, de textos extraídos da Internet como contos maravilhosos e histórias
infantis. As definições são do tipo oracional para gerar maior envolvimento com o aprendiz e
também por se aproximar da realidade escolar (Carvalho; Bagno, 2011). A microestrutura
contempla desde informações morfológicas e gramaticais até expressões idiomáticas. A palavra
equivalente em português, abonações e exemplos de uso são apresentados, assim como Ilustrações
que complementam as definições | pt_BR |