dc.contributor.author | Torre, Michelle Marcia Cobra | |
dc.date.accessioned | 2017-09-15T20:36:50Z | |
dc.date.available | 2017-09-15T20:36:50Z | |
dc.date.issued | 2016-08 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/2375 | |
dc.description | IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem o propósito de estudar a construção das vozes, a memória e a nação no romance "O
Outono do Patriarca" do escritor colombiano Gabriel García Márquez. O eixo da obra é a discussão
da presença das ditaduras na América Latina desde as independências até o século XX. A pesquisa
defende que a narração oral utilizada na obra, em associação à memória dos personagens, com seus
múltiplos pontos de vista sobre o passado que vivenciaram, abre a possibilidade de compreender o
romance como uma luta pelo direito de construção de outras histórias da nação. As vozes
heterogêneas da nação são trazidas à cena e participam do processo de negociação e diálogo numa
reformulação da narrativa da nação, demonstrando que há outras versões sobre a história nacional.
Para isso, García Márquez produziu um efeito de várias vozes, que lutam para construir outras
histórias da pátria, diferentes da oficial, exercendo o que o crítico uruguaio Hugo Achugar
denominou de “direitos de memória”. A construção das vozes no romance é estudada à luz do
dialogismo de Mikhail Bakhtin e da transculturação narrativa do crítico uruguaio Ángel Rama. Já a
questão da nação é focada pela perspectiva de Benedict Anderson e a memória é enfocada à luz das
considerações de Hugo Achugar e de Paul Ricoeur | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UNILA-UNIOESTE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | UNILA | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Gabriel García Márquez - escritor colombiano | pt_BR |
dc.title | "O Outono do Patriarca" de Gabriel García Márquez: um estudo sobre alguns conceitos chave | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |