dc.description.abstract | Este trabalho pretende abordar o jogo e a astúcia no romance Del amor y otros demonios de Gabriel
García Márquez. Tais características estão presentes no comportamento ambíguo da personagem
central, Sierva María de Todos los Ángeles. Nesta narrativa se inscreve construções discursivas
colonialistas da Espanha católica e inquisitorial vigentes em um contexto social latinoamericano
referenciado na Colômbia do século XVIII. A representação literária dessa ambiguidade cultural
constituise como referente histórico em torno do qual se estrutura a narrativa. O romance de 1994 se
tece em torno da lembrança de uma lenda contada pela avó de García Márquez sobre uma
marquesinha de 12 anos venerada pelos povos do Caribe devido aos inúmeros milagres a ela
creditados. Dona de uma enorme cabeleira que se arrastava pelo chão feito véu de noiva, a menina
teria morrido em virtude da transmissão do vírus rábico (Rhabdoviridae) decorrente do ataque de
um cão. A narrativa tem como núcleo original a representação literária da lenda, revelandose, no
comportamento ambíguo da protagonista, índices culturais resultantes do processo de hibridização
entre o logos religioso ocidental e o ethos religioso africano que caracterizam a personagem. O
comportamento de Sierva María, definido pelos católicos na obra como possessão, também pode ser
definido pelos leitores como jogo, uma vez que, segundo a lógica ocidental, a personagem não está
possuída pelo demônio. Ela usa da astúcia para jogar com seus antagonistas, confundindoos o
tempo todo de seu real estado: possessão ou fingimento? | pt_BR |