Navegação Congresso Brasileiro de Hispanistas por título
Itens para a visualização no momento 27-46 of 369
-
Baba de Caracol en Terciopelo Negro: a crônica de Pedro Lemebel analisada pela teoria literária brasileira
(2016-08)Neste trabalho, a partir das discussões levantadas por seis teóricos e críticos literários brasileiros, analisamos nove crônicas, que estão espalhadas por seis livros, do escritor chileno Pedro Lemebel, tendo como primeiro ... -
A barbárie pela voz do narrador infantil em “Feras de lugar nenhum” e “Fiesta en la Madriguera”
(2016-08)A cena pública está saturada de violência. Sua presença arrasadora percorre noticiários, telas de cinema, programas de televisão, letras de música e páginas de romances. Tendo por base a leitura de Feras de lugar nenhum, ... -
Bilinguajamento: experiências entre fronteiras linguísticas e espaciais
(2016-08)Baseandonos no conceito de bilinguajamento proposto pelo teórico argentino Walter Mignolo (2003), pretendemos analisar de que maneira a escrita em portunhol reatualiza noções estanques das políticas sociolinguísticas que ... -
O bilinguismo como objeto de conhecimento: a formação dos conceitos
(UNILA, 2016-08)Partimos de uma das análises discursivas desenvolvidas em nossa pesquisa de doutorado para apresentar um recorte no qual investigamos o processo de formação de conceitos de bilinguismo na linguística, constituindo um ... -
O bilinguismo numa perspectiva linguística educativa
(2016-08)O objetivo deste trabalho é discutir o conceito do bilinguismo, visto a partir de um complexo fenômeno linguístico que engloba relações sociais e culturais mais amplas. Defendese a necessidade de contemplar tal discussão ... -
Candombes de resistência: dicções afrouruguaias na poesia de Cristina Rodríguez Cabral
(2016-08)Não obstante a prodigalidade e o reconhecimento mundial da escrita literária uruguaia de autoria feminina, a obra de Cristina Rodríguez Cabral permanece obscurecida dentro e fora das fronteiras nacionais, sendo também ... -
Um canto dissonante do pósguerra civil espanhola
(2016-08)El canto de la juventud é o conto de abertura da obra homônima de Montserrat Roig, publicada em 1990. Nele, a partir do posicionamento da protagonista em um leito de hospital, desenvolvemse imagens sobre o presente ... -
Carlos, protagonista de A quien corresponda, de Martín Caparrós, e a reflexão sobre a ditadura militar na Argentina e seus desdobramentos nos dias atuai
(UNILA, 2016-08)Trinta anos depois do fim da ditadura militar argentina, Carlos, ou “el Colorado”, o protagonista do romance, descobre que está doente e que morrerá em breve. Líder de um dos grupos que lutavam pela queda do regime, ... -
Cervantes por Ernani Ssó: Os bastidores da última tradução brasileira do Quixote
(UNILA, 2016-08)Para bem compreender a recepção do Quixote no Brasil, devemos nos deter em primeiro lugar às traduções integrais publicadas no país. Existem hoje cinco traduções brasileiras, duas delas feitas no século XX. No início ... -
Ciencias morales: uma metáfora da repressão estatal na Argentina de 1982
(UNILA, 2016-08)No romance Ciencias morales (2007), o escritor argentino Martín Kohan revisita a última ditadura militar argentina (19761983), vinculando a ficção à memória. Carregada de alusões que nos remetem àquele período histórico, ... -
O cinema como recurso didático na formação continuada de professores de espanhol da rede pública
(UNILA, 2016-08)Esta comunicação tem como objetivo propor uma discussão acerca do uso do cinema como instrumento para ensinar espanhol, a partir do relato de uma experiência com formação continuada de professores de línguas estrangeiras ... -
Clarice Lispector e Macedonio Fernández: poéticas do inacabado
(UNILA, 2016-08)Neste estudo pretendemos aproximar a obra da escritora brasileira Clarice Lispector (19201977) e do escritor argentino Macedonio Fernández (18741956). Ainda que esses dois escritores estejam afastados por uma série de ... -
Colaborações de Perlongher em Xul
(2016-08)Sob a direção do filósofo e poeta argentino Jorge S. Perednik, a revista de poesia Xul Signo viejo y nuevo teve doze números publicados de 1980 a 1997. Lançada durante a última ditadura na Argentina, tinha como leitmotiv ... -
Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões
(UNILA, 2016-08)O Projeto de IC “Leitura e Escrita nos Livros Didáticos de Espanhol: PNLD 2015”, desenvolvido durante 2014, teve como objetivo analisar as atividades de leitura e escrita nas coleções de Espanhol aprovadas pelo PNLD, com ... -
Coleção Cercanía Joven: comparando as duas versões
(2016-08)O Projeto de IC “Leitura e Escrita nos Livros Didáticos de Espanhol: PNLD 2015”, desenvolvido durante 2014, teve como objetivo analisar as atividades de leitura e escrita nas coleções de Espanhol aprovadas pelo PNLD, com ... -
Comparando documentáriospropaganda das ditaduras militares do Brasil e da Argentina a partir de uma perspectiva enunciativo discursiva
(2016-08)O presente trabalho faz parte da pesquisa de mestrado na qual estamos comparando dois documentáriospropaganda das ditaduras do Brasil e da Argentina. Nossa pesquisa busca desenvolver uma análise enunciativo discursiva ... -
Compreensão de gêneros discursivos orais no ensino/aprendizagem de espanhol
(2016-08)Nos últimos anos, o ensino/aprendizagem de línguas adicionais na escola com base em gêneros discursivos vem tendo destaque em documentos oficiais, pesquisas e publicações. Observase, no entanto, que os gêneros orais ainda ... -
Conscious transfer e noticing em interações orais por teletandem entre bilíngues português/espanhol
(UNILA, 2016-08)O teletandem, além de poder favorecer contextos de colaboração e negociação de significados, pode estimular a ocorrência de noticing, o qual, de acordo com Schmidt (2001), facilita o intake e a aquisição da L2. Nas ... -
Construção das identidades dos alunos em livros didáticos de espanhol a partir de uma análise discursiva
(2016-08)Esta comunicação apresenta o andamento da pesquisa de doutorado que tem como tema as identidades dos alunos nos livros didáticos de espanhol. O trabalho consiste na análise de coleções de livros didáticos aprovadas no ... -
A construção do sentido das Identidades Nacionais em materiais didáticos de espanhol
(2016-08)O sentimento de pertencimento a uma comunidade fortalece a identidade pessoal na medida em que passa a existir uma identificação nacional através de um discurso muitas vezes pautado em símbolos e representações (HALL, ...