Divine e o figurino como construção visual do feminino no cinema

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Data

2016-06-06

Autores

Nicolau, Alice Bernardo

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Resumo

Este trabalho pretende contribuir para o campo de estudos de figurino e gênero, somando-se à elaboração de um discurso crítico que questiona o regime de modelos disciplinários de gênero presentes no cinema. Além de identificar o figurino como elemento fundamental para a composição visual da personagem, este trabalho objetiva discutir sobre os recursos estéticos, artísticos e técnicos para a construção visual do feminino no cinema. Para a elaboração deste trabalho de conclusão de curso será necessário, num primeiro momento, discutir os mecanismos estético- ideológicos do discurso cinematográfico, a partir de um enfoque epistemológico que afirma que, principalmente na primeira década do século XX, a indústria de Hollywood produziu uma série de modelos de representação que veiculam discursos ideológicos das classes dominantes, exportadas para todo o mundo. A discussão construção visual de gênero pelo figurino na personagem clássica norteada nos artigos de Jane Gaines e a representação do feminino pelo viés da teoria feminista do cinema de Laura Mulvey serão temas imprescindíveis para que, em seguida, possamos discutir um caso que questiona os padrões hegemônicos de representação. É também indispensável ter em mente a noção de gênero sob o enfoque da performatividade de gênero de Judith Butler, questão-chave a relacionar- se com a construção do feminino no figurino. Divine carrega o questionamento das normas de gênero da sociedade onde ela performa. O figurino, portanto, mostra-se nessa operação, como um fator primordial para a construção corporal e de gênero na personagem em particular e no cinema em geral, apontando para o próprio gênero como um resultado de fatores no âmbito sociocultural de catalogação e hierarquização dos sujeitos.
This research intends to contribute to the field of studies in costume design and gender as being part of the elaboration of a critical speech that questions the regime of disciplinary gender norms that we see in Film. This work also aims to identify costume design as the main area responsible for the visual construction of the female character. Through costume design, it’s possible to discuss the aesthetics, the artist and technical resources for the visual construction of the female character in film. For the elaboration of this work, first it will be necessary to talk about the aesthetic-ideological mechanisms of the cinematic discourse. Once we know that especially in the first decade of the twentieth century, the Hollywood industry has produced various models of representation holding ideological discourses by the upper classes, exported to the whole world. The discussion of visual construction of gender is a key in the classic Film character figured in Jane Gaines' articles. Also the representation of woman in Laura Mulvey's Feminist Film Theory will be important themes so that we can then discuss a study case that questions hegemonic models of representation. It is also essential to check the notion of gender under the focus of Judith Butler's performativity of gender, a key issue to relate to the construction of woman in costume design. Divine questions gender norms in the society where she performs. Divine’s costume design shows itself in this operation as a primordial factor for body and gender construction in this particular character and in film in general, pointing to the fact that gender itself is a result of sociocultural factors of cataloging and hierarchization of the subjects.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual. Orientadora: Prof. Ma. Tainá Xavier Pereira Huhold

Palavras-chave

Figurino, Gênero, Cinema

Citação

Bernardo Nicolau, Alice. Divine e o figurino como construção visual do feminino no cinema. 2017. 57 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2017.