Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmato, Laura Janaina Dias
dc.contributor.authorAraújo, Yuri Amaral de Barros Coimbra de
dc.date.accessioned2017-05-31T15:15:51Z
dc.date.available2017-05-31T15:15:51Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationAraújo, Yuri. A Experiência dos Fanzines em Sala de Aula e seus Reflexos na Construção de Novas Formas de Pensar. 2017. 96 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino- Americanos - IELA) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/1868
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-Americanos. Orientador: Profa Dra Laura Janaina Dias Amatopt_BR
dc.description.abstractEste estudo pretende contribuir com a prática do professor, a partir do envolvimento com o fazer e a pesquisa, construindo conhecimento crítico sobre a realidade social. Esta pesquisa foi realizada com professoras de duas escolas públicas de Foz do Iguaçu, PR, pelo período de três meses no ano de 2015 e tem, por objetivo, estudar os reflexos do fanzine como mídia e prática social, aplicado em sala de aula como proposta na construção de novas formas de pensar a/na realidade. Esta dissertação busca observar como o aluno, ao ter seus conhecimentos e experiências reconhecidos em sala de aula, permite-se criar e recombinar os conteúdos propostos pela professora ou professor que, por sua vez, também se reconhece como ser em construção, propondo-se à troca e ao diálogo. A fim de somar ao debate sobre novas formas de pensar no ambiente escolar, com o auxílio da Análise Crítica do Discurso e de outras pesquisas que aplicaram os zines em sala de aula, busca-se com este trabalho analisar o fanzine enquanto prática social capaz de promover a autonomia crítica entre alunos e professores.pt_BR
dc.description.abstractEl siguiente estudio pretende contribuir con la práctica del profesor a partir del involucramiento del investigador y de los profesores con el hacer y con la investigación, construyendo conocimiento critico sobre la realidad social. Esta investigación fue realizada con profesoras de dos escuelas publicas de Foz de Iguazu, Paraná, por un periodo de tres meses el año 2015 y tiene por objetivo estudiar los reflejos del fanzine como medio, método y práctica social aplicado en sala de clases, como propuesta en la construcción de nuevas formas de pensar la/en la realidad. Esta disertación busca observar como el estudiante, al tener sus propios conocimientos y experiencias reconocidos en la sala de clases, se permite recombinar los contenidos propuestos por la profesora o profesor que, a su vez, también se reconocen a si mismos como seres en construcción, proponiéndose el intercambio y el diálogo. Con el fin de sumar al debate sobre nuevas formas de pensar el ambiente escolar, con el auxilio del Análisis Critico del Discurso y de otras investigaciones que apliquen los zines en sala de clases, este trabajo busca analizar el fanzine como práctica social capaz de promover la autonomía crítica entre los estudiantes y profesores.
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPR/BIUNILApt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFanzinespt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA Experiência dos Fanzines em Sala de Aula e seus Reflexos na Construção de Novas Formas de Pensarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples