Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaia, Francisca Paula Soares
dc.contributor.authorSantos, Kelen Cristina Benjamim
dc.date.accessioned2017-05-31T13:40:58Z
dc.date.available2017-05-31T13:40:58Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationSANTOS, Kelen Cristina Benjamim. Contação de Histórias como contribuição para formação leitora: uma performance sobre a lenda das Cataratas do Iguaçu. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2., 2016, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2016. p. 65-77pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/1863
dc.descriptionArtigo apresentado no II Congresso Internacional de Linguística e Filologia e XX Congresso Naiconal de Linguística e Filologia, realizaedo pela Universidade Veiga de Almeida na cidade do Rio de Janeiro, de 29 de agosto a 02 de setembro de 2016 - Em homenagem a Ferdinand de Saussurept_BR
dc.description.abstractA pesquisa intitulada contação de histórias pode ser uma contribuição para a formação de leitores? O tema em questão visa discutir e mostrar a importância da contação de histórias para o leitor ouvinte, ou seja, aqueles alunos que “leem com os ouvidos” e que esses alunos adquira a vontade de “ler com os olhos”. Neste trabalho, o objetivo principal é evidenciar a importância de formação de leitores através da orali- dade, na performance ao indivíduo acrescentar valores e experiências coletivamente, de modo que através da convivência com a leitura venha à tona o sujeito leitor. Para desenvolver esse trabalho de performance e contação de histórias contamos com a me- todologia e performance da contação da lenda das cataratas, a exemplo da importân- cia dessa lenda na mediação cultural. A performance foi realizada em escola munici- pal de Foz do Iguaçu, nas series de ensino fundamental. Para coletar os dados dessa pesquisa foram aplicados questionários aos alunos e educadores para saber os efeitos da performance da Lenda das Cataratas do Iguaçu. Objetivou verificar alguns efeitos das narrativas orais, ou seja, dos possíveis decorrentes da contação de histórias para a formação de alunos-leitores, e descobrir se e como o desempenho do professor durante a contação de histórias influencia o interesse do aluno em ler outros livros. Essa pes- quisa mostrou que a contação de histórias pode ser utilizada como um despertar em relação aqueles que leem pouco ou não leem livros.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectFormação de leitorpt_BR
dc.titleContação de Histórias como contribuição para formação leitora: uma performance sobre a lenda das Cataratas do Iguaçupt_BR
dc.typearticlept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples