dc.contributor.advisor | Maia, Francisca Paula Soares | |
dc.contributor.author | Santos, Kelen Cristina Benjamim | |
dc.date.accessioned | 2017-05-31T13:40:58Z | |
dc.date.available | 2017-05-31T13:40:58Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Kelen Cristina Benjamim. Contação de Histórias como contribuição para formação leitora: uma performance sobre a lenda das Cataratas do Iguaçu. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2., 2016, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2016. p. 65-77 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/1863 | |
dc.description | Artigo apresentado no II Congresso Internacional de Linguística e Filologia e XX Congresso Naiconal de Linguística e Filologia, realizaedo pela Universidade Veiga de Almeida na cidade do Rio de Janeiro, de 29 de agosto a 02 de setembro de 2016 -
Em homenagem a Ferdinand de Saussure | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa intitulada contação de histórias pode ser uma contribuição para a
formação de leitores? O tema em questão visa discutir e mostrar a importância da
contação de histórias para o leitor ouvinte, ou seja, aqueles alunos que “leem com os
ouvidos” e que esses alunos adquira a vontade de “ler com os olhos”. Neste trabalho, o
objetivo principal é evidenciar a importância de formação de leitores através da orali-
dade, na performance ao indivíduo acrescentar valores e experiências coletivamente,
de modo que através da convivência com a leitura venha à tona o sujeito leitor. Para
desenvolver esse trabalho de performance e contação de histórias contamos com a me-
todologia e performance da contação da lenda das cataratas, a exemplo da importân-
cia dessa lenda na mediação cultural. A performance foi realizada em escola munici-
pal de Foz do Iguaçu, nas series de ensino fundamental. Para coletar os dados dessa
pesquisa foram aplicados questionários aos alunos e educadores para saber os efeitos
da performance da Lenda das Cataratas do Iguaçu. Objetivou verificar alguns efeitos
das narrativas orais, ou seja, dos possíveis decorrentes da contação de histórias para a
formação de alunos-leitores, e descobrir se e como o desempenho do professor durante
a contação de histórias influencia o interesse do aluno em ler outros livros. Essa pes-
quisa mostrou que a contação de histórias pode ser utilizada como um despertar em
relação aqueles que leem pouco ou não leem livros. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitor | pt_BR |
dc.title | Contação de Histórias como contribuição para formação leitora: uma performance sobre a lenda das Cataratas do Iguaçu | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |