Contratação de serviços de Tecnologia da Informação em Órgãos Públicos Federais, alinhado com a Instrução Normativa nº 04 do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão
Abstract
O presente estudo tem por objetivo verificar a importância das contratações de Tecnologia da Informação (TI) para a melhoria nos serviços dos setores públicos. A TI assumiu nos últimos anos um papel imprescindível no contexto das Organizações Públicas Brasileiras. A principal meta da TI é a utilização da informação efetiva como suporte às práticas organizacionais. É a TI que apoia as organizações a atenderem as exigências por agilidade, flexibilidade, efetividade e inovação. Nesse contexto, na busca por uma Administração Pública que preze pela melhor gestão dos recursos e maior qualidade na prestação de serviços aos cidadãos, torna-se essencial a realização de um bom planejamento de TI que viabilize e potencialize a melhoria contínua do desempenho organizacional. The present study aims to verify the importance of hiring Information Technology (IT) to
improve services in the public sectors. IT has assumed in recent years an indispensable role in
the context of the Brazilian Public Organizations. TI's primary goal is to use effective
information to support organizational practices. It is IT that supports organizations to meet the
requirements for agility, flexibility, effectiveness and innovation. In this context, in the search
for a Public Administration that values the better management of resources and greater quality
in the provision of services to citizens, it is essential to carry out good IT planning that
enables and enhances the continuous improvement of organizational performance