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dc.contributor.advisorSossmeier, Kelly Daiane
dc.contributor.authorCassuboski, Patricia Maria de Sousa
dc.date.accessioned2017-05-22T15:09:54Z
dc.date.available2017-05-22T15:09:54Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationCASSUBOSKI, Patricia Maria de Sousa. Uma aboradagem lúdica do tema transversal cultura africana no ensino de matemática. 2016. 45 p. Monografia de Especialização (Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/1755
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática. Orientador: Profa. Dra. Kelly Daiane Sossmeier.pt_BR
dc.description.abstractO universo pedagógico escolar deve ser construído de forma a assegurar não apenas a transmissão de conhecimentos aos alunos, mas a assimilação e contextualização destes conteúdos pelos mesmos, visando a construção, com bases sólidas, do conhecimento. Tratando-se do ensino de matemática, além do conhecimento evolutivo desta, o desafio é conseguir instrumentar o aluno sobre todas as bases fazendo-o perceber que estes conhecimentos estão presentes em quase todas as situações do seu dia a dia, seja de forma bastante direta ou seja indiretamente, vencendo a barreira pré-estabelecida de que esta é uma disciplina difícil ou desnecessária. A inserção de atividades lúdicas no ensino de matemática é uma ferramenta útil para vencer este desafio. No Brasil, a organização do conhecimento escolar é estabelecida através dos currículos e as práticas pedagógicas propostas pelos professores devem ser elaboradas de forma a abordar os conteúdos e temas constantes dos mesmos. Dentre os temas a serem tratados, alguns são determinados por leis. Este trabalho traz uma proposta metodológica que busca assegurar a implementação da Lei n° 11.645/08, que alterou a Lei n° 10.639/03 e incluiu, no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Apresenta-se uma proposta metodológica para uma abordagem lúdica do tema transversal: “Cultura Africana no Ensino de Matemática”, propondo-se a exploração pedagógica dos conceitos matemáticos presentes nos jogos africanos, voltada para alunos do Ensino Fundamental II. Os jogos africanos pesquisados e que se propõe explorar são: Mancala, Shisima e Yoté. O trabalho mostra que é possível trazer este tipo de atividade para a sala de aula, sendo que além de instrumentos para tratar as questões da transversalidade, como o tema Cultura Africana, e assegurar a implementação de leis que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, pode-se usar os jogos para abordar conteúdos específicos da disciplina de matemática.pt_BR
dc.description.abstractThe scholastic pedagogical universe must be built to ensure not only the transmission of knowledge to students, but also for their assimilation and contextualization of these subjects, in order to build a solid foundation of knowledge. Regarding to the teaching of mathematics, in addition to its evolutionary knowledge, the challenge is to orchestrate the students on all bases making them realize that these skills are present in almost all situations of their everyday life, either in a direct or an indirect way, overcoming the this predetermined barrier that it is a difficult or unnecessary subject. The insertion of playful activities in mathematics teaching is a useful tool to surmount this challenge. In Brazil, the organization of school knowledge is established through the curriculum and teaching methods proposed by teachers and should be developed in a way to approach their constant contents and themes. Among the issues to be managed, some are determined by laws. This paper presents a methodological proposal that seeks to ensure the implementation of Law No. 11,645 / 08, which amended Law No. 10,639 / 03 and included in the official curriculum of the school system the theme "History and Afro-Brazilian Culture and Indigenous " to be mandatory. This paper presents a methodology for a playful approach to the cross-cutting theme: "African Culture in the Teaching of Mathematics." It is presented a playful way to approach African culture theme in math classes, proposing the pedagogical exploration of mathematical concepts featured in the African games, facing the Secondary School students. The researched African games intended to be explored are: Mancala, Shisima and Yoté. The study shows that it is possible to bring this type of activity to the classroom, and besides the instruments to address the issues of transversality and ensure the implementation of laws that establish the guidelines and bases of national education, it is possible to use the games to deal with specific content of mathematics discipline.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titleUma aboradagem lúdica do tema transversal cultura africana no ensino de matemáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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