Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGóes, Márcio de Sousa
dc.contributor.authorChaiben, Leize Aparecida
dc.date.accessioned2017-05-22T14:31:09Z
dc.date.available2017-05-22T14:31:09Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationCHAIBEN, Leize Aparecida. Uma abordagem problematizada em química experimental. 2016. 32 p. Monografia de Especialização (Curso de Especialização em ensino de ciências e matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/1750
dc.descriptionTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em ensino de ciências e matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Prof. Dr. Márcio de Sousa Góes.pt_BR
dc.description.abstractO processo de ensino que envolve a disciplina de Química vem sendo discutido cada vez mais nos últimos anos visando torná-la mais atrativa aos alunos e aumentar, ao mesmo tempo, assimilação dos conteúdos contidos na Química. Atualmente é muito comum observar a falta de interesse e motivação dos alunos na disciplina, pois os alunos apresentam dificuldades em associar os conceitos apresentados porque estão condicionados a memorização dos conceitos e fórmulas. Para mudar este quadro, uma das vertentes é o uso de atividades experimentais de maneira frequente e habitual, pois a experimentação permite aos alunos associar o conteúdo teórico aliado à prática. Sendo assim, o presente trabalho tem como ponto central avaliar a influência da vivência da experimentação na aprendizagem de estudantes do 9o Ano do Ensino Fundamental II. Observou-se que a experimentação estimula o interesse dos alunos, por proporcionar a eles um contato direto com materiais que antes só faziam parte da sua imaginação.pt_BR
dc.description.abstractEl proceso de enseñanza que implica la disciplina de Química, viene siendo discutido en los últimos años, con el objetivo de transformarla más atractiva para los alumnos y el aumento al mismo tiempo de la asimilación de los contenidos en Química. Actualmente es muy común ver la falta de interés y la motivación de los estudiantes en la disciplina porque los estudiantes tienen dificultad para asociar los conceptos presentados, ya que están condicionados a memorizar los conceptos y fórmulas. Para cambiar este cuadro, una cuestión a resaltar es el uso de actividades experimentales de manera frecuente y habitual, pues la experimentación permite a los alumnos asociar el contenido teórico aliado con la práctica. Por lo tanto, el presente trabajo tiene como punto central evaluar la influencia de la experiencia en el aprendizaje de los alumnos en el noveno año de la escuela primaria. Se observó que la experimentación estimula el interés de los alumnos, proporcionándoles un contacto directo con materiales que anteriormente formaban parte de su imaginación.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCiências naturaispt_BR
dc.titleUma abordagem problematizada em química experimentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples