Artigos científicos

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 21
  • Item
    O poder das palavras para os Guarani: entre o mito e a religião
    (2011-09-28) Fernandes, Catarina Costa
    Este artigo discute o poder das palavras para o Guarani. Acreditam o Guarani que nas "Divinas Palavras" encontram-se os fundamentos para o viver ético tão necessário para a convivência em sociedade. O saber ouvir é um dos preceitos que são ensinados às crianças desde a mais tenra idade. A partir do ouvir, nasce o perceber, e no perceber encontra-se o significado das "Divinas Palavras” que fundamentam o seu existir. Tais palavras indicam o caminho da vida presente na religiosidade, pois ela se constitui num código de ética a ser cumprido por eles. As "Divinas Palavras" podem ser percebidas nos símbolos que lhe dão vida, através dos mitos cultuados desde os seus antepassados. São os mitos que dão sustentação às crenças que passam de geração a geração de forma intacta, por serem consideradas sagradas. A sacralidade presente no viver os leva a respeitar tudo o que foi criado pelo "Grande Pai". A sua voz é a "Divina Palavra".
  • Item
    Fronteiras do romance histórico contemporâneo: as faces de Colombro em Roa Bastos (1992) e Levinas (2000)
    (2011-09-28) Fleck, Gilmei Francisco
    Um mundo inteiro se abre diante das múltiplas imagens que já se construíram de Colombo, tanto na história quanto na literatura, mas a personagem, bem como suas façanhas, não se esgotam ante as possibilidades que a ficção e a ciência oferecem. Na literatura, o uso da linguagem, ao ser convertida em um poderoso veículo desvelador de imagens, torna-se polifônico, especialmente para romancistas hispânicos, quando o tópico é o descobrimento da América. Assim, surgem diferentes matizes de seu herói, as quais se alternam no espaço poético e constituem um mosaico cujo todo só se revela aos olhos dos mais atentos leitores.
  • Item
    El diálogo entre Gamaliel Churata y José María Arguedas
    (2011-09-28) Marsal, Meritxell Hernando
    En el año de su centenario, varios congresos fueron organizados en homenaje del escritor peruano José María Arguedas. Este trabajo tiene su origen en uno de ellos x . Aquí intento hacer mío el tono diferente que tienen los eventos organizados por Alai Garcia Diniz, que son potentemente creativos y consiguen alejar la rutina académica. Así, en esta presentación me gustaría rozar algo de la originalidad que anima este congreso, en la forma de un pequeño ensayo.
  • Item
    Hamaca Paraguaya: um Godot guarani?
    (2011-09-28) Farias, Fernando Mesquita de
    O presente artigo propõe estabelecer relações entre o filme Hamaca Paraguaya, dirigido por Paz Encina e a peça teatral Esperando Godot do dramaturgo irlandês Samuel Beckett. O estudo, sem o intuito de fixar vínculos comparativos, propõe uma análise das duas obras, apoiando-se em dois eixos temáticos comuns: a espera e a incomunicabilidade, pontuando reflexões entre o indivíduo e sua existência.
  • Item
    A nação Ibérica para Miguel de Unamuno
    (2011-09-28) Correia, Cristiane Agnes Stolet
    A proposta do presente trabalho é pensar a nação ibérica a partir da perspectiva do pensador espanhol Miguel de Unamuno. Sabendo que o autor manteve estreito contato com diversos escritores portugueses, visitou várias vezes o país vizinho e era um assíduo leitor da literatura portuguesa (a qual era lida na língua de origem da mesma), vale investigar como a aproximação unamuniana com Portugal culmina na percepção e na construção de uma cultura ibérica fronteiriça, embasada em um profundo sentimento trágico.
  • Item
    Victoria Ocampo: uma escrita na espacialidade do Intermezzo
    (2011-09-28) Vieira, Denise Scolari
    Em meio à experiência urbana marcada pela instabilização da paisagem, a escrita se configura através do deslizamento nômade; nessas cenas da moderna cidade em fluxo há o esforço explícito de instabilizar ironicamente a composição de uma situação convertida em problema, é uma representação ficcional, cuja errância anuncia a crise de paradigmas. No que concerne à configuração da capital argentina, intensifica-se nesta comunicação – tendo como objeto de reflexão o texto Sobre un mal de esta ciudad de Victoria Ocampo – a análise dos acontecimentos discursivos pelos quais é possível perceber a propulsão à escrita modificada, em trânsito rumo ao locus polêmico, no qual a escritora, em sua obra Testimonios – Segunda Serie (1941), antecipa sentidos desconstrutores e de certa forma inscreve-se à margem ao valorizar questões subjetivas. Desse modo, no interior de um amplo espectro são ativadas as escrituras incompletas a respeito do futuro da cidade, sobretudo a partir do olhar do artista, aquele que tece relações do local ao global e que pode ser capaz de provocar novos sentidos a esses novos percursos; há uma importante representação da urbe que atinge múltiplas dimensões possibilitadas pelas diferentes leituras que o panorama cultural argentino desse período vai concretizar. Victoria Ocampo projeta diferentes campos do saber e diversificados pontos de vista na textualidade que compõem e recompõem leituras do Eu/Outro, destaca encontros por meio de percursos operados entre territórios; ao reescrever o passado desde os fragmentos dos inúmeros lugares, vai constituindo uma tessitura de significações como estratégia de intervenção estabelecida no deslocamento de espaços artísticos e espaços de vivência.
  • Item
    Canção no exílio: trajetória, sons e política no Cone Sul.
    (2011-09-28) Fiuza, Alexandre Felipe
    Com o Golpe Civil-Militar em 1964, o Brasil passou a viver uma experiência não tão comum, a do exílio. Imediatamente ao início desta ditadura uma primeira leva de exilados afastou do país brasileiros de destacada atuação, como profissionais liberais, políticos, intelectuais e professores. Já conhecidos em suas atividades no Brasil e mesmo no exterior, foram contratados por Universidades e diferentes órgãos não governamentais de diferentes países. No exterior, realizaram atividades de denúncia contra a ditadura e criaram redes de informação para abastecer de notícias sobre as ações da ditadura brasileira, particularmente, sobre a repressão política e a censura.
  • Item
    Poética da guerra: as histórias de uma gente sem história
    (2011-09-28) Albuquerque, Adenilson de Barros de; Fleck, Gilmei Francisco
    Para além dos textos que se pretendem rigorosamente historiográficos, existe uma quantidade considerável de narrativas que transitam entre a ficção e a história, publicadas entre 1898 e 2009, as quais têm como tema central os conflitos ocorridos em Canudos no ano de 1897. A mais conhecida, e talvez a grande influenciadora de todas as outras subsequentes a sua publicação, é o livro Os Sertões (1902), de Euclides da Cunha. Este texto revelador de uma face do Brasil, em grande medida desconhecida pela “civilização” litorânea, não pode ser classificado simplesmente como histórico. Devido a sua pluralidade de abordagens, entre outras características que extrapolam qualquer redução, há muito de Geografia, Biologia, Botânica, Topografia, Religião, Política e criação literária. Sua leitura, até hoje instiga interpretações e reinterpretação relativas à Guerra de Canudos.
  • Item
    Dificultades del alumno brasilero para el aprendizaje del español
    (2011-09-28) Fragalá, Nora Lucía
    Portugués y español son consideradas lenguas hermanas, como pertenecientes a la misma família lingüística. Ambas tienen un tronco común: el latín y una historia evolutiva paralela: la popularizacion del idioma latino clásico de la península ibérica y de allá para América. Esa proximidad por la ascendencia, es un primer dato que nos permite concluir que hay algo que aproxima lingüísticamente a los hablantes de portugués y de español. Es una realidad fácilmente constatable entre las lenguas románicas, que el portugués y el español son las lenguas que mantienen mayor afinidad entre sí.
  • Item
    Fronteiras literárias: as línguas ibéricas e o portunhol
    (2011-09-28) Vargas, Fábio Aristimunho
    A Península Ibérica é um jardim milenar onde germinaram, floresceram e murcharam línguas com origens as mais diversas: célticas, fenícias, latinas, germânicas, moçárabes, entre outras. O convívio de numerosas línguas num espaço geográfico tão restrito sempre gerou conflitos, levando a um processo de (im/o/sobre)posição de umas em relação às outras. Esse processo não é estranho aos idiomas que atualmente gozam do status de oficialidade na região (português, espanhol, galego, catalão/valenciano e basco), com importante impacto nas respectivas literaturas. O presente trabalho pretende tratar das relações entre as diferentes literaturas ibéricas, em especial quanto ao bilinguismo literário e às mútuas influências, estabelecendo um paralelo com o contexto sul-americano, em que o contato entre o português e o espanhol tem apresentado como resultado mais expressivo, para além das inflexões recíprocas, uma linguagem literária totalmente nova, baseada na interlíngua da fronteira: a florescente literatura em portunhol.
  • Item
    Disciplina e controle
    (2011-09-28) Toni, Gilmar José de
    Esta apresentação se dá a partir de Foucault, Deleuze e outros pensadores e estudiosos da atualidade, para mostrar como se desenvolve em nossa sociedade um modelo especifico de sociedade destinada para a carceragem a partir do final do século XVIII, que Foucault a denominou de sociedade disciplinar. Mostraremos a crise desta sociedade apontada por Foucault e como Deleuze apresenta o outro tipo de sociedade na qual estamos entrando desde o final da segunda guerra mundial, que é a sociedade de controle e também como essas duas formas de sociedade influenciaram ou influenciam na formação da subjetividade na contemporaneidade.
  • Item
    Fronteiras entre ficção e realidade nos relatos audiovisuais
    (2011-09-28) Finco, Henrique
    No cinema, e por conseqüência em todas as formas de relatos audiovisuais, há uma divisão que vem desde suas origens: a da ficção e a da não-ficção, que tradicionalmente nos estudos de cinema são tratadas respectivamente como “filmes ficcionais” e “filmes documentários”. Por outro lado, a quase totalidade dos estudos sobre cinema se concentra sobre os filmes ficcionais e, quando volta seu foco para os filmes documentários, tem sempre no horizonte, ou como referência, o cinema ficcional.
  • Item
    Fronteiras de espaço e tempo em Vida e Morte de M.J. Gonzaga de Sá (1919) de Lima Barreto
    (2011-09-28) Scheffel, Marcos V.
    Vida e Morte de M.J. Gonzaga de Sá (1919) foi o último romance publicado em vida por Lima Barreto. A ação da narrativa se passa na capital da República, no início do século XX, período das reformas urbanísticas, do apagamento das marcas do passado colonial brasileiro e do surgimento da cidade letrada. O presente trabalho pretende discutir a visão histórica de Lima Barreto nesse romance que destoa do corro progressista do início do século. Nesse sentido, o presente e o passado são fundidos no olhar lírico do protagonista Gonzaga de Sá e na escrita crítica do personagem-narrador Augusto Machado.
  • Item
    Fronteira Brasil e América Latina: um cenário intercultural
    (2011-09-28) Tristoni, Rejane Hauch Pinto
    Este estudo propõe reflexões sobre os conflitos vivenciados por representante de grupo minoritário: o brasiguaio, dentro do contexto escolar, na região Oeste do Paraná. Por meio dessa pesquisa é possível observar questões que explicitam conflitos étnicos, linguísticos e de (re)construção da identidade, bem como seus reflexos na vida escolar. A ideia de investigar o representante de grupo minoritário dentro do contexto escolar parte do pressuposto, apresentado por Moita Lopes (2002), de que a escola é um espaço privilegiado para a (re)construção da identidade, uma vez que o espaço escolar constitui um contexto adequado para análise da construção de identidade. Portanto, entende-se que a escola é um dos principais espaços onde se consolidam os discursos identitários. Desse modo, o objetivo é investigar como ocorre à (re)construção da identidade e os conflitos identitários, mais propriamente em relação ao preconceito e a estigmatização estabelecidos no interior da escola.
  • Item
    Entre o lembrar e o esquecer: fronteiras da memória no romance Galíndez de Manuel Vázquez Montalbán
    (2011-09-28) Fiuza, Adriana Aparecida Figueiredo
    Na atualidade, o tema da memória adquiriu um papel de destaque na sociedade devido ao seu papel enquanto representação coletiva das indentidades e à reflexão crítica que se estabelece no meio acadêmico em torno do assunto. A memória, assim como a história, como se sabe, pode ser entendida como uma reconstrução do passado, mas é também uma forma de preservar as experiências que a humanidade acumulou ao longo do tempo ou, nas palavras de Marilena Chauí (2000, p. 125), “é a capacidade humana para reter e guardar o tempo que se foi, salvando-o da perda total. A lembrança conserva aquilo que se foi e não retornará jamais”.
  • Item
    Comunicación y cultura en Paraguay: oralidad y escritura como matrices para un estudio comunicacional
    (2011-09-28) Orué Pozzo, Aníbal
    Cuando hablamos sobre oralidad en Paraguay, observamos diversas y diferentes enfoques y posturas. Sin embargo, también estamos acostumbrados a leer (en diversas publicaciones), asimismo a escuchar corrientemente (en círculos eruditos y también en aquellos populares) que Paraguay es un país “eminentemente oral”, o que el mismo es un país con una fuerte “cultura oral”. Estos conceptos, expresados de manera un tanto vagas y desordenadas, en algunos casos, en otros sustentados con una rigurosidad un poco mayor, desean manifestar – presumo – que Paraguay es un país donde la lectura, es decir, el acto y la actividad de leer, está muy poco desarrollada. Asimismo, darían a entender que los procesos comunicacionales que se establecen entre los habitantes poseen la “lógica de la oralidad”.
  • Item
    Archivística de un expatriado
    (2011-09-28) Barros, Luizete Guimarães
    Esa ponencia trata de una realización audiovisual – un video de diez minutos de duración. Por eso, vamos a tratar del proceso de creación que resultó en el guión del film en cuestión. Debo aclarar también que mi intención inicial era traer a todos los alumnos del primer año de Secretariado Trilíngüe de la UEM – en que imparto clases desde junio de 2011 – para que todos participaran de ese trabajo artístico-diáctico. La reacción de parte de los alumnos, sin embargo, fue adversa y por esa razón solo dos alumnas participaron del emprendimiento pedagógico que relato a continuación. Antes de ese embate con los estudiantes, hubo otra ligera polémica administrativa porque los burócratas universitarios parecían no estar convencidos de que la participación en un congreso de literatura se mostraba actividad pertinente a alumnos del curso de Secretariado. Aunque se tratara de la disciplina de español, y de un evento de literatura hispanoamericana, me aconsejaran que redigiera un texto con la exposición de motivos, para que la universidad aceptara y apoyara nuestra propuesta.
  • Item
    Comunicação e Cultura dos Jovens na Região Trinacional
    (2011-09-28) Mendonça, Sonia Cristina Poltronieri
    A proposta deste artigo apresenta apontamentos em relação a cultura dos jovens de diferentes etnias/culturas da região trinacional do Brasil, Paraguai e Argentina e na perspectiva teórico prática das redes sociais. De acordo com Eduardo Vizer (2011), a cultura tecnológica vai se expandindo com a demanda social induzida pelas próprias corporações, pelos meios de comunicação, pelo mercado onipresente e pela constante ajuda de alguma “mão invisível”. Este estudo é parte da proposta de projeto de pesquisa, numa visão sociológica, que busca encontrar respostas para entender e contribuir na análise de como se constroem os processos de comunicação e sentidos na sociedade e mais especificamente os jovens nesta região trinacional onde se encontram as cidades de Foz do Iguaçu (BR), Ciudad del Este (PY) e Puerto Iguazu (ARG). Entende-se que este estudo interdisciplinar e multicultural poderá contribuir na comunicação para integração da América Latina.
  • Item
    Entre o Maracatu-Nação e o Candombe: reflexões de um dança em cortejo na América Latina
    (2011-09-28) Rabelo, Marcela Monteiro
    A trajetória histórica da América Latina não nos deixa negar uma ancestralidade comum aos diversos países integrantes desta região. Mais que uma denominação determinada por um tronco linguístico comum, a expressão América Latina traz um discurso imbuído de fatores culturais, étnicos, políticos, econômicos e sociais.
  • Item
    Arte e Saúde – Humanizando o Cuidado
    (2011-09-28) Santos, Marieta Fernandes
    Falar sobre a inter-relação entre Arte e Saúde é um desafio para mim enquanto docente e enfermeira envolvida com o cuidado em situações de ensino e em experiências pessoais enquanto filha, mãe, irmã, esposa e amiga de pessoas que vivenciam ou vivenciaram cotidianamente problemas de saúde e doença.