Integração e infraestrutura na América do Sul: a disputa entre Brasil e Venezuela e as consequências para IIRSA e o Cosiplan

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2016

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A I Reunião dos Presidentes da América do Sul em setembro de 2000 que ocorreu em Brasília, representou um ponto de inflexão no regionalismo sul-americano, pois pela primeira vez os doze países da região se encontravam para tratar de temas em comum, lançando na ocasião as bases do que seria a Iniciativa para a Integração de Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). Nesse contexto, a América do Sul presencia a emergência de diferentes modelos de inserção internacional a partir da ascensão de governos de esquerda na região e, com efeito, influindo nos processos de integração regional, sendo a IIRSA, por exemplo, absorvida pelo Conselho Sul- Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN) no marcado da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) em 2008. Entre os governos de esquerda que ascendem neste processo está Lula da Silva (2003-2010) no Brasil, e Hugo Chávez (1999-2012) na Venezuela, representando distintos projetos nacionais e como consequência, regionais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo abordar a disputa de projetos regionais entre Venezuela, representado pela Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA), e Brasil, desempenhado pela União das Nações Sul-Americanas, no período de 2000-2012, e analisar as consequências desta disputa para a integração de infraestrutura na América do Sul, especificamente para a IIRSA e para o COSIPLAN.
La I Reunión de los Presidentes de América del Sur en septiembre de 2000 que ocurrió en Brasilia, representó el punto de inflexión del regionalismo sudamericano, pues por la primera vez los doce países de la región se encontraban para tratar temas en común, lanzando en la ocasión las bases de lo que sería la Iniciativa para la Integración de Infraestructura Regional Sur Americana (IIRSA). En ese contexto, América del Sur presencia la emergencia de diferentes modelos de inserción internacional a partir de la ascensión de gobiernos de izquierda en la región y, como resultado, influyendo en los procesos de integración regional, siendo IIRSA, por ejemplo, absorbida por el Consejo Sudamericano de Infraestructura y Planeamiento (COSIPLAN) en el marco de la Unión de las Naciones Sudamericanas (UNASUL) en 2008. Entre los gobiernos de izquierda que ascienden en este proceso esta Lula da Silva (2003-2010) en Brasil, y Hugo Chávez (1999-2012) en Venezuela, representando distintos proyectos nacionales y como consecuencia, regionales. En ese sentido, este trabajo tiene como objetivo abordar la disputa de proyectos regionales entre Venezuela, representado por la Alianza Bolivariana para los Pueblos de Nuestra América (ALBA), y Brasil, desempeñado por la UNASUR, en el período de 2000-2012, y analizar las consecuencias de esta disputa para la integración de infraestructura en América del Sur, específicamente para IIRSA y para el COSIPLAN.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração. Orientadora: Profa. Ms. Karen dos Santos Honório.

Palavras-chave

Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana - IIRSA, América do Sul, Brasil, Venezuela

Citação

FENERICK JÚNIOR, José Bruno. Integração e infraestrutura na América do Sul: a disputa entre Brasil e Venezuela e as consequências para IIRSA e o Cosiplan. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2016.