dc.contributor.author | Fioravanti, Fernanda Gabina Alvarenga | |
dc.contributor.author | Guizzo, Antonio Rediver | |
dc.date.accessioned | 2017-03-03T15:13:43Z | |
dc.date.available | 2017-03-03T15:13:43Z | |
dc.date.issued | 2016-10 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/1323 | |
dc.description | Anais do V Encontro de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2016 - 05 e 07 de outubro de 2016 – Sessão Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.description.abstract | O curso de Letras Português e Espanhol como Línguas Estrangeiras – LEPLE tem
como proposta formar profissionais aptos a promover os modernos e dinâmicos processos de
promoção e difusão global das línguas portuguesa e espanhola, assim como, atuar ativamente
no projeto de integração transregional do continente latino-americano.
Nesse contexto, o projeto de pesquisa, no qual o plano de trabalho insere-se, surge das
especificidades e dificuldades encontradas nas ações de promoção da língua e nas práticas
docentes voltadas ao ensino de Português Língua Adicional. Nesse âmbito, investigamos e
discutimos aportes teóricos, perspectivas didáticas e pedagógicas e materiais e objetos de
ensino de Português.
A partir das discussões, a proposta da pesquisa foi elaborar uma sequência de ensino
que possibilitasse a aquisição e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias
para a interação em contextos universitários em nível básico (mais especificamente, realizar
uma das primeiras ações de linguagem praticadas na universidade, a tarefa de “apresentar-se”
em contextos com variados níveis de formalidade), aplicarmos a sequência em uma turma de
Português Adicional Básico na instituição, e elaborarmos um artigo no qual as discussões
teóricas e metodológicas e as experiências didáticas vividas são apresentadas e
problematizadas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Letras - Português/Espanhol | pt_BR |
dc.title | Identidades, processos de identificação e territórios existenciais na América Latina e a dimensão cultural no ensino-aprendizagem de português la/le para alunos hisponofalantes | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |