As relações entre produtores rurais e empresas no mercado da soja no Paraguai

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Data

2016-10

Autores

Garayo Mereles, María Victoria
Wesz Júnior, Valdemar João

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Resumo

Ao longo dos anos, a soja se tornou “la columna vertebral del agronegocio en Paraguay” (Rojas Villagra, 2009), sendo o maior cultivo em termos de valor bruto da produção, exportações e superfície (MAG, 2010). Enquanto que em 1995 o grão dominava 28,3% da área cultivada, 5,6% do PIB (Produto Interno Bruto) e aproximadamente 20% das exportações totais (Fogel e Riquelme, 2005; OEA, 2009), em 2011 ele passou a ocupar 72% das terras aráveis do país e a responder por 9,7% do PIB nacional e por 42% das exportações totais (Faostat, 2015; CIP, 2013). Não obstante a importância deste grão no país, poucos estudos e pesquisas tem se focado em uma análise sobre o “funcionamento do mercado” da soja e pouco se sabe sobre que atores estão vinculados nesta cadeia produtiva e que relações são estabelecidas entre eles. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é analisar e compreender as lógicas envolvidas na expansão da soja no Paraguai e as relações construída entre os atores envolvidos nesta cadeia produtiva (sobretudo empresas e produtores rurais).

Descrição

Anais do V Encontro de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2016 - 05 e 07 de outubro de 2016 – Sessão Ciências Humanas

Palavras-chave

Produtor rural, Mercado da soja, Paraguai

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