Descobrindo a cultura do outro através das línguas: o Tandem na UNILA
Visualizar/ Abrir
Data
2015-11Autor
Gomes, Carla de Sousa
Rammé, Valdilena
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho pretende discutir os dados da pesquisa de Iniciação Científica que observa a
aquisição de uma consciência intercultural (BIZARRO & BRAGA, 2004; SILVEIRA, 2011;
SALOMÃO, 2012;) entre os participantes do projeto de extensão Tandem UNILA: português e
espanhol pedalando juntos (RAMMÉ, 2014). As sessões de tandem presencial acontecem na
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, instituição bilíngue e multicultural, entre
hispano-americanos e brasileiros da comunidade da tríplice fronteira. Ao acompanhar as sessões
através de entrevistas guiadas, nosso objetivo foi verificar se este método de
ensino/aprendizagem de línguas proporciona a aquisição de uma consciência intercultural aos
participantes, visto que os aprendizes têm uma relação mais próxima e autêntica com a língua-
cultura que estudam. Considerando que os tandenistas entram, de certo modo, em contato com a
faceta heterogênea e multicultural de povos latino-americanos, o que foi verificado foi se essa
conscientização intercultural pôde, assim, fomentar a desconstrução de ideias pré-concebidas da
cultura do outro, por este motivo, outra questão que a pesquisa buscou observar foi a ocorrência
de manifestações de visões estereotipadas sobre a cultura do parceiro tandem, entre os
interagentes.