dc.contributor.author | Diaz, Dalila Vanessa Arce | |
dc.contributor.author | Merchan, Maria Jose Cevallos | |
dc.contributor.author | Freitas, Hannalicia Bueno de | |
dc.contributor.author | Ferrari, Carlos Kusano Bucalen | |
dc.date.accessioned | 2017-02-22T18:36:35Z | |
dc.date.available | 2017-02-22T18:36:35Z | |
dc.date.issued | 2015-11 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/1152 | |
dc.description | Anais do IV Encontro de Iniciação Científica da Unila - “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” - 05 e 06 de novembro de 2015 – Sessão Ciências Biológicas e Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.description.abstract | A satisfação com o próprio corpo tem preocupado excessivamente os jovens,
especialmente as adolescentes. Além disso, a violência escolar tem despontado como
um fenômeno social de grande relevância em nosso meio. O objetivo deste trabalho foi
avaliar a satisfação corporal e alguns indicadores de violência escolar em crianças de
uma escola pública de Foz do Iguaçu, PR. Metodologia: Foram avaliadas crianças de 7
a 9 anos de uma escola pública em Foz do Iguaçu. Resultados: Apenas 11,76% das
crianças não estão completamente satisfeitas com o próprio corpo. A insatisfação
segundo as partes do corpo teve a mesma frequência de 11,76% para barriga, pernas e
cabelo. Assim, os alunos gostariam de mudar estas partes do corpo. Chamou a
atenção que um aluno, afrodescendente, queria mudar o corpo, desejando ser branco.
A frequência de alunos que já sofreram advertências na escola foi elevada (29,41%),
bem como a frequência de alunos que se envolveram em brigas (29,41%). Em relação
ao bullying, 29,41% já sofreram no passado e 17,65% estão passando por esta
situação no presente. Apesar disso, todos os alunos consideram que as brigas na
escola têm forte conotação negativa. Deve-se prestar atenção à crescente violência
escolar desde a infância, sendo crucial que as escolas pensem em estratégias para
enfrentar o problema. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Voluntária de Iniciação Científica | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Satisfação corporal | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Violência escolar | pt_BR |
dc.title | Satisfação corporal e violência em alunos de uma escola em Foz do Iguaçu/PR, Brasil. | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |