Saúde coletiva: cartografia dos afetos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016

Autores

Melara, Maísa

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Neste trabalho monográfico, nos guiaremos por meio de uma escrita cartográfica. A pretensão é de descrever um imanente processo cognitivo, através de uma síntese de imagens que fazem parte do corpo humano e que pertencem ao campo de observação de várias áreas do conhecimento. Aqui, no caso, traremos para dentro da Saúde Coletiva. As imagens a qual nos referimos, será escrita e descrita no decorrer deste trabalho de forma figurativa ou metafórica. De tal maneira, representaremos embarcações, pois é dessa forma que entendemos o movimento do conhecimento. E essas naus encaminharão nossa pesquisa no sentido de buscar as origens da institucionalização da Graduação em Saúde Coletiva da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, e as raízes que caracterizam algumas linguagens da Saúde Pública. Essa investigação ou navegação fará um percurso nos moldes do fazer saber, a partir de linhas de segmentaridade e de fugas. Linhas que descrevam encontros bibliográficos e práticos, vivenciados durante o processo da pesquisa, para, no final, compreender um conjunto de atributos e os modos de fazer existir corpo e pensamento Saúde Coletiva.
En esta monografía, que nos guiará a través de una escritura cartográfica. La pretensión es de describir um inmanente proceso cognitivo, por medio de una síntesis de imágenes que son parte del ser humano y que pertenece al campo de visión de diversas áreas del conocimiento. Sin embargo, aquí, vamos a poner en la Salud Colectiva. Las imágenes que nos referimos, serán escritas y descritas en sentido figurado o metafórico, de tal manera que representan los buques en la navegación, ya que esta es la forma en que concebimos el movimiento del conocimiento. Y estos buques enviarán nuestras investigaciones con el fin de buscar los orígenes de la institucionalización de la Graduación en Salud Colectiva de la UNILA - Universidad Federal de la Integración Latinoamericana, y las raíces que ofrecen algunos lenguajes de Salud Pública. Esta investigación o buque hará un camino a lo largo para hacer saber, a partir de líneas de segmentaridads y de fugas. Líneas que describen reuniones bibliográficas y prácticas, se experimentan durante el proceso de investigación, para que al final, se compreenda un conjunto de atributos y formas de hacer existir cuerpo y pensamiento Salud Colectiva.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Saúde Coletiva. Orientador: Prof. Dr. Gilmar José De Toni. Coorientadora: Profa. Dra Elisete Maria Ribeiro.

Palavras-chave

Saúde coletiva, Saúde mental, Cartografia do afeto

Citação

MELARA, Maísa. Saúde Coletiva: cartografia dos afetos. 2016. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2016.