Qualidade de vida dos discentes do ILATIT da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA): estudo preliminar
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Data
2014-11-07Autor
Hertzog, Kimberlly Grignet
Benito, Gladys Amélia Velez
Sibim, Alessandra Cristiane
Metadata
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A Organização Mundial da Saúde define a qualidade de vida como a percepção do
indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais vive e em
relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. São uma ampla variedade de
conceitos que são afetados de maneira complexa pela saúde física, estado psicológico, crenças
pessoais, relações nos aspectos sociais e a sua relação com as características gerais do seu meio
ambiente. O objetivo desta pesquisa é avaliar a qualidade de vida dos discentes da UNILA
matriculados no período de 2013 especificamente pertencentes ao Instituto Latino-Americano de
Tecnologia Infraestrutura e Território (ILATIT). Conhecendo a população de estudo, calculou-se o
tamanho amostral para estimadores de proporção, considerando 95% de confiança. Os alunos foram
sorteados aleatoriamente e a estes foram aplicados dois instrumentos para a coleta de dados, em um
primeiro momento foi aplicado um questionário que permitiu traçar um perfil socioeconômico e
demográfico, e em seguida os discentes vinculados ao ILATIT responderam às questões que são
apontadas pra medir a qualidade de vida, conforme ao questionário readequado Whoqol-bref de
1994. Com relação aos aspectos éticos todas as diretrizes e normas da Resolução no 466/12 foram
contempladas assegurando a confidencialidade de todas as informações. Dos 137 estudantes
entrevistados 30,66% são do sexo feminino e 69,34% são do sexo masculino. A média das idades é
de 23 anos. Questionados sobre a percepção de sua qualidade de vida 54.02% avaliam como boa,
6.57% como ruim e 39.42% nem ruim e nem boa. Quanto à nacionalidade 30,66% são Brasileiros,
31,39% são Paraguaios, 7,30% são Uruguaios os demais provêm dos outros países da América
Latina. Avaliou-se se há relação destas variáveis com aspectos que definem a qualidade de vida dos
acadêmicos do instituto estudado. A diversidade de nacionalidades, atrelado à faixa etária e a sua
formação escolar nos aponta a complexidade e diversificação quanto à concepção do que seja a
qualidade de vida para estes estudantes. Com relação à satisfação com a saúde, os chilenos são os
mais satisfeitos seguidos dos paraguaios. Os mais insatisfeitos com a sua saúde são os colombianos,
em relação às outras nacionalidades. A partir desta pesquisa realizada, contribuiremos com o
delineamento de diretrizes por parte dos diversos setores da UNILA de forma a melhorar a
convivência e o rendimento escolar dos discentes nos cursos que vêm desenvolvendo. Acredita-se
também que a pesquisa abrirá um leque amplo de temas a serem pesquisados com as comunidades
discentes de outras universidades a fim de conhecer diversos aspectos que possam influenciar na
qualidade de vida dos estudantes. Agradecemos ao Probic da Unila pela bolsa de iniciação científica
concedida.