Navegação por assunto "Língua estrangeira"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 24
-
Ação complementar em prol da internacionalização das IES: o ensino de Português como língua estrangeira em contexto universitário
(2019-09-04)A crescente expansão da língua portuguesa no mundo está atrelada à relevância econômica e geopolítica desempenhada pelo Brasil no decorrer das últimas décadas. Dessa forma, o Brasil conquistou não só espaço comercial e ... -
Aprender espanhol com literatura: Um encontro cultural na leitura de contos por graduandos em Letras
(2016-08)A Literatura pode ser uma ferramenta no ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) que apoiará a aprendizagem do idioma, considerando o encontro cultural, linguístico e social que se dá por meio de uma nova língua. ... -
CELIF: Centro de Línguas do Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas
(Proex/Unila, 2017)O projeto de extensão “Centro de Línguas do IFPR – CELIF”, iniciativa do curso de Letras Português/Inglês do IFPR Campus Palmas, tem por objetivos essenciais oferecer cursos de língua estrangeira para a comunidade interna ... -
O cinema como ferramenta para o ensino do espanhol no programa fronteiras da diversidade
(2013-11-07)Este relato trata de apresentar a experiência do uso de películas como auxiliar no ensino de espanhol, que sejam produzidas em comunidades de hispanohablantes e preferencialmente que abordem temas que sejam referentes à ... -
O diálogo cosmopolito entre língua e literatura espanhola
(UNILA, 2016-08)Muitos pesquisadores já escreveram sobre a integração entre ensino de língua estrangeira com a literatura. É possível observar que, por mais que exista uma separação entre essas duas áreas, a literatura não pode ser ... -
O ensino da língua inglesa na cultura dos habitantes nativos
(Unila, 2014-10)O trabalho a seguir, primeiramente analisa os documentos Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o ensino de Língua Estrangeira Moderna no Paraná sobre o ensino da língua ... -
Ensino de espanhol língua estrangeira em cursos de formação de professores: abordagens de línguas próximas portuguêsespanhol
(Unila, 2016-08)No atual contexto de internacionalização das línguas nacionais, o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) tem tido um significativo crescimento, tanto pelas políticas públicas nacionais de globalização nos países ... -
Ensino e aprendizagem de inglês nas séries iniciais: o papel do lúdico pedagógico
(Unila, 2014-10)Através da globalização crescente das últimas décadas o inglês tornou-se cada vez mais presente em nossa sociedade. No entanto, o ensino da língua inglesa nas séries iniciais das escolas municipais não é matéria obrigatória, ... -
O ensino/aprendizagem de leitura em língua inglesa através dos Contos De Fadas
(Unila, 2014-10)Este estudo que está sendo desenvolvido como parte das atividades do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID de Inglês da Universidade Estadual de Ponta Grossa e tem como objetivo abordar uma reflexão sobre a ... -
O Espanhol como opção de oferta de língua estrangeira: Da oficialização à institucionalização
(UNILA, 2016-08)A oferta do ensino de espanhol no Brasil se modificou ao longo do tempo, devido, entre vários fatores, a criação do MERCOSUL. A implementação do espanhol como língua estrangeira moderna para a educação básica se estendeu ... -
Implicações da variação linguística no ensino e aprendizagem do português Língua Estrangeira
(UNILA, 2016-08)A variação linguística é um grande desafio no ensino e aprendizagem do português língua estrangeira (PLE), tanto na língua falada quanto na escrita. As dificuldades de expressão se revelam ao falar ou escrever quando o ... -
O insólito nas aulas de espanhol como língua estrangeira: Propostas pedagógicas
(2016-08)Trabalhar a literatura e as suas funções nas aulas de Espanhol como língua estrangeira, sem usála como prétexto para conteúdos linguísticos e/ou estruturais, tronouse uma prática esquecida nesse contexto. Percebese, ... -
Internacionalização na UFMG: A Formação Transversal em Estudos Internacionais
(2019-09-04)A política pública de educação é entendida como uma forma de intervenção estatal para a garantia do direito a educação pelo cidadão. E segundo Cury (2015) é um direito do cidadão que implica em obrigação do Estado. Sendo ... -
Língua, identidade e memória em Movimento: Uma proposta didática para o ensino de espanhol em uma escola de assentamento/acampamento
(UNILA, 2016-08)O ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira/adicional (LEA) não é uma realidade presente apenas no contexto urbano. O campo também oportuniza aos alunos o contato outras línguas e culturas; no entanto, tal contexto ... -
Poesia nas aulas de E/LE: propostas didáticoculturais
(2016-08)O uso da poesia nas aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE) vem aumentando progressivamente nos últimos anos. Vários estudos sobre o tema têm apresentado sua necessidade no ensino/aprendizagem do espanhol, depois ... -
Por um ensino de línguas que desenvolva competências comunicativas interculturais
(UNILA, 2016-08)Neste trabalho, temos como objetivo refletir sobre o ensino do espanhol como língua estrangeira (ELE) entendendo que o aluno somente se torna competente nas práticas de uso da língua estrangeira (LE), quando desenvolver ... -
Português para estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridade
(Proex/UNILA, 2018-11-30)O curso de extensão “Português Para Estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridade” surgiu a partir da necessidade do ensino de português para os estrangeiros que residem na região, seja ... -
O professor de língua estrangeira (LE) como produtor de subjetividade: reflexões sobre o que precede a produção de materiais no ensino de espanhol para crianças
(2016-08)Neste estudo, a partir de uma perspectiva discursiva, levantamos reflexões sobre pensamentos e práticas que podem preceder a produção de materiais de professores de língua espanhola para crianças do primeiro segmento do ... -
Professores em Formação: Concepções de Literatura em Práticas Didáticas de Estudantes de Licenciatura em Letras da Unila
(2022)O presente texto consiste no Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Letras - Espanhol e Português como línguas estrangeiras da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). A problemática levantada ... -
O silenciamento do texto literário em livros didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira
(2016-08)Este trabalho objetiva refletir acerca dos silêncios (ORLANDI, 2007) que se produzem sobre o universo hispanofalante no tratamento conferido ao texto literário em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira ...