Navegação por assunto "Jogos"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 20
-
Uma aboradagem lúdica do tema transversal cultura africana no ensino de matemática
(2016)O universo pedagógico escolar deve ser construído de forma a assegurar não apenas a transmissão de conhecimentos aos alunos, mas a assimilação e contextualização destes conteúdos pelos mesmos, visando a construção, com ... -
Apoio e dinamização da educação escolar no colégio estadual Monteiro Lobato
(2014-10)Este trabalho tem por finalidade apresentar algumas ações do projeto “Apoio e Dinamização da Educação Escolar no Colégio Estadual Monteiro Lobato”, Dois Vizinhos, PR, que visam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, ... -
Aprendendo a matemática jogando
(2014-10)Este trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada através do jogo matemático “Nunca Dez”, utilizado em determinado momento do projeto, cujos resultados foram de extrema significação tanto para com os educandos, ... -
Benefícios dos jogos no ensino de química
(2014-10)Jogos e brincadeiras fazem parte da vida de todos. São importantes para o desenvolvimento das crianças, seja físico ou intelectual. Por meio destes, as crianças formam conceitos para a vida. Dessa forma, jogos e brincadeiras ... -
“Commedia Dell’arte e... música?”: proposta interdisciplinar voltada para o ensino da arte
(Unila, 2014-10)O presente artigo tem como objetivo descrever o processo de elaboração de uma das ações do projeto PIBID Interdisciplinar – Artes Cênicas e Música, que será realizada no Colégio de Aplicação Pedagógica – (CAP) da ... -
A compreensão do conceito e operações básicas envolvendo frações com a utilização de materiais manipuláveis
(2016)Este trabalho busca respostas sobre os impactos causados no processo de ensino-aprendizagem pela utilização de materiais lúdicos manipuláveis em aulas de matemática, especificamente, no ensino de frações. O experimento foi ... -
Construindo conceitos matemáticos através de jogos
(2014-10)Existem muitas alternativas para se trabalhar conceitos matemáticos sem recorrer aos métodos expositivos tradicionais, tendo isso em vista o grupo UEPG/PIBID- Matemática buscou estudar matemática de forma instigante e ... -
As dificuldades em matemática no ensino médio e o uso de jogos matemáticos
(2014-10)Este trabalho relata a experiência vivenciada por estagiárias bolsistas do PIBID 4 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio (UTFPR-CP) ao observar dois 1o anos do Ensino Médio em um Colégio ... -
A docência na escola a partir de jogos na matemática
(2014-10)A presente pesquisa é o resultado de projeto de iniciação à docência iniciado em 2014, que oportunizou refletir sobre a docência e jogos na matemática. Conta com a participação de aproximadamente 300 alunos. Foram propostos ... -
Educação superior utilizando praticas educacionais efetivas de ensino e aprendizagem - proposta do uso de jogos para valoração do conhecimento em sala de aula
(Unila, 2014-10)A educação superior é à base de formação para uma profissão. Dentro da academia, toda base e preparação são ofertadas para que o futuro profissional desempenhe da melhor forma a profissão que escolheu, entrando na posição ... -
Ensino de geografia através da utilização de experimentos: trabalhando o tema de erosão no ensino fundamental II
(Unila, 2014-10)Tendo como objetivo ampliar o debate e a pesquisa sobre Geografia Física no Ensino Fundamental II, utilizando diferentes recursos didáticos que mediam o processo de ensino- aprendizagem em diversos níveis. Aplicando ... -
Explorando o pensamento algébrico por meio do jogo pega varetas
(Unila, 2014-10)Este trabalho está inserido no eixo Experiências de Ensino e Aprendizagem: PIBID e a Escola. Relata uma experiência com alunos de 8o e 9o ano que participam do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ... -
Gincana matemática
(Unila, 2014-10)O PIBID/UFPR - Matemática - subprojeto 2011, vem desenvolvendo e implementando, desde 2012, gincanas matemáticas em escolas estaduais, com o objetivo de revisar com os alunos os conteúdos trabalhados nas séries que os ... -
A gincana no processo de ensino-aprendizagem da matemática para o ensino médio
(2014-10)Este trabalho fundamentou a aplicação de uma atividade pedagógica, baseada em uma gincana matemática no Colégio Estadual Bibiana Bitencourt. A gincana destinou-se a alunos do ensino médio e foi aplicado em conjunto com ... -
A importância de jogos na disciplina de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
(2014-10)O presente artigo aborda a utilização dos jogos no ensino de Matemática, sendo considerado como um importante recurso pedagógico em virtude de possibilitar uma interação maior entre o educando e o conteúdo, por meio da ... -
Iniciação a docência: um relato de experiência nas aulas de educação física sobre o jogo popular com elástico
(Unila, 2014-10)Construir uma relação entre os conhecimentos científicos e os saberes escolares proporciona ao acadêmico uma apropriação da realidade, para isso se faz necessário à permanência em contexto real, a escola. Essa participação ... -
Jogos em sala de aula: relato de uma experiência com potenciação
(Unila, 2014-10)Este artigo tem por objetivo relatar experiências com uso de Jogos de Matemática como alternativa de ensino em uma turma do 6o ano do ensino fundamental. A proposta foi realizada em uma escola pública no município de ... -
Jogos no ensino da matemática: um general e suas probabilidades
(Unila, 2014-10)Este trabalho objetiva explicitar uma atividade desenvolvida no 2o ano do ensino médio do Colégio Estadual Bibiana Bitencourt, na disciplina de Matemática, aplicada pelas PIBIDIANAS Ana Carolina e Rosemara, com supervisão ... -
As TICs auxiliando o ensino da matemática na sala de apoio de aula do sexto ano
(2016)No presente trabalho foi investigado o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto da sala de apoio a aprendizagem (SAA). Para verificar a efetividade desta ferramenta, aplicamos o uso de TICs para ... -
A Utilização do Lúdico no Ensino de Química Orgânica: Uma Prática Envolvendo Jogos
(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)Um dos desafios dos professores de Química do terceiro ano do Ensino Médio está em tornar o estudo das funções orgânicas mais atrativo e interessante aos alunos. Uma das dificuldades encontradas é a de quebrar o caráter ...