Itens para a visualização no momento 1-11 of 11

    • Análise das atividades do subprojeto filosofia no Colégio visconde de Guarapuava 

      Piasecki, Daniel Donato (2014-10)
      Esta comunicação visa socializar o trabalho desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, no subprojeto Filosofia, que ocorre no Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, expondo as ...
    • Aplicação filosófica da tradução do grego – versões e interpretações 

      MACHADO, Lucas dos Santos; DE CAMPOS, Rogério Gimenes (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      O objetivo dessa comunicação é mostrar a importância do trabalho de tradução, de comparação e de refacção de versões em vista da melhor interpretação filosófica, especialmente em passagens complexas dos antigos filósofos ...
    • Educação da Filosofia Abordando a Interdisciplinaridade 

      Valera Neto, Antonio Sanches (Unila, 2014-10)
      A proposta apresentada no texto tende a demonstrar à importância da Filosofia na educação e sobre suas consequências em sentido de esclarecimento ressaltando a importância que o educador vem a ter sobre esse processo ...
    • O ensino de filosofia: do cotidiano à criação conceitual 

      Hirata, Diego de Souza; Quintilhano, Guilherme Devequi (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem como intuito a disseminação de um dos projetos que está sendo planejado e executado no PIBID de Filosofia do Colégio Estadual Professores Adélia Dionísio Barbosa aos outros grupos do PIBID do Paraná. ...
    • A filosofia como meio de interdisciplinaridade e a busca por um conhecimento autônomo 

      Moreira, Bruno Dias; Martins, Rafaela Pilato (2014-10)
      A Filosofia por ser uma disciplina abrangente, passa por todas as áreas dos saberes. Pedagogicamente ela pode ir muito além disso, servindo como integradora de tais disciplinas, isto é, buscar as conexões existente entre ...
    • Grupo de estudos de filosofia no ensino médio 

      Bagatini, André; Corrêa, Alessandro Vorussi (Unila, 2014-10)
      Quais são os ganhos na formação do estudante de ensino médio com a leitura dos clássicos da filosofia? Essa é a questão que permeia nosso texto e da qual apontamos por meio de uma prática metodológica um caminho por onde ...
    • Homem em Thomas Hobbes 

      Lima, Lucas Diego de; Santos, Idete Teles dos (2017-09-04)
      O conceito de homem é bastante discutido na filosofia. A busca por saber qual sua natureza se encontra até nos dias de hoje. Dentre os pensadores que comentou sobre, Thomas Hobbes foi um dos primeiros a comentar a respeito ...
    • A interdisciplinaridade no Colégio Estadual Newton Guimarães 

      Santos, Roberta Elza Alves dos; Silva, Fabiano Eduardo; Fedrigo, Thiago Presente (2014-10)
      A interdisciplinaridade é um processo de integração de disciplinas que possuem um objeto em comum. Dessa forma, este projeto foi realizado com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Newton Guimarães, ...
    • Pequenos filósofos em torno do relógio de Sol 

      Drielli, Andiara; Silva, Maria Vitória da; Nakayama, Patrícia (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      Neste projeto proporcionamos uma introdução à filosofia, em especial, através dos filósofos da natureza (ou Pré-socráticos), partindo da observação e das práticas com vistas a despertar a curiosidade epistemológica e a ...
    • Poder pastoral e cuidado de si em Foucault 

      Barros II, João R. (EDUNILA, 2020)
      Como podemos compreender a atual conivência de cristãos com discursos de ódio e práticas de violência em nossa sociedade? O que tornou possível a disseminação de um moralismo insensível às questões sociais em um cenário ...
    • O RPG como alternativa lúdica para o ensino da filosofia 

      Bussolotto, Luis Eduardo; Fabrício, Kristoffer Brian; Silva, Manuel Moreira da; Piasecki, Daniel Donato (Unila, 2014-10)
      Este relato discute o trabalho científico-pedagógico ora em desenvolvimento com alunos do 1o ano do ensino médio do Colégio Visconde de Guarapuava. Refere-se à possibilidade de, neste grau,ensinar filosofia de forma ...