Itens para a visualização no momento 1-7 of 7

    • Uma abordagem problematizada em química experimental 

      Chaiben, Leize Aparecida (2016)
      O processo de ensino que envolve a disciplina de Química vem sendo discutido cada vez mais nos últimos anos visando torná-la mais atrativa aos alunos e aumentar, ao mesmo tempo, assimilação dos conteúdos contidos na ...
    • Aula laboratorial sobre microrganismos: a importância da experiência para a construção do conhecimento científico 

      Ruppel, Deborah T.; Tamada, Marcelo H.; Souza, Caroline F.; Mendonça, Márcia H. (2014-10)
      Novos métodos para aperfeiçoar o aprendizado nas escolas de ensino fundamental e médio são continuamente buscados e sugeridos por diferentes autores. Porém, não é tarefa fácil modificar o cotidiano atual das escolas e ...
    • Cor: evidência de reação química 

      Dantas, Bruno Pereira; Miola, Diullye; Belin, Elci Machado dos Santos; Leske, Gabriele (2014-10)
      Este trabalho discute a Mostra realizada pelo grupo PIBID – Química Unioeste com o tema “Química das Cores’, no período vespertino, em duas turmas de formação docente no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco. O ...
    • Estudo da inserção do laboratório didático nas aulas de física do ensino médio 

      Goulart, Janayna da Costa; Maciel, Juciane Aparecida; Aguiar, Camila Ferreira; Pinto, Angela Emília de Almeida (Unila, 2014-10)
      A pesquisa apresentada insere-se no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES. O objetivo do trabalho foi analisar possíveis mudanças na postura e aprendizagem dos ...
    • Experimentos de baixo custo em aulas de física no ensino médio: duas propostas 

      Zem, Giuliano Henrique; Oliveira, Poliana de; Stori, Airton; Camargo, Sergio (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem por objetivo estimular a utilização de experimentos de baixo custo como ferramenta didática em aulas de Física no Ensino Médio, tendo em vista a baixa exploração deste recurso por dificuldades apresentadas ...
    • Modelagem computacional versus experimentação no ensino de física 

      Santos, Thaís Ananda dos; Costa Junior, José de Oliveira; Pinto, Angela Emilia de Almeida (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho insere-se no âmbito do PIBID de Física de nossa instituição, financiado pela CAPES. O objetivo do trabalho foi realizar um estudo sobre o uso de laboratórios convencionais de Física versus laboratórios ...
    • Uma proposta de problematização do equilíbrio químico do AAS 

      Leal, Luana Pires Vida; Tonin, Lilian Tatiani Dusman (Unila, 2014-10)
      Sabe-se que a Química como disciplina, na realidade educacional brasileira atual, tem sua aprendizagem caracterizada pela memorização, promovendo uma aprendizagem precária de conteúdos, sem ausência de contextualização. ...