Navegação por autor "Cortez, Mariana"
Itens para a visualização no momento 1-16 of 16
-
Cartografias imaginárias da América Latina: cultura e espaço em Sor Juana Inés de La Cruz
Bruera, Penélope Serafina; Cortez, Mariana (2016-10)Uno de los ejes principales de la investigación ha sido la existencia de lo que llamamos “Feminismo Anacrónico” en la lírica de la poetisa mexicana Sor Juana Inés de la Cruz. Para ello se estudiaron algunas de las ... -
Diálogos entre narrativas Latino-Americanas para jovens adultos: "Almakia: a vilashi e os dragões" e "Tiempo de dragones: la profecía imperfecta"
Dill, Elisa Inês Christ (2019-10-31)Este estudo tem o objetivo de colocar em diálogo duas obras destinadas a jovens: “Almakia: a vilashi e os dragões”, de Lhaisa Andria (autora brasileira) e “Tiempo de Dragones: la profecia imperfecta”, de Liliana Bodoc ... -
Entre mafaldas e veríssimo: um estudo das representações artísticas em material didático de espanhol e português como le
Kill, Diego; Cortez, Mariana (2016-10)Este trabalho tem como finalidade analisar e problematizar textos artísticos (entende-se lite- ratura, pintura, desenhos, música, cinema) apresentados e trabalhados nos livros didáticos para o en- sino das línguas português ... -
A história dentro da história: conversas mágicas sobre “El pollito de fuego”, de Augusto Roa Bastos
Cortez, Mariana (2017-04)Esta intervenção pretende apresentar as estratégias narrativas, as imagens descritas e a linguagem criada no conto “El pollito de fuego” (1974), de Augusto Roa Bastos (1917-2005), com o intuito de desvendar o imaginário ... -
A imagem da criança negra na Literatura Infantil: estudo comparado de narrativas Latino-Americanas
Ferreira, Sandra de Oliveira (2018-12-17)Esta pesquisa objetivou analisar a imagem da criança negra na literatura infantil latino- americana em quatro obras: (1) Menina Bonita do Laço de Fita (1986), de Ana Maria Machado, publicada no Brasil pela editora Ática; ... -
Las voces de la calle en el aula de lenguas
Angelini Ocaranza, Jorgelina Liz; Cortez, Mariana (UNILA, 2016-08)Las concepciones de la cuestión cultural como agente de mediación en el proceso de enseñanza- aprendizaje de español como lengua extranjera, las relaciones interculturales entendidas como recurso de aprendizaje y la ... -
Las voces de la calle en el aula de lenguas
Angelini Ocaranza, Jorgelina Liz; Cortez, Mariana (UNILA, 2016-08)Las concepciones de la cuestión cultural como agente de mediación en el proceso de enseñanza- aprendizaje de español como lengua extranjera, las relaciones interculturales entendidas como recurso de aprendizaje y la ... -
O material didático de ELE/PLE: discutindo preconceitos e estereótipos
Lavorenti, Camila do Amaral; Cortez, Mariana (2018)Aprender uma nova língua significa descobrir um diferente mundo, pois uma nova cultura é transmitida neste processo. Com este trabalho analisamos possíveis preconceitos e estereótipos registrados nos livros de LPE/ELE, ... -
Mediação Cultural: literatura infantil e música a interculturalidade através da Contação de Histórias nas Escolas
Silva, Elisane Andressa Kaiser da (2017)Este trabalho tem o propósito de realizar uma pesquisa em cinco escolas municipais de Nível Fundamental I, que recebem estudantes imigrantes, sendo três localizadas na cidade de Medianeira (PR) e duas em Foz do Iguaçu ... -
Quarto de Despejo e Cartas a Mi Mamá: escrevivências de mulheres negras na Literatura Latino-Americana
Almeida, Rayana Alves de (2018-10-16)Este estudo literário comparado, que busca apresentar o diálogo entre as obras Quarto de Despejo, da brasileira Carolina Maria de Jesus (1960) e Cartas a mi Mamá, da cubana Teresa Cardenas (1998), que, separadas pelo tempo ... -
O Som ao Redor e Homens e Caranguejos: a construção do ponto de vista e a representação socioespacial nas narrativas
Silva, Graziele Rodrigues de Oliveira (2019-04-29)O presente trabalho tem como objetivo investigar, a partir do método comparatista, a representação de algumas problemáticas urbanas: segregação socioespacial e desigualdades sociais e raciais – temas mais amplamente tratados ... -
Tensões entre o espaço escolar e a mediação de leitura literária: experiências de uma mediadora
Farias, Lais Dias de (2019)O objetivo principal deste trabalho é relatar e refletir sobre o processo de mediação de leitura literária realizado na biblioteca do Colégio Estadual Professor Paulo Freire, localizado no bairro Vila C Nova, em Foz do ... -
Vivendo Livros Latino-Americanos na Tríplice Fronteira
Aprigio, Viviana Talia; Borne, Ivonete; Panchiniak, Luana Valquiria; Cortez, Mariana (SIEPE, 2019)O projeto de extensão Vivendo Livros Latino-americanos na Tríplice Fronteira tem como objetivo a revitalização de espaços escolares com o propósito de torná-los bibliotecas. Depois do ambiente remodelado, propõem-se ... -
Vivendo Livros Latino-americanos na tríplice fronteira: descobrir e resgatar identidades
Aprigio, Viviana Talia; Sanabria Ospina, Edwin Alexander; Cortez, Mariana (Proex/UNILA, 2018-11-30)O projeto de extensão Vivendo Livros Latino-americanos na Tríplice Fronteira tem como objetivo principal a mediação de leitura literária nas escolas públicas da região da tríplice fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai), ... -
Vivendo livros Latino-Americanos na Tríplice Fronteira: recoleta e anlises dos dados na pesquisa-ação nas Bibliotecas Escolares nas Zonas Rurais
Ahumada, Tatiana Vega; Cortez, Mariana (Revista Brasileira de Iniciação Científica, 2018)Este artigo apresenta e discute os relatos da prática docente de dois professores sobre as abordagens de leitura literária na Escola San Agustín em Ciudad del Este, Paraguai. Foram realizadas entrevistas, observações ... -
Viviendo libros Latinoamericanos en la Triple Frontera: relato de experiencia de la escuela San Agustin Paraguay
Cortez, Mariana; Sanabria Ospina, Edwin Alexander (Proex/Unila, 2017)El proyecto de extensión Viviendo Libros Latinoamericanos en la Triple Frontera se desarrolla en tres escuelas públicas en Argentina, Brasil y Paraguay. El propósito de la acción es incentivar a la comunidad educativa ...