Itens para a visualização no momento 1-14 of 14

    • A Brincadeira no desenvolvimento infantil 

      Müller, Verônica Regina; Tótoli, Danielle Cristina Goularte; Marchi, João Alfredo Martins; Natali, Paula Marçal (Proex/Unila, 2017)
      O presente texto tem como objetivo dialogar a relação das brincadeiras infantis com a produção cultural construída entre pares e destes com os adultos. A metodologia utilizada pauta-se num estudo bibliográfico tendo como ...
    • O ensino médio em foco: a utilização de jogos matemáticos, uma análise 

      Motyl, Bianca Cristina; Santos, Marcela dos; Lima, Laysa Adriely de; Nascimento, Maristel do (Unila, 2014-10)
      Este trabalho relata uma experiência desenvolvida com o objetivo de avaliar as potencialidades da utilização de jogos matemáticos no Ensino Médio. A experiência foi realizada em duas turmas de 1a série de um Colégio da ...
    • Futebol de botão: relato de experiência realizada na educação infantil 

      Bucciarelli, Tamara de la Macarena Moreiras; Silva, Tamyris Caroline da; Stankevecz, Pricila de Fátima; Agranionih, Neila Tonin (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem como tema escritas numéricas na Educação Infantil. Tem como objetivo relatar a sequência didática Futebol de Botão realizada com crianças de 4 e 5 anos do CEI – Pipa Encantada – Curitiba PR. As formas ...
    • Gincana Monteiro Lobato – fase cultural e recreativa: séries finais do ensino fundamental e ensino médio do Colégio Estadual Monteiro Lobato 

      Tavares, Leandra Santolin; Seben, Jeferson Luiz; Salvatti, Wander Carlos; Pereira, Weslem Luis (Unila, 2014-10)
      A finalidade deste trabalho é compartilhar a experiência da “Gincana Monteiro Lobato – fase cultural e recreativa 6 ” realizada no Colégio Estadual Monteiro Lobato, Dois Vizinhos, PR, dia 27 de agosto de 2014. Os objetivos ...
    • A importância de oficinas e jogos educacionais como instrumento de ensino da geografia: Um relado de experiências vivenciadas no PIBID 

      Andrade, Adriana Aparecida de; Lima, Thaís Samanta de; Oliveira, Maryane T. Jacob de; Uller, Adriana Salviato (2014-10)
      O presente artigo faz parte de um relato de experiência de acadêmicas da licenciatura em geografia, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa ...
    • Inserção de jogos lúdicos no ensino de física 

      Pinto, Angela Emilia de Almeida; Aguiar, Camila Ferreira; Suckow, Erica Miranda; Rodrigues, Jean Carlos (Unila, 2014-10)
      Este trabalho, desenvolvido no âmbito do PIBID de Física, financiado pela CAPES, teve como objetivos a inserção de atividades lúdicas em aulas de Física para o ensino médio. Foram observadas aulas de Física de uma turma ...
    • Jogando bingo na oficina sífilis: uma experiência no ensino médio a partir do PIBID/UEM 

      Lima, Murilo Del Bianco; Luz, Marcos Rogério Busso; Fujii, Rosangela Araujo Xavier; Corazza, Maria Júlia (Unila, 2014-10)
      Este trabalho apresenta o relato de uma experiência com o Jogo Bingo junto a estudantes do Ensino Médio. O jogo foi utilizado numa Oficina Temática relacionada às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), especificamente, ...
    • Jogos Lógicos de Tabuleiro na escolas do campo 

      Giordani, Liliane Ferrari; Ferreira, Aline Guterres (Proex/Unila, 2017)
      O projeto de extensão Jogos Lógicos de Tabuleiro “LoBoGames” tem realizado atividades junto às Escolas do Campo que os educandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal ...
    • Metodologias alternativas no ensino de Biologia: jogos interativos como ferramenta na biologia celular 

      Pereira, André Wrubleski; Santos, Evandro Claro dos; Santos, Mateus Peressuti Batista; Randi, Marco Antônio Ferreira (Unila, 2014-10)
      A educação básica clássica, onde o aluno se encontra estagnado em sua carteira e professor acentuado à lousa não é vista com tão bons olhos pelos apreciadores da educação ocidental. É essencial compreender o contexto ...
    • Oficina: Jogo da Sustentabilidade - uma produção didática para inserção da Educação Ambinetal nas Escolas 

      Silva, Dileize Valeriano da; Borille, Josi Mariano (Proex/Unila, 2017)
      A escola é a protagonista da inserção da educação ambiental nos processos de ensino e aprendizagem na educação básica. Evidencia-se ainda que esta temática deve permear a formação inicial de futuros professores da ...
    • PIBID nos anos iniciais e os jogos pedagógicos de ciências 

      Vivi, Daniela; Quadros, Claudia Fatima de; Padilha, Rubia Mara Ribeiro; Fagundes, Elizabeth Macedo (Unila, 2014-10)
      O trabalho apresenta relato das acadêmicas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do Colegiado de Pedagogia da Faculdade Guairacá. O PIBID é um programa ligado à Coordenação de ...
    • O uso do lúdico no ensino de química para deficientes visuais ou baixa visão: utilização da tabela FD14 

      Pedroso, Rodrigo P. da Silva; Cordeiro, Bharbara S.C. Brito; Nazário, Pablo H. E. N De Paiva; Jungler, Raul R. J. De Lima (Unila, 2014-10)
      A tabela Periódica organizada e elaborada com características puramente visuais como formato, distribuição, cor, símbolos, informações numéricas e propriedades com seguimentos distintos, acaba por excluir de uma vez o ...
    • A utilização dos jogos como recurso didático da matemática na sala de apoio 

      Martins, Mirian Fernanda Dolores Granado; Santos, Tais Mara dos; Motta, Marcelo de Souza (2014-10)
      Este artigo narra a experiência vivenciada por estagiárias bolsistas do PIBID 4 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio (UTFPR-CP) ao observar uma turma de sala de apoio do Colégio Estadual, da ...
    • A utilização dos jogos pedagógicos no ensino da geografia com alunos do 8o e 9o anos do ensino fundamental 

      Ferreira, Denis; Delfino, Adeline Gabrielle; Strujak, Daiane; Muchau, Silvia Letícia (2014-10)
      Este trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Geografia da Universidade Estadual do Centro – Oeste – UNICENTRO, Campus de Irati – PR numa das escolas ...