Navegação por autor "Ferreira, Laura Márcia Luiza"
Itens para a visualização no momento 1-11 of 11
-
Avaliação da proficiência oral: uma análise fatorial e de discriminação de itens do exame Celpe-Bras
Ferreira, Laura Márcia Luiza (CEFET-MG, 2018-04-04)Como as avaliações podem admitir erros sistemáticos, os escores podem ser afetados, por isso é preciso validá-las por meio da análise de evidências variadas. Na perspectiva de Messick (1987), a validade é um conceito único, ... -
Desenvolvimento do Letramento em avaliação de Línguas a partir de um protocolo de refino de correções
Ferreira, Laura Márcia Luiza (Fólio – Revista de Letras, 2019-01-08)A avaliação em línguas é indissociável do ensino. A constante expansão dos exames de larga escala gera informações sobre avaliação que podem ser apropriadas por professores de línguas para potencializar sua prática ... -
Escola Divulga Ciências
Ferreira, Laura Márcia Luiza; Nunes, Nathália (autor editor, 2020-12-13)Escola divulga ciência contém quatro planos de aula ou oficinas e suas respectivas atividades para apoiar o trabalho de formação de jovens leitores de ciência na rede básica de ensino. O material tem como público-alvo os ... -
Um estudo sobre a dimensionalidade das escalas de avaliação da proficiência oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros
Ferreira, Laura Márcia Luiza (Educação e Pesquisa - USP, 2019-03-04)Por meio das escalas de avaliação do Celpe-Bras, um construto de proficiência oral em língua portuguesa para falantes de outras línguas é operacionalizado e mensurado. Na prova oral, sete itens compõem duas escalas por ... -
Evaluación de nivelación y la enseñanza de lenguas adicionales en el contexto UNILA
Ferreira, Laura Márcia Luiza; Páez, Florencia (Caderno de Letras – Universidade Federal de Pelotas, 2019-03-08)El análisis de evaluaciones de lenguas adicionales retroalimentan reflexiones sobre la enseñanza en diferentes contextos. El presente trabajo tiene como objetivo de investigación las pruebas de nivelación de portugués ... -
Habilidades de Leitura na Proposta de Interação Face a Face do Exame CELPE-BRAS
Ferreira, Laura Márcia Luiza (Universidade Federal de Minas Gerai (UFMG), 2012-04-04)Neste trabalho avaliamos os documentos da proposta de interação face a face– etapa do exame de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros (Celpe-Bras), expedido pelo Governo Brasileiro. ... -
O leitorado brasileiro na Tailância: uma contribuição para o debate a respeito do papel do professor-leitor
Ferreira, Laura Márcia Luiza (Revista do GEL, 2014-07-07)O presente artigo trata de uma análise das atividades desenvolvidas no âmbito do programa do Leitorado brasileiro na Universidade de Chulalongkorn, na Tailândia. Na tentativa de definir e refletir sobre a atuação do ... -
Material para o ensino de português para falantes de Espanhol para o contexto universitário
Ferreira, Laura Márcia Luiza (Dominios de Linguagem, 2018-01-07)O aumento da oferta de cursos de português para falantes de Língua Espanhola, por meio da ampliação da Rede Brasileira de Ensino no Exterior pelo estado brasileiro, a criação da Universidade Federal da Integração ... -
Práticas de leitura e escrita ao longo dos cursos de graduação na UNILA: subsídios para o ensino de línguas adicionais.
Ferreira, Laura Márcia Luiza (Revista Intercâmbio pucsp-lael, 2015-08-07)O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória sobre as práticas de leitura e escrita nos cursos de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A partir da análise de questionários, ... -
Proposta de avaliação de nivelamento para os cursos de Português Língua Adicional na UNILA.
Ferreira, Laura Márcia Luiza (Cadernos do IL, 2017-08-07)No presente artigo discutimos o processo de elaboração dos instrumentos de avaliação que compõem a prova de nivelamento em Português Língua Adicional do primeiro semestre de 2015. Inicialmente, relacionamos as diretrizes ... -
Validade de conteúdo e especificação das propostas de interação oral dos exames Celpe-Bras e CELU
Ferreira, Laura Márcia Luiza (UniRío Editora; Universidad Nacional Rio Cuarto, 2019-10-16)Celpe-Bras e CELU são duas propostas de avaliação que compartilham de construtos similares de língua. Os exames têm propostas distintas para a avaliação da oralidade, sendo o Celpe-Bras uma situação de entrevista de ...