Navegação por autor "Almendra Filho, Dinaldo Sepúlveda"
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
-
Aproximações e distanciamentos: Juventude em marcha (2006) e A Vizinhança do Tigre (2014)
Campioni, Mateus Vasconcellos (2021-06-21)Este trabalho busca trazer uma análise das obras Juventude em Marcha(Pedro Costa, 2006) e A Vizinhança do Tigre (Affonso Uchoa, 2014), tendo como foco o estilo de realização considerado pelos cineastas. Visto que são filmes ... -
Cinemas, cidades e gêneros cinematográficos: A ficcionalização das periferias urbanas Latino-Americanas
Todeschini, Luiz Fernando Roos; Almendra Filho, Dinaldo Sepúlveda (2017-10-04)A intensa urbanização da América Latina nos últimos anos fez surgir, com a retomada neoliberal dos anos 1980, megalópoles que acentuam as desigualdades sociais e a violência urbana em toda a região. Como o cinema ... -
Concepção cinematográfica e identidade branca: o “ponto oculto” nos documentários Atlântico Negro, na rota dos Orixás (1997), e Pedra da Memória (2011)
Moreira, Rodrigo Birck (2020-04-29)A pesquisa apresentada trata das formas com que a identidade branca atua nos processos construtivos do cinema documental de temática religiosa afro-brasileira. Numa perspectiva de comparatismo cinematográfico, os documentários ... -
De malandro a bandido: a metamorfose do outro urbano no cinema brasileiro
Souza, Lucas Henrique de (2015)Este trabalho percorre as diferentes formas de figuração do bandido urbano nos movimentos Cinema Novo, Cinema Marginal e no Cinema da Retomada em filmes de ficção que se passam no Rio de Janeiro. Todavia, se concentra na ... -
Desvios pela memória: as relações entre testemunho, ficção e documentário em Los rubios e Branco sai, Preto fica
Souza, Lucas Henrique de (2018-08-14)O objetivo desta dissertação é investigar as relações entre memória, documentário e ficção no cinema argentino e brasileiro, tomando como objeto de estudo documentários que efetuam em suas narrativas a figuração da memória ... -
Imaginarios urbanos Latino-Americanos: cinemas y ciudades en las márgenes de la modernidad tardía
Hernandez Cely, Laura Camila; Almendra Filho, Dinaldo Sepúlveda (2015-11)Pensar la ciudad como un universo ficticio lleno de personajes e historias, es una tarea que el cine ha venido realizando desde su origen, como lo demuestran Vanessa Schwartz y Jean-Louis Comolli. -
Imaginários urbanos Latino-Americanos: margens e violência na ficção cinematográfica contemporânea
Todeschini, Luiz Fernando Roos; Almendra Filho, Dinaldo Sepúlveda (2015-11)As megalópoles representam o rápido crescimento das cidades e a inserção destas na globalização, originando práticas culturais específicas e o consequente descontrole do equilíbrio urbano. O objetivo desse trabalho foi ... -
Paisagens da Memória: Um estudo sobre as fotografias de Gastón Salas
Portz, Gabriela (2018-01-15)Este estudo realiza uma leitura das fotografias que compõem a série La Memoria Del Paisaje do fotógrafo Gastón Salas, procurando compreender como atuam na manutenção da memória da ditatura militar do Chile (1973-1990). ... -
Relatos urbanos: base de filmes sobre cinemas e cidades na América Latina
Hernandez, Laura Camila; Almendra Filho, Dinaldo Sepúlveda (2017-10-04)Dando continuidad a la primera etapa, el proyecto “Imaginarios urbanos latino-americanos: cinemas y ciudades en las márgenes de la modernidad tardía” (2015-2016) tiene por objetivo establecer relaciones entre cinema y ... -
Tráfico de linguagens na cultura da mídia: a “ética-estética” da narcocultura e as mediações em Narcos
Louzada, Isabel Cristina Costa (Biblioteca Latino-Americana, 2019-09-13)Como contribuição para o estudo de estéticas contemporâneas, esta dissertação tem como objetivo estudar o fenômeno da narcocultura latino-americana e as suas narrativas midiáticas, tomando como objeto a série Narcos, ...