Navegação por título
Itens para a visualização no momento 502-521 of 6822
-
Aprendendo com ritmos africanos: estratégia pedagógica para o ensino de história e cultura africana e de suas diásporas
(2019-12-10)O objetivo deste artigo é discutir possibilidades pedagógicas para a implementação da Lei 10.639/03 a partir do ensino de ritmos africanos e da diáspora africana da América Latina e Caribe. É tomado como base as reflexões ... -
Aprendendo física montando um carrinho seguidor de trilha
(2014-10)Esse trabalho consiste num relato de uma atividade investigativa de ensino de Física por meio da Robótica conduzida com alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual do Santa Cândida, em Curitiba. Foi proposta a construção ... -
Aprender a Empreender: a Influência das Políticas Neoliberais na Educação Média no Paraguai
(2021)Esta pesquisa pretendeu investigar as interferências do capitalismo neoliberal na educação média paraguaia, com foco na adoção do conceito de “aprender a empreender” como um pilar educacional no documento Actualización ... -
Aprender espanhol com literatura: Um encontro cultural na leitura de contos por graduandos em Letras
(2016-08)A Literatura pode ser uma ferramenta no ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) que apoiará a aprendizagem do idioma, considerando o encontro cultural, linguístico e social que se dá por meio de uma nova língua. ... -
Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças
(Proex/Unila, 2017)A educação em saúde é uma importante estratégia para auxiliar na promoção e na prevenção da saúde nas populações. Quando trabalhamos temáticas educativas com crianças, o lúdico favorece a compreensão dos assuntos e a ... -
Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses
(2019-12-10)Existem duas concepções que são muito importantes nas discussões atuais sobre ensino e aprendizagem histórica, a aprendizagem conceitual e a orientação histórica. Na primeira a aprendizagem é entendida como o desenvolvimento ... -
Aprendizagem Cooperativa e Inclusão Educacional: Projeto de Extensão Comunidades de aprendizagem no Pampa
(Proex/Unila, 2017)Este artigo compartilha experiência referente ao Projeto Comunidades de Aprendizagem no Pampa, aprovado pelo Edital PDA UNIPAMPA no 375/2016, em execução desde maio de 2017, que tem por objetivo contribuir com a ... -
Aprendizagem de física a partir da experimentação: uma experiência no ensino médio normal
(2014-10)Este trabalho traz reflexões acerca da elaboração e implementação de uma proposta didática para o ensino de Conservação de Energia Mecânica, numa Escola Estadual, turma do Curso de formação de Docentes para a Educação ... -
Aprendizagem e Consciência Histórica: um estudo sobre a Históira Nacional e local nas narrativas de estudantes do ensino fundamental
(Even3, 2018-01-15)Este artigo pretende discutir a pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, sob a orientação da Professora Doutora Marlene Rosa Cainelli. Sustentado nos estudos de Jorn Rusen (2001, ... -
Aprendizagem Histórica e narrativas históricas de jovens estudantes sobre a Guerra do Paraguai: uma experiência PDE
(Even3, 2018-01-15)Este texto tem por objetivo apresentar as reflexões teóricas que fundamentam a implementação didático-pedagógica em fase de execução, de um trabalho de pesquisa do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Buscando ... -
Aprendizagem Histórica e o Programa Educativo Jóvenes y Memoria: Recordamos para el Futuro
(2022)Este trabalho pretende aproximar o processo de Aprendizagem Histórica, preconizado pela Didática da História, à proposta da Pedagogia da Memória empreendida pelo programa educativo Jóvenes y Memoria: Recordamos para ... -
Aprendizagem Histórica e Pedagogia da Memória: Possíveis Diálogos a partir do Programa Educativo Jóvens y Memoria: Recordamos para el Futuro
(2023)Este trabalho pretende aproximar o processo de aprendizagem histórica, preconizado pela Didática da História, à proposta da pedagogia da memória, empreendida pelo programa educativo Jóvenes y Memoria: recordamos para el ... -
Aprendizagem significativa do tema “fotossíntese” no ensino fundamental: um relato de experiência
(2014-10)Um dos principais problemas no ensino de ciências está no distanciamento do conteúdo teórico proposto pelo docente à realidade de vida do aluno. Como o tema da fotossíntese apresenta-se de forma abstrata e distante do ... -
A aprendizagem significativa no ensino de ciências: desafios do professor
(2019-07-18)O presente trabalho traz os aspectos da disciplina Ciências no ensino Fundamental, evidenciando o papel da interdisciplinaridade na abordagem da aprendizagem significativa e sua aplicação em situações cotidianas dos alunos ... -
Aprendizaje autónoma y estratégica a travéz del TÁNDEM Portugués-Español
(SIEPE, 2019)Esta investigación tiene como objetivo identificar y analizar las estrategias de aprendizaje y de comunicación que se utilizan con mayor frecuencia por estudiantes de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana ... -
Apresentação da Equipe Ampera e da competição de Engenharia Fórmula SAE
(Proex/Unila, 2017)A Ampera Racing é uma equipe de competição composta por estudantes de diversos cursos de graduação, que representam a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participando da competição anual de engenharia Fórmula ... -
Apresentação número da Revista Brasileira de Iniciação Científica: editação especial UNILA
(Revista Brasileira de Iniciação Científica, 2018)Os artigos aqui reunidos foram selecionados com base na avaliação dos trabalhos apresentados no VI Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2017), que ... -
Apresentação Yo el Supremo (1974-2014)
(2014-12-03)Desejo começar lembrando as vozes secularmente esquecidas e aquelas que hoje aqui estão nestes Anais por aceitarem compor um conjunto em sua diferença, dando voz ao evento. É preciso começar por elas! Escutar os movimentos ... -
Aprimoramento da voz e da comunicação do professor universitário: a importância da saúde da voz, da postura e comunicação em sala de aula
(Proex/Unila, 2017)No contexto das universidades públicas brasileiras, é crescente a necessidade de promoção de ações institucionais de formação pedagógica e desenvolvimento profissional da docência universitária no que respeita à mobilização ... -
Aprimorando o raciocínio lógico por meio da resolução de problemas: uma proposta incentivadora para a OBMEP
(2014-10)A motivação para o presente trabalho nasceu das experiências realizadas no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Subprojeto da Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste, desenvolvido ...