Itens para a visualização no momento 1088-1107 of 6896

    • A Ciência e a Produção do conhecimento no modo de Produção capitalista e seus reflexos na qualificação do trabalho 

      Silva, Sandra Teresinha Da (2015-05)
      A produção do conhecimento se realiza por meio do trabalho, na relação entre os seres humanos e destes com a natureza. Ao longo da história da humanidade, a ciência, assim como os meios de produção, foi capturada pelo ...
    • Ciência e Biotecnologia no Cotidiano 

      Moreira, João Victor Fonseca; Fabichaki, Sabrina Thais; Grade, Carla V. Carvalho; Frasson, Danúbia; Santos, Rafaella Costa Bonugli (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      A utilização da biotecnologia no cotidiano e nas práticas humanas não é algo exclusivo da atualidade, porém muitas dessas atividades, como a fabricação de bebidas fermentadas, alimentos ou a utilização de produtos naturais ...
    • Ciência em sala de aula: extraindo DNA 

      Dias, Tiago Henrique de Carvalho; Marques, Renan Cantanti (2014-10)
      Para uma melhor formação educacional dos alunos diante da grade de aulas escolar, é importante a realização de atividades práticas para maior assimilação do conteúdo proposto expositivamente pelos professores. Como exemplo ...
    • Ciência Lúdica para Estudantes do Ensino do Médio 

      DALEC, A (Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)
      A ciência procura compreender eventos existentes na natureza e no universo que muitas vezes fazem parte de nosso cotidiano (ALVES,2000). É indispensável que as experiências de cada indivíduo, mesmo que estas o levem a ...
    • Ciência sem medo: práticas de pesquisa na Escola Pública 

      Fleck, Leandro Silveira; Ethur, Luciana Zago; Ponce, Mariza Moraes (Proex/Unila, 2017)
      Esta atividade de extensão visa proporcionar uma atividade prática de Ciência aos alunos de escolas públicas estaduais de ensino médio. O objetivo foi desenvolver atividade prática com alunos do ensino médio de escolas ...
    • Ciganos na Argentina: uma aproximação bibliográfica 

      Vieira, Ivanildo Henrique (2018)
      O presente trabalho tem por objetivo trazer um panorama geral sobre os povos ciganos que existem na Argentina. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, seguida de comparação, comentários e síntese. O trabalho ...
    • Cinco Planteamientos sobre las Relaciones entre Mithos, Logos y Concepto 

      Henao, Hander Andrés (Grupo de Estudios y de Difusión de Pensamiento Crítico Latinoamericano, 2020-05-06)
      Está es una charla previa a propósito de la Modernidad, en la que se re-definen críticamente las relaciones entre el Mito, el Logos y el Concepto, como una problematización del pensamiento eurocéntrico y apuntamientos para ...
    • Cine Campus: 7 anos de reflexão e diversão a partir do cinema 

      Silva, Antonio Candido da; Tonelotto, Larissa Prado; Santos, Tainá Roballo dos; Nunes, Daila Rita Becker; Silva, Stefane Belmonte da; Machado, Alexander da Silva (Proex/Unila, 2017)
      O projeto “Cine Campus” completa neste ano de 2017 sua 7a edição. Devido a carência da sociedade são-borjense de um lugar com exibições de filmes, o campus tomou a iniciativa de criar um projeto de extensão buscando ...
    • O cine ciências e o debate sobre a realidade 

      Candido, Lucas dos Santos; Korb, Edival; Silva, José Marcos da; Merlo, Daniela (Unila, 2014-10)
      Na atualidade, diversos são os assuntos que estão presentes na realidade dos jovens, em especial dos jovens do campo. Neste sentido, em função de uma dinâmica cada vez maior e de uma complexidade crescente, diversos temas ...
    • Cine Obrero 

      Reis, Taís Souza; Felix, Gil (SIEPE, 2019)
      O Projeto de Extensão Cine Obrero é coordenado pelo Prof. Gil Felix e pela Profa. Juliana Guanais e se realiza em conjunto com as atividades do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, vinculado ao Grupo de Pesquisa sobre ...
    • Cinegrafando a Educação: ações extensionistas a partir da sétima arte 

      Oliveira, Valeska Fortes de; Silva, Karoline Regina Pedroso da; Meili, Viviane (Proex/Unila, 2017)
      Este trabalho contempla ações desenvolvidas no projeto extensionista “Cinegrafando a educação – experiências formativas em cinema: até onde a sétima arte pode chegar?” do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e ...
    • Cinelandia 

      Quitoran Retamazo, Cynthia Norma Consuelo (2017)
      Roteiro Cinelandia, trabalho de conclusão prático do curso de Cinema e Audiovisual
    • Cinelatino: imagens da América Latina a serem decifradas 

      Name, Leo (Org.); Spyer, Tereza (Org.) (EDUNILA, 2020)
      inelatino – Imagens da América Latina a Serem Decifradas recolhe reflexões sobre o pluralismo do cinema latino-americano e caribenho, por meio da análise de 14 filmes. Os quatro takes (sessões temáticas) que compõem o ...
    • O cinema como ferramenta para o ensino do espanhol no programa fronteiras da diversidade 

      Santos, Pierre Moreira dos (2013-11-07)
      Este relato trata de apresentar a experiência do uso de películas como auxiliar no ensino de espanhol, que sejam produzidas em comunidades de hispanohablantes e preferencialmente que abordem temas que sejam referentes à ...
    • Cinema como instrumento de Psicomagia: a cura do espectador 

      Carraro, Eric Mendonça (UNILA, 2017-08-18)
      Em sua história, o cinema foi utilizado de muitas formas, inclusive como manipulação da opinião pública, servindo a interesses do Estado e das indústrias. Portanto, também pode ser uma forma de terapia que ajude o espectador ...
    • Cinema como Material Didático nas Aulas de História: a História Oficial (1985), o Ano em que meu Pais Saíram de Férias (2006) e a Infância Clandestina (2011) 

      Ferreira, Luana Vitor (2022)
      Entendendo o cinema como transmissor de conteúdos que relatam tensões históricas e sociais, este trabalho se utilizará da arte cinematográfica como ponto referencial de análise com o objetivo de abordar a utilização dos ...
    • O cinema como recurso didático na formação continuada de professores de espanhol da rede pública 

      Stefani, Viviane Cristina Garcia de (UNILA, 2016-08)
      Esta comunicação tem como objetivo propor uma discussão acerca do uso do cinema como instrumento para ensinar espanhol, a partir do relato de uma experiência com formação continuada de professores de línguas estrangeiras ...
    • Cinema de Montação: Estética Camp e Artifício nos figurinos de “Batguano” (Tavinho Teixeira, 2014), “Doce Amianto” (Guto Parente, Uirá dos Reis, 2013) e “A Seita” (André Antônio, 2015) 

      Martins, Gabriel Roberto (2018-12-20)
      Este trabalho visa analisar a direção de arte, especificamente, o figurino dos filmes “Batguano” (Tavinho Teixeira, 2014), “Doce Amianto” (Guto Parente, Uirá dos Reis, 2013) e “A Seita” (André Antônio, 2015) investigando ...
    • Cinema na Escola: formação para professores de arte 

      Ramos, Cassiano; Oliveira, Higor Antunes; Pereira, Kira Santos (SIEPE, 2019)
      O presente projeto permite uma maior aproximação dos professores de artes, e de outras disciplinas, da rede pública paranaense às linguagens audiovisuais, trazendo ainda mais capacidades aos professores para a transmissão ...
    • Cinema, filosofia e ensino: experiências do Pibid filosofia Unicentro 

      Ribeiro, Lucas Dariel Guimarães; Koop, Stefane katrini; Meira, Maikon; Silva, Manuel Moreira da (2014-10)
      Este relato apresenta a primeira atividade do projeto “Luz, câmera, reflexão”, vinculado ao PIBID Filosofia da Unicentro, Campus Santa Cruz, em Guarapuava/PR. O “Luz, câmera, reflexão” consiste em sessões mensais de ...