Now showing items 3786-3805 of 4086

  • Takker de Danzas folclóricas argentinas 

    Veronica, Carbonne; Ramón, Miranda Gustavo (Proex/Unila, 2017)
    El sigueinte proyecto de Taller de Danza folclóricas se llevo a cabo en las instalaciones de la Facultad de Ciecnias Forestales de Eldorado, Misiones, siendo su principal objetivo el de reforzar la identidad nacional, ...
  • O Talian em Cascavel-PR 

    Ribeiro, Alessandra Regina (2014-11)
    Dada relevância da história dos imigrantes italianos para a região Oeste do Paraná, este artigo tem como contexto privilegiado o município de Cascavel. A referida cidade tem sua história marcada por descendentes de ...
  • O Tandem português-espanhol como ferramenta de aperfeiçoamento linguistico e integração sociocultural dos alunos do CELIN - UFPR 

    Ruano, Bruna Pupatto; Diniz, Gabriela Loires (2013-11-07)
    Tandem é um método de aprendizado autônomo e colaborativo de língua estrangeira. Trata­se de um tipo de comunicação autêntica com um falante nativo que serve de modelo ao parceiro, apoiando­o na prática da aquisição da ...
  • Taxonomia de algas filamentosas de riachos no Parque Nacional do Iguaçu 

    Auricchio, Marina Ramos; Peres, Cleto Kaveski (2016-10)
    Muitos estudos ecológicos e taxonômicos de algas filamentosas (macroalgas) de riachos têm sido executados em várias partes do mundo, ampliando o conhecimento sobre o assunto. No Brasil, pesquisas focadas na taxonomia de ...
  • Taxonomia de macroalgas de riachos no Parque Nacional do Iguaçu – segunda fase 

    Auricchio, Marina Ramos; Peres, Cleto Kaveski (Unila, 2017-09-04)
    Muitos estudos ecológicos e taxonômicos de macroalgas de ambientes lóticos têm sido executados em várias partes do mundo, ampliando o conhecimento sobre o assunto (Sheath & Cole, 1992; Vis et al., 1994; Vis et al., 2003; ...
  • O Teatro como Laboratório Social: reflexões e experimentos cênicos como estratégia Política para redução da violência 

    Turcatti, Thiago Lopez (2018-12-28)
    O presente trabalho de conclusão de curso apresenta como foco principal de estudo o teatro como laboratório social refletindo e experimentando cenicamente a performatividade e as relações humanas no convívio com a alteridade, ...
  • O teatro de Nereide Santiago 

    Andrade, Ligia Karina Martins de (2013-11-07)
    Este trabalho pretende analisar a transcriação cultural e a intermidialidade presentes na peça teatral inédita Recriação dos Mitos Tikuna de Nereide Santiago, apresentada na cidade de Manaus, no período compreendido entre ...
  • Teatro e ensino da matemática: atividade desenvolvida num curso de formação docente 

    Oliveira, Ulisses Fernando da Cruz; Sacamoto, Angela; Moraes, Gabriel Eduardo Bittencourt; Gotardo, Lucas Vinicius Rocha (Unila, 2014-10)
    Este trabalho relata uma aula desenvolvida pelas alunas do Curso de Formação de Docentes do Instituto Estadual de Educação de Londrina com a colaboração dos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à ...
  • Teatro Musical 

    Unknown author (2019-02-20)
  • O teatro musical como ferramenta do ensino de arte na escola 

    Oliveira, Renan Ghiraldi de; Delfino, Lucas de Oliveira; Veber, Andreia (Unila, 2014-10)
    Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência desenvolvida dentro do projeto PIBID Interdisciplinar Artes Cênicas e Música, discutindo o ensino da arte na escola na forma interdisciplinar. Buscando unir as ...
  • Teatro Musical: uma experiência com graduandos em música e estudantes de extensão em música da EMBAP/UNESPAR 

    Froehner, Consuelo; Andrade, Margaret Amaral de; Gutjahr, Simone (Proex/Unila, 2017)
    Esse artigo tem o objetivo principal de apresentar brevemente a experiência da montagem de teatros musicais com alunos dos cursos de extensão em música, em cooperação com graduandos da instituição – trabalho esse realizado ...
  • O teatro na escola do campo 

    Antunes, Jonai Girardi; Lawandwski, Ricardo Junior; Silva, Janaine Da; Maziero, Luiz Carlos (Unila, 2014-10)
    Este artigo foi construído a partir de uma prática de sala de aula, onde os pibidianos, professores e alunos tiveram cumplicidade na participação. Escolheu-se três obras literárias e a partir delas organizou-se o teatro.Este ...
  • Tecnociencia "camino al interés científico" 

    ARIAS ORTIZ, Francisco Javier; SOUSA GÓES, Márcio (Proex/UNILA, 2018-11-30)
    Una de las misiones de las instituciones públicas y gratuitas de calidad instaladas en una ciudad es la búsqueda de fomentar prácticas, saberes y crear vínculos con la comunidad a su alrededor. En ese sentido el proyecto ...
  • Tecnologia bancária e trabalho no Brasil do século XXI 

    Dulci, Luiza Borges (2015-05)
    A tecnologia é variável fundamental para a compreensão da história das instituições bancárias. A rotina de trabalho nos bancos foi profundamente alterada com a introdução das operações digitais. Restritas às agências e ...
  • As tecnologias da informação e da comunicação, o ensino da matemática e o Pibid/Mat/Foz: entrelaços possíveis 

    Furlan, Wanderson Thiago Pires; Jaqueira, Magnum Manoel; Dias, Wellington Talles; Lübeck, Marcos (2014-10)
    Neste trabalho apresentaremos algumas passagens por nós trilhadas, como integrantes da frente de ação do PIBID/MAT/FOZ que estuda as tecnologias da informação e da comunicação para o ensino da Matemática. Considerando ...
  • As tecnologias de comunicação usadas para produzir uma educação cientifica-tecnologica 

    Silveira, Leandro Matheus Ratske da; Alves, Fabiano Silva; Rufino, Mauro César; Samojeden, Lauro Luiz (2014-10)
    O trabalho foi desenvolvido e aplicado em um colégio da rede pública através do PIBID-UFPR (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), este trabalho tem o intuito de incluir “objetos-problemas” ligados à ...
  • As Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC's, como facilitador no ambiente escolar 

    Goncalves, Ageu Tavella (2018)
    O presente estudo tem por objetivo verificar e analisar a Aplicação e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) na Educação escolar para fins pedagógicos em sala de aula. Sabemos que as TIC’s assumiram nos ...
  • Tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem 

    Merlin, José Reinaldo; Yoshitake, Alex Kazumi; Anastácio, Paulo Roberto; Pagno, Rodrigo Tomaz (Unila, 2014-10)
    Diversas tecnologias que não foram, necessariamente, criadas para serem ferramentas de ensino e aprendizagem podem ser utilizadas em sala de aula. Para utilizá-las com eficiência, é necessário conhecê-las e analisá-las ...
  • Tecnologias na aprendizagem da perífrase estar+ gerúndio através de um curta metragem em espanhol 

    Chvaitchuk, Neli; Ribeiro, Débora Letícia; Feix, Sivane Deila; Streiechen, Eliziane Manosso (Unila, 2014-10)
    Este trabalho tem objetiva relatar os resultados obtidos em uma aula de Língua Espanhola em que a estratégia didática ocorreu por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para ensinar o uso da perífrase ...
  • Tecnologias na educação: produção de vídeos como proposta de ensino-aprendizagem 

    Chang, Pablo; Borgmann, Claudia; Ziemer, Nadiégi Esteici; Gomes, Elinalva (Unila, 2014-10)
    O uso de tecnologias em sala de aula é cada vez mais constante, principalmente de vídeos. Nesse sentido, discussões de um grupo de pibidianos do curso de licenciatura em matemática promoveu a produção de vídeo aulas ...