Itens para a visualização no momento 2654-2673 of 2865

  • O Talian em Cascavel-PR 

    Ribeiro, Alessandra Regina (2014-11)
    Dada relevância da história dos imigrantes italianos para a região Oeste do Paraná, este artigo tem como contexto privilegiado o município de Cascavel. A referida cidade tem sua história marcada por descendentes de ...
  • O Tandem português-espanhol como ferramenta de aperfeiçoamento linguistico e integração sociocultural dos alunos do CELIN - UFPR 

    Ruano, Bruna Pupatto; Diniz, Gabriela Loires (2013-11-07)
    Tandem é um método de aprendizado autônomo e colaborativo de língua estrangeira. Trata­se de um tipo de comunicação autêntica com um falante nativo que serve de modelo ao parceiro, apoiando­o na prática da aquisição da ...
  • Taxonomia de algas filamentosas de riachos no Parque Nacional do Iguaçu 

    Auricchio, Marina Ramos; Peres, Cleto Kaveski (2016-10)
    Muitos estudos ecológicos e taxonômicos de algas filamentosas (macroalgas) de riachos têm sido executados em várias partes do mundo, ampliando o conhecimento sobre o assunto. No Brasil, pesquisas focadas na taxonomia de ...
  • Taxonomia de macroalgas de riachos no Parque Nacional do Iguaçu – segunda fase 

    Auricchio, Marina Ramos; Peres, Cleto Kaveski (Unila, 2017-09-04)
    Muitos estudos ecológicos e taxonômicos de macroalgas de ambientes lóticos têm sido executados em várias partes do mundo, ampliando o conhecimento sobre o assunto (Sheath & Cole, 1992; Vis et al., 1994; Vis et al., 2003; ...
  • O teatro de Nereide Santiago 

    Andrade, Ligia Karina Martins de (2013-11-07)
    Este trabalho pretende analisar a transcriação cultural e a intermidialidade presentes na peça teatral inédita Recriação dos Mitos Tikuna de Nereide Santiago, apresentada na cidade de Manaus, no período compreendido entre ...
  • Teatro e ensino da matemática: atividade desenvolvida num curso de formação docente 

    Oliveira, Ulisses Fernando da Cruz; Sacamoto, Angela; Moraes, Gabriel Eduardo Bittencourt; Gotardo, Lucas Vinicius Rocha (Unila, 2014-10)
    Este trabalho relata uma aula desenvolvida pelas alunas do Curso de Formação de Docentes do Instituto Estadual de Educação de Londrina com a colaboração dos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à ...
  • O teatro musical como ferramenta do ensino de arte na escola 

    Oliveira, Renan Ghiraldi de; Delfino, Lucas de Oliveira; Veber, Andreia (Unila, 2014-10)
    Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência desenvolvida dentro do projeto PIBID Interdisciplinar Artes Cênicas e Música, discutindo o ensino da arte na escola na forma interdisciplinar. Buscando unir as ...
  • O teatro na escola do campo 

    Antunes, Jonai Girardi; Lawandwski, Ricardo Junior; Silva, Janaine Da; Maziero, Luiz Carlos (Unila, 2014-10)
    Este artigo foi construído a partir de uma prática de sala de aula, onde os pibidianos, professores e alunos tiveram cumplicidade na participação. Escolheu-se três obras literárias e a partir delas organizou-se o teatro.Este ...
  • As tecnologias da informação e da comunicação, o ensino da matemática e o Pibid/Mat/Foz: entrelaços possíveis 

    Furlan, Wanderson Thiago Pires; Jaqueira, Magnum Manoel; Dias, Wellington Talles; Lübeck, Marcos (2014-10)
    Neste trabalho apresentaremos algumas passagens por nós trilhadas, como integrantes da frente de ação do PIBID/MAT/FOZ que estuda as tecnologias da informação e da comunicação para o ensino da Matemática. Considerando ...
  • As tecnologias de comunicação usadas para produzir uma educação cientifica-tecnologica 

    Silveira, Leandro Matheus Ratske da; Alves, Fabiano Silva; Rufino, Mauro César; Samojeden, Lauro Luiz (2014-10)
    O trabalho foi desenvolvido e aplicado em um colégio da rede pública através do PIBID-UFPR (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), este trabalho tem o intuito de incluir “objetos-problemas” ligados à ...
  • Tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem 

    Merlin, José Reinaldo; Yoshitake, Alex Kazumi; Anastácio, Paulo Roberto; Pagno, Rodrigo Tomaz (Unila, 2014-10)
    Diversas tecnologias que não foram, necessariamente, criadas para serem ferramentas de ensino e aprendizagem podem ser utilizadas em sala de aula. Para utilizá-las com eficiência, é necessário conhecê-las e analisá-las ...
  • Tecnologias na aprendizagem da perífrase estar+ gerúndio através de um curta metragem em espanhol 

    Chvaitchuk, Neli; Ribeiro, Débora Letícia; Feix, Sivane Deila; Streiechen, Eliziane Manosso (Unila, 2014-10)
    Este trabalho tem objetiva relatar os resultados obtidos em uma aula de Língua Espanhola em que a estratégia didática ocorreu por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para ensinar o uso da perífrase ...
  • Tecnologias na educação: produção de vídeos como proposta de ensino-aprendizagem 

    Chang, Pablo; Borgmann, Claudia; Ziemer, Nadiégi Esteici; Gomes, Elinalva (Unila, 2014-10)
    O uso de tecnologias em sala de aula é cada vez mais constante, principalmente de vídeos. Nesse sentido, discussões de um grupo de pibidianos do curso de licenciatura em matemática promoveu a produção de vídeo aulas ...
  • O Teko Arandu e as políticas linguísticas de valorização, fortalecimento e apliação do uso da língua materna dos guarani e kaiowá de Mato Grosso do Sul 

    Martins, Andérbio Márcio Silva; Knapp, Cássio (2013-11-07)
    este trabalho, apresentaremos e discutiremos as políticas linguísticas adotadas no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena ­ Teko Arandu. Como opção consciente, a formação é ofertada somente aos indígenas Guarani ...
  • A tela em limites: projeções sobre a superfície urbana 

    Ferreira Junior, Miguel Ângelo (2018-01-09)
    Nestas últimas décadas, houve um crescente avanço tecnológico digital em diversas áreas do ramo, gerou-se assim um barateamento considerável em equipamentos eletrônicos, principalmente em relação ao audiovisual. Esse baixo ...
  • TELESUR y la Diplomacia Pública venezolana 

    Matos, Érico (2015)
    Actualmente la seguridad nacional no depende más exclusivamente de las fuerzas armadas, como en el pasado, comunicarse pasó a ser una herramienta poderosa, que los Estados aprenderán a uti- lizar previamente al poder ...
  • O tema transversal sexualidade no ensino fundamental 

    Anchieta, Drieli Wawzeniak de; Camboim, Franciele Foschiera; Fernandes, Juliana Nunes; Molin, Thiago Dal (Unila, 2014-10)
    Trata-se de relato da prática educativa desenvolvida por discentes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em uma escola pública do oeste do Paraná, em que foi abordado o tema sexualidade ...
  • Os temas transversais em livros didáticos de ELE 

    Araujo, Thais da Silveira Neves; Silva, Imara Cecília do Nascimento (2016-08)
    Um dos objetivos da educação, segundo a LDB (1996), é fornecer ao aluno o “preparo para o exercício da cidadania”. Para os PCNs (1997), a prática da cidadania não estaria restrita aos direitos civis e políticos do cidadão, ...
  • Temas y problemas de la narrativa andina 

    Alto, Romulo Monte (UNILA, 2016-08)
    Este texto parte de las notas de Zein Zorrilla en su texto “La novela andina contemporánea o Manifiesto del María Angola”, presente en su libro La novela andina. Tres Manifiestos (2005), además de los textos de los ...
  • Tendência da mortalidade por câncer de colón e reto no Estado do Paraná e no município de Foz do Iguaçu, no período de 1980 a 2013 

    Santos, Andreia Pereira dos (2016-08-04)
    O câncer de cólon e reto é uma doença que se constitui como uma importante causa de morbimortalidade no mundo. No Brasil, o câncer de cólon e reto é o terceiro tipo de neoplasia mais incidente entre os homens e o segundo ...