Now showing items 610-629 of 5091

    • Bonjour Foz do Iguaçu 

      Clerdine, Luberisse; Jean Luc, Desir; Mamadou, Alpha Diallo (SIEPE, 2019)
      O projeto Bonjour, Foz do Iguaçu! É um projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que oferece aulas gratuitas de francês para moradores da comunidade de Foz do Iguaçu e região. ...
    • Bonjour Foz do Iguaçu! 

      Pratti, Gabriela Aline Silveira; Erazo Muñoz, Angela Maria (PROEX/UNILA, 2013-10-03)
      Es una realidad que en nuestro mundo globalizado, la necesidad de contacto y de comunicación resulta imprescindible para generar interacciones. En la universidad, el aprendizaje de otras lenguas es una necessidad primordial ...
    • Bonjour, Foz do Iguaçu! 

      LUBERISSE, CLERDINE; SOSA, MONICA BEATRIZ; DIALLO, MAMADOU ALPHA (Proex/Unila, 2018-11-30)
      O projeto Bonjour, Foz do Iguaçu! É um projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que oferece aulas gratuitas de francês para moradores da comunidade de Foz do Iguaçu e região. O ...
    • Botánica y Medicina como impulsoras de la Biología en América 

      Cavassa Cruces, Diego; Ribeiro, Luciana Mello; Orlik, Yuri (2013-07-03)
      Se plantea en este trabajo exploratorio, de naturaleza documental, verificar como se fue cre- ando el inter ́es por el estudio de la biolog ́ ıa en Am ́erica Latina a lo largo de los u ́ ltimos 500 a ̃ nos, identificando ...
    • Boto Cor-de-Rosa: uma narrativa sobre gênero, raça e violência 

      Góes, Aquésia Maciel (2018-10-22)
      Esta dissertação é um estudo comparatista entre músicas, texto escrito e produções audiovisuais, inspiradas na narrativa oral amazônica do boto cor-de-rosa, com recorte de gênero, raça e classe. Para tal estudo, utilizo ...
    • Bouki e Malice: tradução de um conto da tradição oral haitiana para o português. 

      Gomes, Carla de Sousa (Carla de Sousa Gomes, 2017-02-09)
      Este trabalho de conclusão de curso se desenvolveu a partir da tradução, da língua francesa haitiana para o português, de um dos numerosos contos de tradição oral do Haiti, que tem como personagens principais Bouki e ...
    • Brasil e Cuba no contexto da integração Latino-Americana: uma análise da evolução das Relações diplomáticas e comerciais de 2003 a 2013 

      Santos, Ana Carolina dos Anjos (2015-05)
      Com o início do governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, no ano de 2003, foram intensifi cados os esforços diplomáticos brasileiros e suas iniciativas na direção de uma maior cooperação com outros países em ...
    • Brasil e Mercosul: a orientação comercial brasileira para os países membros do bloco (2003-2013) 

      Chioquetta, Gabriela Dotti (2014)
      Brasil e Mercosul: a orientação comercial brasileira para os países membros do bloco (2003-2013)
    • Brasil e México nas cadeias globais de valor: uma análise comparativa baseada na intensidade tecnológica da produção industrial 

      Cateia, Júlio Vicente; Pereira, Adriano José (2015-05)
      Este estudo tem como objetivo traçar um perfil de integração brasileira e mexicana nas Cadeias Globais de Valor (CGVs), a partir de uma comparação do desempenho das duas economias, conforme a intensidade tecnológica da ...
    • Brasil e Venezuela: do desinteresse mútuo aos acordos bilaterais 

      Antunes, Roberta Pacheco (2018-01-04)
      O presente trabalho analisa as relações bilaterais Brasil-Venezuela, mormente, como e quando estas relações se desenvolveram, em que intensidade, por meio de quais projetos e até que ponto tais projetos se concretizaram ...
    • Brasil, México, Colômbia e o combate ao narcotráfico no período de 2005 a 2017 

      Corina, Julia; Luz, Michelly (Graduação em Relações Internacionais e Integração, 2018-11-05)
      No combate ao narcotráfico a fragilidade e porosidade das fronteiras geram grandes discussões sobre qual seria a forma mais eficiente a ser empregada no combate ao tráfico de substâncias psicoativas entre os governos do ...
    • Brasil, te presento a Cristina Peri Rossi 

      Taberne Albarenga, Eva Yolanda; Lessa, Giane da Silva Mariano; Diniz, Alai Garcia (2014-11-07)
      Dando continuidad a la primera etapa del proyecto “Traducción Cultural: oralidades en archivos de frontera” (desarrollada entre los meses de enero y julio de 2013), nos propusimos, en este segundo momento, ampliar nuestro ...
    • Brasil-Moçambique: a experiência internacional do NCEP 

      Vieira, Toni André Scharlau (Proex/Unila, 2017)
      Este artigo tem como objetivo apresentar o Núcleo de Comunicação e Educação Popular (NCEP) e os resultados que foram e que vem sendo alcançados a partir do convênio entre a UFPR e a Universidade Eduardo Mondlane, de Maputo, ...
    • Breve reflexão sobre o subprojeto Pibid de geografia no Colégio Estadual Eduardo V. Suplicy, Francisco Beltrão, PR: o olhar do supervisor 

      Savoldi, Andréia; Guis, Fatima Marcello; Nacke, Sonia Mary Manfroi (2014-10)
      Este artigo tem como objetivo analisar a experiência do subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de Geografia, desenvolvido no Colégio Estadual Eduardo Virmond Suplicy no período de ...
    • BRICS: situación de Brasil y África del Sur en el contexto regional 

      Barboza, Sandra; Agullo, Juan (2017-10-04)
      El presente artículo pretende plasmar la situación de dos países miembros del grupo BRICS: Brasil y África del Sur, en el ámbito de relaciones con sus vecinos regionales y estrategias geopolíticas. Previamente, es ...
    • A brincadeira é de menina ou menino? 

      Simeoni, Maria Cristina; Périco, Samantha Cristina Macedo (Proex/Unila, 2017)
      O tema deste trabalho de extensão é a questão de gênero na Educação Infantil. Gênero é utilizado para designar relações socialmente construídas entre os sexos, rejeita justificativas exclusivamente biológicas. O objetivo ...
    • A Brincadeira no desenvolvimento infantil 

      Müller, Verônica Regina; Tótoli, Danielle Cristina Goularte; Marchi, João Alfredo Martins; Natali, Paula Marçal (Proex/Unila, 2017)
      O presente texto tem como objetivo dialogar a relação das brincadeiras infantis com a produção cultural construída entre pares e destes com os adultos. A metodologia utilizada pauta-se num estudo bibliográfico tendo como ...
    • Brincar para aprender para brincar: as experiências e ações extensionistas do Projeto de Lixo a Bicho 

      Peixe, Rita Inês Petrykowski; Kremer, Laura Pioli; Helm, Raquel Garcia; Fabri, Cássio Angelo; Steinbraenner, Lucas; Stefanello, Arthur Eberhardt; Novais, Milena Casarin de; Ferreira, Helena Carolina (Proex/Unila, 2017)
      O Projeto de extensão de “DE LIXO A BICHO: Ações de educação socioambiental por meio de materiais lúdico residuais” é d​ esenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Câmpus Itajaí e tem como objetivo o ...
    • Brumadinho MG e Inhotim: entre a Memória, o Museu e o Turismo 

      Alves, Thais Mendes (2018)
      Este trabalho estuda de forma crítica e diacrônica as relações estabelecidas entre o território de Brumadinho – MG e o maior museu a céu aberto da América Latina, aí localizado: Inhotim. O Instituto Inhotim foi fundado ...
    • O Buen Vivir e a construção de uma alternativa ao desenvolvimento: olhares sobre a Bolívia 

      Constante, Paula de Sousa (2018-08-29)
      A necessidade histórica de fortalecimento da epistemologia latino-americana e a possibilidade de pensar alternativas que suplantam o padrão hegemônico, colonial, e modernizante permeia todas as linhas desse trabalho. A ...