Navegação por título
Itens para a visualização no momento 599-618 of 6791
-
O assistente social como mediador cultural em escolas públicas dos bairros de Guamá e Terra firme
(2013-11-07)A intervenção do Assistente Social nas atividades de arte e cultura nas instituições de ensino fundamental e médio nos bairros do Guamá e da Terra Firme. Estudos anteriores constatam que estes não são apenas espaços de ... -
Assistiva: tecnologia para a inclusão social
(Proex/Unila, 2017)Segundo o censo de 2010 do IBGE, mais de 100 mil pessoas apresentam algum tipo de deficiência na região de Joinville, a partir disso, viu-se a necessidade do desenvolvimento de um projeto que pudesse auxiliar o dia-a-dia ... -
Astronomia Guarani como ferramenta para os processos de Interculturalidade.
(2016)Este estudo objetivou analisar processos que apontassem para uma perspectiva intercultural através do trabalho desenvolvido por um centro de ensino de ciência não formal bem como conhecer epistemicamente os conceitos de ... -
Atagbá: Ancestralidade, Corpo e Integração de Saberes
(2021)O corpo do texto se constrói num duplo com meu corpo: a partir da reunião dos fragmentos estilhaçados que são as identidades de travestis, mulheres trans, pretas, indígenas, campesinas, que buscam reintegrar, reconectar ... -
ATE Foz: Proposta de Aplicativo para Aprender Espanhol Enfocado ao Setor Turístico de Foz do Iguaçu
(2022)Este presente trabalho busca elaborar e apresentar um aplicativo (para smartphones que utilizam o sistema operacional Android) de ensino de espanhol para trabalhadores do setor de turismo da cidade de Foz do Iguaçu a ... -
Atelier Pedagófico Bílingue
(Proex/Unila, 2017)O Projeto de Extensão Atelier Pedagógico Bilíngue tem pautado suas ações pelo conceito de surdez enquanto construção social, e não como falta biológica. Neste sentido, traçamos o objetivo de promover a interação social ... -
O Ateliê da infância como espaço de interações e brincadeiras
(Proex/Unila, 2017)O Ateliê da Infância, projeto que está vinculado ao Programa de Extensão Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, foi proposto com o objetivo de oportunizar ... -
Ateliê de artes espaço de ensinar, aprender e criar: uma experiência do 1o PIBID de pedagogia UEL
(Unila, 2014-10)Nesse trabalho, a linha de pesquisa é a rotina escolar e suas implicações no processo de aprendizagens das crianças na primeira infância no Centro Municipal de Educação Infantil de Londrina / PR. Para isso, o suporte ... -
Ateliê de artes espaço de ensinar, aprender e criar: uma experiência do 1o Pibid de pedagogia UEL
(2014-10)Nesse trabalho, o foco de pesquisa é o ateliê de artes e suas contribuições para o ensino e aprendizagem das crianças em um Centro Municipal de Educação Infantil. Para isso, o suporte teórico utilizado foram as discussões ... -
Atención a la salud de los estudiantes extranjeros en las universidades con vocación internacional: demandas, políticas, prácticas y perspectivas para la fruición y el acceso del derecho a la salud de los ingresantes no nacionales en la UNILA y UNILAB
(2017-10-04)A partir de la creación de las universidades con vocación internacional UNILA/PR y UNILAB/CE en 2010, el sistema único de salud pasó a tener demandas de un grupo poblacional específico, “estudiantes extranjeros”. La ... -
Atenção a saúde dos discentes estrangeiros nas universidades com vocação internacional – demandas, políticas e práticas e perspectivas para fruição e acesso do direito à saúde dos ingressantes não nacionais na UNILA e UNILAB
(2017-10-04)A proposta em tela busca conhecer e evidenciar como e de que forma se deu o planejamento e implementação de políticas e práticas de atenção à saúde dos discentes estrangeiros, propondo identificar alterações de cunho ... -
Atenção à Saúde da Criança: Estratégias de Prevenção de Abusos Sexuais em Consultas de Puericultura
(2023)A violência sexual é declarada como um problema crescente de saúde pública e de violação dos direitos humanos, produzindo consequências traumáticas e indeléveis para quem a sofre. As crianças e adolescentes são as maiores ... -
Atenção às Mulheres Vítimas de Violência de Gênero nos Serviços de Saúde de Foz do Iguaçu – PR
(2017)Esta pesquisa tem por objeto a análise observacional da situação de saúde no município de Foz do Iguaçu-PR, no que se refere ao atendimento às mulheres vítimas de violência. Pretende-se estudar como está distribuída a ... -
Atenção integral à saúde da comuindade escolar - AISCE: atenção à fala do escolar
(Proex/Unila, 2017)Em uma aquisição típica de linguaguem do Português Brasileiro, a fonologia é estabilizada aos 5 anos de idade. Crianças que possuem alguma dificuldade na aquisição da fonologia, podem ser diagnosticadas com transtorno ... -
Atendimento Clínico, Cirúrgioco e Laboratorial aos animais de Realeza - PR e região
(Proex/Unila, 2017)O Programa de Atendimento Clínico, Cirúrgico e Laboratorial aos Animais de Realeza-PR e Regiaõ é um ação contínua vinculada às atividades desenvolvidas na Superintendência Unidade Hospitalar veterinária Universitária da ... -
O atendimento educacional aos alunos com altas habilidades/superdotação na Rede Pública Estadual do Paraná: uma história recente
(2016)O atendimento educacional aos alunos com altas habilidades/superdotação na Rede Pública Estadual do Paraná: uma história recente -
O atendimento educacional aos alunos com altas habilidades/superdotação na Rede Pública Estadual do Paraná: uma história recente
(2016)Na presente pesquisa, buscou-se analisar, de modo geral, o atendimento educacional oferecido aos alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) ao longo da história. De modo mais específico, enfatizo-se o panorama ... -
Atendimento psicoeducacional a crianças com problemas de escolarização e TDAH
(Proex/Unila, 2017)O presente trabalho consiste em um relato de experiência oriundo das intervenções em projeto de extensão, pautado nos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural sobre queixas escolares relacionadas ao ...