Navegação por título
Itens para a visualização no momento 493-512 of 6791
-
Aportes del proceso de acreditación ARCU-SUR a la internacionalización de la carrera de Ingeniería Química de la Universidad de la República, Uruguay
(2019-09-04)La internacionalización se define como el proceso de integrar la dimensión internacional/intercultural en la enseñanza, la investigación y el servicio de la institución (1). Para la Universidad de la República las ... -
Aportes Indígenas a la integración
(2013-07-03)Este proyecto tiene como objetivo pensar la integraci ́on mediante los saberes ind ́ ıgenas, los cuales se vieron invisibilizados durante el proceso de colonizaci ́ on, con el fin de homogeneizar la diversidad existente ... -
Aposentadoria de Transexuais: uma Análise do Benefício da Aposentadoria por Idade e Por Tempo de Contribuição em Relação à Transição de Gênero
(2022)O presente estudo visa analisar acerca da aposentadoria por idade e por tempo de contribuição para os transexuais, pessoas que não se identificam com a identidade de gênero que lhe fora atribuída ao nascer. Para tanto, ... -
Apreciaciones del Cooperativismo para el Crecimiento y el Desarrollo de la Economía Paraguaya (1990-2015)
(2017-03-07)En este trabajo se aborda un referencial conceptual sobre diversos términos que están relacionados a la evolución del Cooperativismo como impulsor del crecimiento y del desarrollo en el mundo y, muy específicamente, en el ... -
Aprendendo a matemática jogando
(2014-10)Este trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada através do jogo matemático “Nunca Dez”, utilizado em determinado momento do projeto, cujos resultados foram de extrema significação tanto para com os educandos, ... -
Aprendendo com ritmos africanos: estratégia pedagógica para o ensino de história e cultura africana e de suas diásporas
(2019-12-10)O objetivo deste artigo é discutir possibilidades pedagógicas para a implementação da Lei 10.639/03 a partir do ensino de ritmos africanos e da diáspora africana da América Latina e Caribe. É tomado como base as reflexões ... -
Aprendendo física montando um carrinho seguidor de trilha
(2014-10)Esse trabalho consiste num relato de uma atividade investigativa de ensino de Física por meio da Robótica conduzida com alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual do Santa Cândida, em Curitiba. Foi proposta a construção ... -
Aprender a Empreender: a Influência das Políticas Neoliberais na Educação Média no Paraguai
(2021)Esta pesquisa pretendeu investigar as interferências do capitalismo neoliberal na educação média paraguaia, com foco na adoção do conceito de “aprender a empreender” como um pilar educacional no documento Actualización ... -
Aprender espanhol com literatura: Um encontro cultural na leitura de contos por graduandos em Letras
(2016-08)A Literatura pode ser uma ferramenta no ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) que apoiará a aprendizagem do idioma, considerando o encontro cultural, linguístico e social que se dá por meio de uma nova língua. ... -
Aprender/ensinar saúde brincando: um projeto que trabalha interdisciplinarmente a Educação em Saúde para crianças
(Proex/Unila, 2017)A educação em saúde é uma importante estratégia para auxiliar na promoção e na prevenção da saúde nas populações. Quando trabalhamos temáticas educativas com crianças, o lúdico favorece a compreensão dos assuntos e a ... -
Aprendizagem Conceitual e/ou Orienteção HIstórica? Apropriações e usos do conceito de Consciência Histórica por investigadores portugueses
(2019-12-10)Existem duas concepções que são muito importantes nas discussões atuais sobre ensino e aprendizagem histórica, a aprendizagem conceitual e a orientação histórica. Na primeira a aprendizagem é entendida como o desenvolvimento ... -
Aprendizagem Cooperativa e Inclusão Educacional: Projeto de Extensão Comunidades de aprendizagem no Pampa
(Proex/Unila, 2017)Este artigo compartilha experiência referente ao Projeto Comunidades de Aprendizagem no Pampa, aprovado pelo Edital PDA UNIPAMPA no 375/2016, em execução desde maio de 2017, que tem por objetivo contribuir com a ... -
Aprendizagem de física a partir da experimentação: uma experiência no ensino médio normal
(2014-10)Este trabalho traz reflexões acerca da elaboração e implementação de uma proposta didática para o ensino de Conservação de Energia Mecânica, numa Escola Estadual, turma do Curso de formação de Docentes para a Educação ... -
Aprendizagem e Consciência Histórica: um estudo sobre a Históira Nacional e local nas narrativas de estudantes do ensino fundamental
(Even3, 2018-01-15)Este artigo pretende discutir a pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, sob a orientação da Professora Doutora Marlene Rosa Cainelli. Sustentado nos estudos de Jorn Rusen (2001, ... -
Aprendizagem Histórica e narrativas históricas de jovens estudantes sobre a Guerra do Paraguai: uma experiência PDE
(Even3, 2018-01-15)Este texto tem por objetivo apresentar as reflexões teóricas que fundamentam a implementação didático-pedagógica em fase de execução, de um trabalho de pesquisa do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Buscando ... -
Aprendizagem Histórica e o Programa Educativo Jóvenes y Memoria: Recordamos para el Futuro
(2022)Este trabalho pretende aproximar o processo de Aprendizagem Histórica, preconizado pela Didática da História, à proposta da Pedagogia da Memória empreendida pelo programa educativo Jóvenes y Memoria: Recordamos para ... -
Aprendizagem Histórica e Pedagogia da Memória: Possíveis Diálogos a partir do Programa Educativo Jóvens y Memoria: Recordamos para el Futuro
(2023)Este trabalho pretende aproximar o processo de aprendizagem histórica, preconizado pela Didática da História, à proposta da pedagogia da memória, empreendida pelo programa educativo Jóvenes y Memoria: recordamos para el ... -
Aprendizagem significativa do tema “fotossíntese” no ensino fundamental: um relato de experiência
(2014-10)Um dos principais problemas no ensino de ciências está no distanciamento do conteúdo teórico proposto pelo docente à realidade de vida do aluno. Como o tema da fotossíntese apresenta-se de forma abstrata e distante do ... -
A aprendizagem significativa no ensino de ciências: desafios do professor
(2019-07-18)O presente trabalho traz os aspectos da disciplina Ciências no ensino Fundamental, evidenciando o papel da interdisciplinaridade na abordagem da aprendizagem significativa e sua aplicação em situações cotidianas dos alunos ... -
Aprendizaje autónoma y estratégica a travéz del TÁNDEM Portugués-Español
(SIEPE, 2019)Esta investigación tiene como objetivo identificar y analizar las estrategias de aprendizaje y de comunicación que se utilizan con mayor frecuencia por estudiantes de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana ...