Navegação por título
Itens para a visualização no momento 4126-4145 of 6817
-
A Literatura nas Aulas de Português e Espanhol como Língua Adicional no Ensino Superior da Unila
(2021)A pesquisa apresentada teve como objeto de análise o tema da literatura no ensino de Português Língua Adicional (PLA) e Espanhol Língua Adicional (ELA), disciplinas obrigatórias a todos os cursos de graduação da Universidade ... -
Literatura nas mídias digitais: aproximações a partir do caso de uma livestream “IRL” de Cid Cidoso na Twitch.
(Darandina, 2023)Neste artigo investigamos as fronteiras literárias do texto digital através de uma livestream interativa, buscamos enfocar como o público leitor também exerce o papel de autoria da referida obra ao interagir através do ... -
A Literatura no projeto de extensão “Línguas e culturas para a integração”
(2022)O presente trabalho objetiva analisar como a Literatura pode propiciar um espaço para a oralidade nas aulas de Português como línguas adicional, ou seja, como a Literatura auxilia na aprendizagem de PLA, especificamente, ... -
Literatura, fronteras y (pos) colonialidades en América Latina: una mirada hacia la obra Mapurbe Venganza a Raíz, de David Aniñir Guiltaro
(UNILA, 2016-08)Con el desarrollo del capitalismo en el mundo colonial/moderno los homogeneizadores proyectos literarios nacionales abrenespacio para obras de grupos y autores particulares que escriben desde la realidad rota de una ... -
O livro didático de português língua adicional e os parâmetros de referência do CELPE-BRAS: uma análise da competência comunicativa.
(2014)Para que um aprendiz de língua adicional possa desenvolver a competência comunicativa é necessário que o uso da língua seja adequado linguística e discursivamente, ao mesmo tempo em que esteja situado e propositado. O ... -
Livros de pano: Expressões da vida urbana.
(Proex/Unila, 2018-11-30)Este projeto visa capturar a percepção de crianças de 8 a 10 anos de Foz do Iguaçu na Escola Municipal Rosália de Amorim Silva; suas experiências no contexto urbano, enfatizando o uso da paisagem socioambiental, através ... -
Líbano: um dos maiores receptores de refugiados do mundo
(Graduação em Relações Internacionais e Integração, 2018-11-05)O artigo tem por objetivo analisar quais fatores fizeram do Líbano, um dos maiores receptores de refugiados do mundo, nos últimos dois séculos. Para isso, analisou-se três grandes ondas de refúgio, a armênica, a palestina ... -
A Língua Brasileira de Sinais sob as Perspectivas da Teoria Histórico-Cultural e do Dialogismo
(2022)A pesquisa objetiva compreender as características de linguagem/língua na produção de um enunciado concreto em Libras, a considerar os significados e os sentidos constituídos pelos interlocutores no processo de interação ... -
A língua da memória: o esquecimento necessário
(2016-08)Laura Alcoba é uma escritora argentina que vive na França desde 1979, quando, aos dez anos partiu para se encontrar com a mãe, refugiada política do período da Ditadura Militar no país. Em seu primeiro livro, La casa de ... -
Língua e Educação: considerações sobre um Programa Polítco-Pedagógico voltado à Manutenção da Língua Pomerana no Espírito Santo
(2014-11)O Brasil tem despertado para um movimento de promoção das línguas minoritárias, e nesse despertar as questões linguísticas ganharam iniciativas nas esferas federal, estadual e municipal. Entre elas, podemos destacar programas ... -
Língua e o Nacionalismo no Brasil: Glotopolítica e Campanha de Nacionalização no Estado Novo
(2021)O presente trabalho é um estudo sobre as ações glotopolíticas promovidas durante o Estado Novo, compreendidas como parte de um projeto político nacionalista específico direcionado a combater e controlar grupos sociais ... -
A Língua Espanhola no espaço da Tríplice Fronteira
(2014-11)Considerar as circunstâncias sócio-históricas dentro das quais tem se articulado o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), na UNIOESTE (Universidade Oeste do Paraná)-campus de Marechal Cândido Rondon e ... -
A Língua Materna como Instrumento Didático-Pedagógico no Ensino de Língua Adicional: o Caso de uma Escola de Idiomas de Foz do Iguaçu
(2021)Ainda que as inovações tecnológicas modifiquem a forma como nos comunicamos e atribuímos sentido no contexto educativo, o dilema quanto à inclusão ou exclusão da língua materna no processo de aquisição linguística continua ... -
Língua portuguesa para a UNILA: um relato de experiência
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)O objetivo deste resumo é apresentar um relato de experiência do Curso de português para falantes de outras línguas, no âmbido do Projeto de Extensão Língua Portuguesa para a UNILA. Este projeto oferece o curso supracitado ... -
Língua, Educação e Interculturalidade na perspectiva Indígena
(2014-11)O presente artigo trata de algumas considerações sociopolíticas sobre o lugar e o papel das línguas nas cosmologias indígenas e no campo da educação indígena, escolar ou tradicional, numa perspectiva intercultural. Trata-se ... -
Língua, identidade e memória em Movimento: Uma proposta didática para o ensino de espanhol em uma escola de assentamento/acampamento
(UNILA, 2016-08)O ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira/adicional (LEA) não é uma realidade presente apenas no contexto urbano. O campo também oportuniza aos alunos o contato outras línguas e culturas; no entanto, tal contexto ... -
Línguas em contato: a expressão da bilingualidade nos documentos oficiais paraguaios
(UNILA, 2016-08)O presente trabalho é um recorte de tese em estado inicial e tem por objetivo analisar a forma como a língua espanhola e a língua guarani são apresentadas no discurso das políticas linguísticas, expressas pelo Estado nas ... -
"As Línguas Fazem-nos Ser": superdiversidade e letramento escolar em cenário transfronteiriço
(2014-11)Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o que constitui a pai- sagem linguística do cenário fronteiriço Brasil, Paraguai, Argentina e os entrelaçamentos dessa paisagem com o letramento escolar. Além do mul- tilinguismo ... -
Línguas, identidades culturais, migrações e narrativas : um estudo sobre falantes de árabe em Foz do Iguaçu
(Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, 2018-12-17)Considerando o contexto de migrações transnacionais e suas implicações socioculturais, esta tese tem por objetivo apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa desenvolvida com o intuito de analisar discursos sobre ... -
Líquidos iônicos como novos meios para métodos eletroquímicos
(2016-05-24)Os líquidos iônicos (LIs) como o tetrafluoroborato de 1-butil-3-metilimidazólio (BMI.BF4) e o hexafluorofosfato de 1-butil-3-metilimidazólio (BMI.PF6) podem ser utilizados como eletrólitos para diferentes reações eletroquímicas. ...