Navegação por título
Itens para a visualização no momento 4110-4129 of 6791
-
A literatura feminina latino-americana e o ensino de português como língua de acolhimento: uma proposta didática intercultural, antimachista e antirracista.
(2023)Esta pesquisa foi conduzida por meio do estudo de teorias voltadas ao ensino de línguas estrangeiras, com ênfase no ensino de português como língua de acolhimento. Ademais, fundamentaram as discussões, reflexões e propostas ... -
A literatura infantil como importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita
(2014-10)A proposta desse artigo é relatar as experiências vivenciadas em uma turma de 4o ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Foz do Iguaçu - Paraná, na qual é aplicado um projeto de incentivo a ... -
A literatura infantil na aprendizagem da leitura e escrita dos alunos do 4o ano do ensino fundamental
(2014-10)O presente texto apresenta uma síntese do trabalho realizado pelo Subprojeto de Pedagogia/UNIOESTE/Foz do Iguaçu do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é desenvolver a leitura e ... -
A literatura infantil no processo de humanização das crianças na educação infantil
(2014-10)Pretendemos neste artigo destacar a importância da intencionalidade da prática docente voltada para a humanização na Educação Infantil. Para tanto, questionamos: “Como a literatura contribui no processo de organização ... -
A Literatura nas Aulas de Línguas para Crianças: Análise de Experiência no Ensino Fundamental
(2022)Este trabalho tem como objetivo averiguar os procedimentos de ensino de espanhol com livros infantis propostos pelo projeto de extensão universitária “Vivendo Livros”, em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental, ... -
A Literatura nas Aulas de Português e Espanhol como Língua Adicional no Ensino Superior da Unila
(2021)A pesquisa apresentada teve como objeto de análise o tema da literatura no ensino de Português Língua Adicional (PLA) e Espanhol Língua Adicional (ELA), disciplinas obrigatórias a todos os cursos de graduação da Universidade ... -
Literatura nas mídias digitais: aproximações a partir do caso de uma livestream “IRL” de Cid Cidoso na Twitch.
(Darandina, 2023)Neste artigo investigamos as fronteiras literárias do texto digital através de uma livestream interativa, buscamos enfocar como o público leitor também exerce o papel de autoria da referida obra ao interagir através do ... -
A Literatura no projeto de extensão “Línguas e culturas para a integração”
(2022)O presente trabalho objetiva analisar como a Literatura pode propiciar um espaço para a oralidade nas aulas de Português como línguas adicional, ou seja, como a Literatura auxilia na aprendizagem de PLA, especificamente, ... -
Literatura, fronteras y (pos) colonialidades en América Latina: una mirada hacia la obra Mapurbe Venganza a Raíz, de David Aniñir Guiltaro
(UNILA, 2016-08)Con el desarrollo del capitalismo en el mundo colonial/moderno los homogeneizadores proyectos literarios nacionales abrenespacio para obras de grupos y autores particulares que escriben desde la realidad rota de una ... -
O livro didático de português língua adicional e os parâmetros de referência do CELPE-BRAS: uma análise da competência comunicativa.
(2014)Para que um aprendiz de língua adicional possa desenvolver a competência comunicativa é necessário que o uso da língua seja adequado linguística e discursivamente, ao mesmo tempo em que esteja situado e propositado. O ... -
Livros de pano: Expressões da vida urbana.
(Proex/Unila, 2018-11-30)Este projeto visa capturar a percepção de crianças de 8 a 10 anos de Foz do Iguaçu na Escola Municipal Rosália de Amorim Silva; suas experiências no contexto urbano, enfatizando o uso da paisagem socioambiental, através ... -
Líbano: um dos maiores receptores de refugiados do mundo
(Graduação em Relações Internacionais e Integração, 2018-11-05)O artigo tem por objetivo analisar quais fatores fizeram do Líbano, um dos maiores receptores de refugiados do mundo, nos últimos dois séculos. Para isso, analisou-se três grandes ondas de refúgio, a armênica, a palestina ... -
A Língua Brasileira de Sinais sob as Perspectivas da Teoria Histórico-Cultural e do Dialogismo
(2022)A pesquisa objetiva compreender as características de linguagem/língua na produção de um enunciado concreto em Libras, a considerar os significados e os sentidos constituídos pelos interlocutores no processo de interação ... -
A língua da memória: o esquecimento necessário
(2016-08)Laura Alcoba é uma escritora argentina que vive na França desde 1979, quando, aos dez anos partiu para se encontrar com a mãe, refugiada política do período da Ditadura Militar no país. Em seu primeiro livro, La casa de ... -
Língua e Educação: considerações sobre um Programa Polítco-Pedagógico voltado à Manutenção da Língua Pomerana no Espírito Santo
(2014-11)O Brasil tem despertado para um movimento de promoção das línguas minoritárias, e nesse despertar as questões linguísticas ganharam iniciativas nas esferas federal, estadual e municipal. Entre elas, podemos destacar programas ... -
Língua e o Nacionalismo no Brasil: Glotopolítica e Campanha de Nacionalização no Estado Novo
(2021)O presente trabalho é um estudo sobre as ações glotopolíticas promovidas durante o Estado Novo, compreendidas como parte de um projeto político nacionalista específico direcionado a combater e controlar grupos sociais ... -
A Língua Espanhola no espaço da Tríplice Fronteira
(2014-11)Considerar as circunstâncias sócio-históricas dentro das quais tem se articulado o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), na UNIOESTE (Universidade Oeste do Paraná)-campus de Marechal Cândido Rondon e ... -
A Língua Materna como Instrumento Didático-Pedagógico no Ensino de Língua Adicional: o Caso de uma Escola de Idiomas de Foz do Iguaçu
(2021)Ainda que as inovações tecnológicas modifiquem a forma como nos comunicamos e atribuímos sentido no contexto educativo, o dilema quanto à inclusão ou exclusão da língua materna no processo de aquisição linguística continua ... -
Língua portuguesa para a UNILA: um relato de experiência
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)O objetivo deste resumo é apresentar um relato de experiência do Curso de português para falantes de outras línguas, no âmbido do Projeto de Extensão Língua Portuguesa para a UNILA. Este projeto oferece o curso supracitado ... -
Língua, Educação e Interculturalidade na perspectiva Indígena
(2014-11)O presente artigo trata de algumas considerações sociopolíticas sobre o lugar e o papel das línguas nas cosmologias indígenas e no campo da educação indígena, escolar ou tradicional, numa perspectiva intercultural. Trata-se ...