Navegação por título
Itens para a visualização no momento 4097-4116 of 6802
-
Os limites da teoria geral de Keynes ao entendimento da realidade da periferia: uma discussão a partir da obra de Celso Furtado
(2015-05)Furtado é referência no pensar a realidade da América Latina. Consciente das especifi cidades nacionais se insere no grupo de economistas responsáveis por elaborar um pensamento autônomo em relação ao centro. Assim como ... -
Limnologia
(UNILA, 2018-02)Caderno de Resumos de Trabalhos da Área temática Limnologia, do XXXII Congresso Brasileiro de Zoologia -
A linguagem LOGO como alternativa para o parendizado de alunos surdos
(Proex/Unila, 2017)O trabalho tem como objetivo a constituição de um glossário computacional com as principais palavras reservadas da linguagem LOGO para estimular a lógica de computação e facilitar a interação tecnológica de alunos surdos, ... -
Linguagens, integração e culturas migrantes: construindo estratégias de acolhimento a partir da iniciação científica
(2016-10)Recobrando sua condição antiga de “terra de promessas”, o Brasil, ao longo das últimas décadas, tem recebido um crescente número de migrantes, especialmente vindos de outros países latino-americanos, de inúmeras nações ... -
A linguística contrastiva como ferramenta para o trabalho com a diversidade do Português e do Espanhol na formação inicial e continuada do professor de Línguas Estrangeiras / Adicionais
(2014-11)Este texto é uma versão do conteúdo da comunicação oral intitulada “La interferencia en la forma, en el significado y en la distribución de unidades léxicas entre lenguas románicas”, apresentada no X Congreso Internacional ... -
A Linguística e a Saúde na Fronteira – uma Abordagem Multidisciplinar
(2020)Por se tratar de uma região fronteiriça, a cidade de Foz do Iguaçu abarca uma variedade etnicocultural considerável e, por conseguinte, a presença de vários idiomas concomitantes, podendo estes mesclarem-se, ou causarem ... -
A Linha de Cor é o Fio de Ouro: o Papel da Raça e da Escravidão na Formação do Sistema Internacional Moderno
(2023)O objetivo central do artigo é de denotar o papel da raça e da escravidão na formação do sistema internacional moderno partindo do conceito teórico da linha de cor. Para isso, analisa-se o imperialismo europeu como elemento ... -
Literacidad crítica, análisis del discurso y Didáctica de Lenguas para la creación de materiales didácticos en el contexto de la integración latinoamericana y del Mercosur.
(2015-11)El presente trabajo se presenta como intento de dar cuenta de la compleja diversidad socio-lingüistica al interior de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA), con el fin de poder, a través del ... -
A Literatura de Fabián Severo: Tensões em Torno do Território, da Língua e da Comunidade
(2022)Fabián Severo (Artigas, Uruguai, 1981) utiliza do portunhol para escrever sua literatura a partir do dialeto aprendido na infância conhecido pelos linguistas como Dialectos Portugueses del Uruguay. Severo cria a escrita ... -
Literatura de língua espanhola para quê? Uma questão de direito
(Unila, 2016-08)Não são apenas teóricos, críticos e historiadores da literatura, senão professores e alunos da Escola Básica que se perguntam: literatura para quê? Podemse apresentar várias respostas, uma vez que muitas são as funções ... -
Literatura e (re)existência: a voz marginalizada da periferia como empoderamento popular
(2017-04)Este estudo apresenta reflexões sobre a produção literária de autores de classes sociais menos desfavorecidas, destacando, sobretudo, negros silenciados no meio literário que encontram dificuldades para publicação em ... -
A literatura e a falta: o caso de Emma Bovary
(2017-10)Este artigo pretende abordar a literatura como um meio para falar da falta – no sentido psicanalítico do termo, através do reencontro inventivo que o texto literário possibilita para com o Real. O reencontro acontece com ... -
Literatura e história em Rennée Ferrer: La Querida
(2016-08)A narrativa La Querida (2008), de Rennée Ferrer, representa temas como a ditadura, o exílio e a opressão. Pelo viés dos Estudos Culturais, buscamos compreender como a autora paraguaia problematiza questões que marcaram ... -
Literatura e outras manifestações culturais no ensino de espanhol como língua adicional (E/LA)
(2016-08)O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre o trabalho com a literatura e outras manifestações culturais nas aulas de espanhol como língua adicional na UNILA – Universidade Federal da Integração ... -
Literatura e paisagem na tríplice fronteira
(2016-10)La investigación consistió en el estudio, levantamiento y posterior análisis de los escenarios poéticos como territorio geográfico y simbólico en textos literarios escritos en regiones próximas a la triple frontera y sus ... -
A Literatura e suas Fronteiras: políticas da tradução em Feiras Internacionais do Livro Andinas
(2014-11)O trabalho discute os trânsitos da literatura brasileira e andina para além de suas fronteiras políticas/geográficas, ou seja, sua circulação nas Feiras Internacionais de Livro destas regiões. A partir da observação das ... -
Literatura e Teologia em diálogo no Cántico Espiritual de San Juan de la Cruz
(2016-08)Ao longo da história, o homem buscou na literatura a inspiração para a construção de suas obras literárias. Com isso, percebese que a literatura é um campo aberto para outras correntes, por exemplo, a teologia, a filosofia, ... -
A Literatura Espanhola e suas verdades censuradas
(2016-08)Através do caminho pelo qual nos conduzem as narrativas, a experiência nos chega por expressões múltiplas, mais ou menos diretas e provocadoras. Em repetidos contextos históricos, o que uns denominam de 'manutenção da ... -
A literatura feminina latino-americana e o ensino de português como língua de acolhimento: uma proposta didática intercultural, antimachista e antirracista.
(2023)Esta pesquisa foi conduzida por meio do estudo de teorias voltadas ao ensino de línguas estrangeiras, com ênfase no ensino de português como língua de acolhimento. Ademais, fundamentaram as discussões, reflexões e propostas ... -
A literatura infantil como importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita
(2014-10)A proposta desse artigo é relatar as experiências vivenciadas em uma turma de 4o ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Foz do Iguaçu - Paraná, na qual é aplicado um projeto de incentivo a ...