Navegação por título
Itens para a visualização no momento 3656-3675 of 6835
-
Interculturalidade me foco: as (des) semelhanças entre culturas no ensino da língua inglesa
(Unila, 2014-10)O texto aqui apresentado demonstra direcionamentos usados na elaboração de um plano de aula da disciplina de Inglês no projeto PIBID, bem como a reflexão envolvida neste processo de construção. O texto também mostra como ... -
Interculturalidade: a complexidade constitutiva de políticas culturais
(2013-11-07)Uma das lições que o texto de Michel Certeau (1984) “Walking in the city” nos ensina que “caminhar na cidade” do século XXI tornouse absorvente devido às inúmeras vitrines que oferecem produtos identitários irrecusáveis, ... -
A interdisciplinaridade contra a reprodução da razão metonímica: o uso do Auto da Compadecida no ensino de pensamento social brasileiro
(2014-10)Este trabalho tem por objetivo, confrontar a teoria de Boaventura de Sousa Santos (2002), que propõe a sociologia das ausências como superação da razão metonímica, com a prática de ensino de Sociologia e Literatura, em ... -
Interdisciplinaridade e motivação na escola
(Unila, 2014-10)Esta comunicação tem o objetivo de demonstrar a importância da interdisciplinaridade entre as disciplinas das licenciaturas em Português e Francês, visto que a interdisciplinaridade concretiza-se “na articulação das ... -
Interdisciplinaridade e pedagogia freinet: uma combinação possível
(Unila, 2014-10)O presente trabalho tem como objetivo apresentar um projeto interdisciplinar desenvolvido no contexto do projeto PIBID Interdisciplinar da UEPG. O projeto fundamenta-se na pedagogia de Freinet, que é apresentada ao longo ... -
A interdisciplinaridade enquanto ação subjetiva: a importância da ação docente no processo ensino/aprendizagem
(2014-10)O presente texto vem apresentar uma reflexão acerca do papel desempenhado pela prática interdisciplinar. Considerando a interdisciplinaridade como ação do sujeito, traçaremos algumas considerações acerca das dificuldades ... -
Interdisciplinaridade na prática pedagógica
(Unila, 2014-10)O aluno bolsista/PIBID deve estar aberto ao desenvolvimento de novos conhecimentos para ser utilizado em sua futura docência. Visando esta intenção buscamos compreender o que é a interdisciplinaridade por meio de fontes ... -
A interdisciplinaridade no Colégio Estadual Newton Guimarães
(2014-10)A interdisciplinaridade é um processo de integração de disciplinas que possuem um objeto em comum. Dessa forma, este projeto foi realizado com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Newton Guimarães, ... -
A interdisciplinaridade no ensino da arte
(2014-10)O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma das propostas desenvolvidas no âmbito do Projeto PIBID Interdisciplinar Artes Cênicas e Música, discutindo o ensino da Arte no âmbito educacional. Para tanto, são ... -
Interdisciplinaridade no ensino médio: experiências de discentes - PIBID/PUCPR – no subprojeto interdisplinar no Colégio Estadual Lysímaco Ferreira da Costa
(Unila, 2014-10)Relato de experiência de bolsistas do subprojeto interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, integrado do Colégio Estadual ... -
Interdisciplinaridade: um casamento perfeito entre a música e o teatro
(Unila, 2014-10)Este texto apresentará a experiência de inserção da primeira ação prática das autoras em uma das escolas participantes do projeto PIBID Interdisciplinar – Artes Cênicas e Música, da Universidade Estadual de Maringá. A ... -
Os interesses sociais e as relações de poder voltadas as questões indígenas
(Even3, 2018-01-15)Esta pesquisa foi desenvolvida sob o aporte teórico e metodológico da Educação Histórica, cujos fundamentos científicos estão pautados na epistemologia da História e na teoria da Consciência Histórica (RÜSEN, 2010). Por ... -
Interfaces entre la conservación de la naturaleza y las políticas educativas latinoamericanas
(2018-09-03)Las políticas públicas educativas latinoamericanas integran heterogéneamente diversas temáticas afines a la conservación de la naturaleza, mientras tanto las políticas de conservación biológica son insuficientes para ... -
A Interlíngua escrita de aprendizes de espanhol/LE na modalidade EAD e o papel da instrução com foco na forma (IFF) para a correção de erros gramaticais
(UNILA, 2016-08)Este trabalho é fruto de uma pesquisa em andamento que se propõe a investigar o papel da Instrução com Foco na Forma (IFF) para a correção dos erros gramaticais sobre o uso do verbo na interlíngua escrita de aprendizes ... -
Internacionalización endógena y solidaria: Experiencias de Redes en la en la Universidad Nacional de Pilar- Paraguay
(2019-09-04)La integración regional universitaria en el contexto actual plantea importantes desafíos a la academia y a los sectores sociales organizados de nuestros países latinoamericano .La alternativa al modelo hegemónico es la ... -
Internacionalización y movilidad académica docente en la Facultad de Psicología de la Universidad de la República
(2019-09-04)La Internacionalización de la Educación Superior (IES), ha cobrado mayor fuerza y se ha posicionado en la agenda educativa internacional, a partir de la última década del siglo XX. Si bien la internacionalización no se ... -
A internacionalização da educação superior e o Programa de Estudantes - Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)
(2019-09-04)A internacionalização da educação superior não é um processo recente, entretanto, desenvolveu novas conotações nos últimos 30 anos devido, sobretudo, à globalização. Neste contexto, uma sociedade inovadora foi sendo moldada ... -
Internacionalização da Educação Superior no Brasil no marco do Projeto de Integração da UNILA: o caso dos estudantes haitianos (2015-2019)
(2023)Em busca de melhores condições de vida, muitos cidadãos haitianos começaram a tentar ganhar a vida no exterior, seja por meio de migração irregular ou migração regular para outros países da região ou externos a ela. A ... -
A internacionalização da extensão: a ruptura de Fronteiras do Programa Centro de Referência em apoio às Famílias
(Proex/Unila, 2017)O presente trabalho objetiva expor as atividades realizadas pelo Centro de Referência em Apoio as Famílias- CRAF, que contempla o Programa de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O programa CRAF é a ... -
Internacionalização das IES e a linguagem institucional Português-Inglês
(2019-09-04)O processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) recrudesceu durante a última década, culminando em práticas de cooperação de ensino, pesquisa e mobilidade acadêmica. Juntamente à essa visibilidade ...