Navegação por título
Itens para a visualização no momento 2836-2855 of 6791
-
Experiências do Pibid matemática no Colégio Estadual Manoel Ribas
(Unila, 2014-10)Ao entrar em sala de aula, o professor encontra vários desafios, dentre eles, o de formar alunos capazes de resolver problemas encontrados no seu dia-a-dia. O impacto, ao entrar em sala de aula e responder a esse desafio, ... -
Experiências do Pibid no Colégio Estadual Cristo Rei: a vivência escolar contribuindo para formação docente
(Unila, 2014-10)Na maioria das áreas de ensino de graduação era priorizada a formação de bacharéis, mas ao longo dos anos esse cenário veio se modificando de forma positiva com a valorização das licenciaturas. Este trabalho mostra as ... -
Experiências Pibidianas: importância da prática docente
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas experiências docentes vivenciadas pelos pibidianos do subprojeto “Tecnologias e formação de professores para o ensino de Matemática” da UNESPAR, campus de União da ... -
A experiênica de oficinas de nivelamento e integração dos alunos de diferentes áreas de conhecimento participantes do projeto de extensão "Apoio à Análise de Estudo de Impacto de Vizinhança - EIV
(Proex/Unila, 2017)Este trabalho relata as oficinas de nivelamento e integração realizadas com alunos de diferentes áreas, participantes do projeto de extensão “Apoio à análise de Estudo de Impacto de Vizinhança - EIV”. O objetivo é ... -
Experimentaciones estéticas en el territorio periférico de Buenos Aires: la mirada de Ariel Magnus
(UNILA, 2016-08)Este trabajo, que trata de la fragmentación narrativa y experimentaciones estéticas en la novela La 31 (una novela precaria), de Ariel Magnus, se orienta en el sentido de pensar de qué forma las posibilidades encontradas ... -
Experimentação no ensino de ciências com enfoque em matéria e energia
(Proex/Unila, 2017)O texto trata dos resultados do projeto “Experimentação no ensino de ciências com enfoque em matéria e energia” que oportunizou em 2017 a capacitação de professores de ciências. A pesquisa foi de natureza qualitativa ... -
Experimentação no ensino de química: proposta de ensino utilizando o açafrão como indicador ácido-base
(Unila, 2014-10)O objetivo deste trabalho foi utilizar o açafrão como indicador ácido-base, tanto em solução como em papel indicador.Os resultados mostraram que as preparações dos indicadores se mantiveram estáveis. Em seguida, foi ... -
Experimentação problematizadora no ensino de química: reatividade de compostos saturado einsaturados, utilizando os três momentos pedagógicos de Delizoicov
(Unila, 2014-10)Este trabalho apresenta uma proposta de utilização dos três momentos pedagógicos de Delizoicov na problematização do experimento – Reatividade de Compostos Saturados e Insaturados - como auxílio no processo de ... -
Experimento cativante
(Unila, 2014-10)A partir das dificuldades encontradas pelo grupo do PIBID em conseguir melhorar a aprendizagem dos alunos, realizamos observações em salas de aulas, com intuito de diagnosticar em reuniões medidas que melhorassem a ... -
Experimentos de baixo custo em aulas de física no ensino médio: duas propostas
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem por objetivo estimular a utilização de experimentos de baixo custo como ferramenta didática em aulas de Física no Ensino Médio, tendo em vista a baixa exploração deste recurso por dificuldades apresentadas ... -
Explorando o pensamento algébrico por meio do jogo pega varetas
(Unila, 2014-10)Este trabalho está inserido no eixo Experiências de Ensino e Aprendizagem: PIBID e a Escola. Relata uma experiência com alunos de 8o e 9o ano que participam do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ... -
Explosão Social 2019: a Proposta Rejeitada da Nova Constituição Chilena
(2022)No final do ano de 2019, uma grande revolta popular estourou nas ruas de Santiago do Chile, exigindo o rebaixamento do preço dos metrôs após o anúncio do aumento da tarifa deste último pelo governo do presidente Sebastian ... -
Exposición: “Cómo Hacer Cosas con Palabras” 1955_ John Langshaw Austin
(Curso de Filosofía de Lenguaje._ Pro. Tito Flores, 2018-12-12)Exposición de los textos fundamentales en la tradición de la filosofía del lenguaje anglosajona. Conferencias de John Langshaw Austin “Cómo Hacer Cosas con Palabras” 1955. -
Exposição do curso de Arquitetura e Urbanismo | 16.07.2014
(2019-02-13) -
Extensão e Pandemia
(2022)A pandemia de Covid-19, que teve início em março de 2020, transformou o mundo de muitas maneiras. Também a educação, fortemente embasada em atividades presenciais. A extensão, um dos tripés que sustentam a educação superior, ... -
Extensão entendendo os fenômenos da natureza: ênfase na atmosfera terrestre
(Proex/Unila, 2017)O projeto de extensão "Entendendo os Fenômenos da Natureza” é vinculado aos cursos de graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Unila, e desenvolvido em ... -
Extensão no LATUR - Laboratório de Pesquisa em Turismo
(Proex/Unila, 2017)O Programa “Extensão no LATUR – Laboratório de Pesquisa em Turismo”, vinculado ao Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, visa agregar os projetos de extensão a serem vinculados ... -
Extensão Rural e Assistência Técnica no Município de Matelândia (PR): a Perspectiva de Extensionistas e de Agricultores Familiares
(2023)Ao tratar da assistência técnica e extensão rural como tema central, faz-se recapitular o contexto histórico por trás do tema de extensão pública e gratuita. A agricultura familiar é responsável por produzir 70 % do ... -
Extensão Tecnológica e hardware livre: resultados do projeto de robótica pedagógica com arduino do IFC-Campus Luzerna nas Escolas Públicas do Meio-Oeste Catarinense
(Proex/Unila, 2017)Este trabalho analisa o projeto extensionista de robótica pedagógica com base em tecnologia Arduino desenvolvido em 2016 e 2017 no Campus Luzerna do Instituto Federal Catarinense – IFC cujo objetivo principal é a realização ... -
Extensão UNILA
(2019-02-13)