Navegação por título
Itens para a visualização no momento 2409-2428 of 6821
-
O ensino de línguas estrangeiras no IFRJ: um estudo discursivo
(2016-08)Esta comunicação tem o objetivo de apresentar os encaminhamentos de uma pesquisa em desenvolvimento que participa das discussões da vertente teórica que integra questões da linguagem com as investigações sobre o trabalho ... -
O ensino de línguas na fronteira – o diálogo entre pesquisa e ensino e as contribuições para a formação do professor de espanhol como língua estrangeira
(UNILA, 2016-08)Apresentase um trabalho de pesquisa e ensino realizado entre docentes e acadêmicos do Curso de Letras Português e Espanhol, considerando a posição geográfica do município de Foz do Iguaçu, fronteiriça com o Paraguai e ... -
O ensino de matemática em duas escolas profissionalizantes: Brasil e Portugal, no período de 1942 a 1978
(Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Rio Claro), 2016)As escolas técnicas foram criadas com o objetivo de formar e qualificar trabalhadores para atuarem no campo industrial e comercial. Esse vínculo da escola com a indústria desenvolveu um tipo de ensino próprio para o ... -
O ensino de operações de linguagem para internalização do gênero redação do ENEM
(Unila, 2014-10)Este artigo relata nossa experiência, como bolsistas do subprojeto Letras/Português – PIBID/UENP, no planejamento e elaboração de uma sequência didática para ensino do gênero textual redação do ENEM destinada aos alunos ... -
Ensino de paisagismo no Brasil: gênero e filiação universitária nos quadros docentes e na produção científica em periódicos e anais de encontros de ensino de arquitetura e urbanismo (1994-2016)
(2017-10-04)Las desigualdades manifestadas en términos de clase social, género y raza, no sólo son raras en los grandes currículos de los cursos, como el mercado, la docencia y la investigación en Arquitectura, Urbanismo y Paisajismo ... -
Ensino de português aos imigrantes haitianos em Presidente Getúlio: breve relato de experiência
(Proex/Unila, 2017)Esta comunicação objetiva apresentar as experiências docentes e de assistência ao ensino do curso de extensão “Português para estrangeiros” ofertado pelo Instituto Federal Catarinense – Campus Ibirama. A atividade de ... -
Ensino de pronúncia do Espanhol como Língua Estrangeira: reflexões e propostas didáticas
(2019-05-29)Este trabalho teve como objeto de estudo o ensino de pronúncia do espanhol como língua estrangeira (ELE). A discussão parte da observação de que o ensino de pronúncia nem sempre foi considerado relevante no ensino de ... -
O ensino de química abordando as controvérsias do método científico
(Unila, 2014-10)O objetivo deste trabalho é apresentar como as concepções acerca do método científico no ensino básico influenciam no aprendizado de química por estudantes da educação básica. Para isso, foi elaborada uma unidade didática ... -
Ensino de segunda língua: Uma contribuição para o desenvolvimento da competência interacional na escrita
(UNILA, 2016-08)O presente estudo visa a uma investigação acerca das dificuldades encontradas por falantes nativos de espanhol, aprendizes de português como segunda língua, quanto ao processamento textual de diferentes gêneros textuais, ... -
Ensino domiciliar/homeschooling e a educação pública no Brasil
(2019-12-09)Este artigo tem como objetivo identificar e analisar o avanço do homeschooling (ensino domiciliar) no cenário político brasileiro, considerando-se, sobretudo, a conjuntura atual. A análise foi realizada por meio de estudos ... -
O ensino dos aspectos gerais da África, uma proposta de aula para o 9o ano do Ensino Fundamental no Projeto PIBID
(Unila, 2014-10)O trabalho apresenta reflexões e uma proposta para o ensino da história da África, história da escravidão no Brasil e os aspectos gerais do continente africano no subprojeto PIBID para o ensino fundamental, na série 9o. ... -
Ensino dos números de forma lúdica: Bingo de Decimais
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem por objetivo fazer um relato da experiência da aplicação do jogo bingo de decimais com110 estudantes de três turmas do 7° ano do Colégio Estadual Santa Cândida – Ensino Fundamental, Médio e Profissional, ... -
O Ensino e Aprendizagem da História em Livros Didáticos do Novo Ensino Médio
(2023)Este trabalho tem como objetivo analisar a reforma curricular implementada no Novo Ensino Médio no Brasil a partir de 2022, focando na análise de um dos volumes da coleção de material didático "Identidade Em Ação", produzida ... -
Ensino e aprendizagem de inglês nas séries iniciais: o papel do lúdico pedagógico
(Unila, 2014-10)Através da globalização crescente das últimas décadas o inglês tornou-se cada vez mais presente em nossa sociedade. No entanto, o ensino da língua inglesa nas séries iniciais das escolas municipais não é matéria obrigatória, ... -
Ensino escolar da geopolítica e sua importância na alfabetização geográfica
(Unila, 2014-10)Quando se propõe uma discussão teórico-metodológica do ensino da Geografia, diretamente deve-se ligá-la a prática docente hoje exercida na escola sobre a perspectiva dessa disciplina. Essa prática docente, juntamente com ... -
Ensino Integrado Plurilíngue e Educação no Paraguai: entre Bilinguismo e Castellanización
(2022)Este trabalho busca refletir sobre o estado atual da Educação Bilíngue no Paraguai e examinar os documentos orientadores do ensino formal paraguaio do primeiro ciclo da Educación Escolar Básica, focando nas diretrizes para ... -
O ensino médio em foco: a utilização de jogos matemáticos, uma análise
(Unila, 2014-10)Este trabalho relata uma experiência desenvolvida com o objetivo de avaliar as potencialidades da utilização de jogos matemáticos no Ensino Médio. A experiência foi realizada em duas turmas de 1a série de um Colégio da ... -
O ensino não-formal e a construção de conceitos sobre astronáutica
(2018-08)O conhecimento necessita ser organizado para se diferenciar da experimentação espontânea. É preciso passar por etapas e concretizar determinadas temáticas nos espaços educativos. Uma das etapas do ensino por investigação ... -
O ensino por investigação e a possibilidade de elaborar hipóteses: a fermentação e seu caráter investigativo
(Unila, 2014-10)Este trabalho teve como objetivo aplicar a Situação de Estudo introduzindo na aula experimental o ensino por investigação e analisar a familiaridade com que os alunos desenvolveriam hipóteses a respeito de determinado ... -
Ensino-aprendizagem multidisciplinar do microcosmo ao macrocosmo - através do olhar de George Gamow
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)O projeto de extensão de ensino-aprendizagem multidisciplinar do microcosmo ao macrocosmo tem por finalidade desenvolver ferramentas cognitivas que propiciem a apreensão, compreensão e familiarização das unidades mínimas ...