Navegação por título
Itens para a visualização no momento 2367-2386 of 6821
-
O ensino da língua inglesa na cultura dos habitantes nativos
(Unila, 2014-10)O trabalho a seguir, primeiramente analisa os documentos Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o ensino de Língua Estrangeira Moderna no Paraná sobre o ensino da língua ... -
O Ensino da Matemática com Jogos e Recursos Lúdicos para Estudantes PCD no 1º Ano do Ensino Médio Regular Inclusivo: uma Proposta Metodológica por Conteúdo
(2023)O lúdico nas aulas de matemática passa a ter o caráter de material de ensino quando se considera que atividades com jogos podem levar os alunos PcD a exercitar o raciocínio. Os estudos aqui realizados apontam para a ... -
O ensino da relação médico-paciente nas Faculdades de Medicina das Universidades Públicas do Estado do Paraná
(2014)Investigar o ensino da Relação Médico-Paciente nas escolas médicas de Universiddes públicas do Estado do Paraná. Identificar a inserção curricular da relação médico-paciente, assim como avaliar o estabelecimento de empatia ... -
O ensino das Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química no Ensino Médio: um estudo a partir da “visão” dos estudantes dos 3 os anos, surdos e ouvintes, em relação a questão de conteúdo, estrutura física, materiais pedagógicos e da metodologia
(2017-07-18)O desafio atual imposto à escola, baseia-se no discurso da inclusão, atribuindo ao contexto escolar, espaço de acolhimento às diferenças e o direito de todos à uma educação de qualidade, do qual a instituição e todos que ... -
O ensino das habalidades emocionais pelos primeiros docentes do curso de medicina da UNILA
(2014)O ensino das habalidades emocionais pelos primeiros docentes do curso de medicina da UNILA -
O ensino de africanidades nas aulas de português: a formação docente
(Unila, 2014-10)O presente estudo abarcará teorias a cerca da formação docente e a formação continuada de professores, partindo de que o ensino de história e cultura afro-brasileira se tornou obrigatório segundo a lei 10.639/2003, o que ... -
Ensino de biologia vegetal a partir da construção de um terrário
(Unila, 2014-10)Em diversas literaturas, os terrários são apontados como modelos de ecossistema. E o presente trabalho relata uma experiência que tem sido vivida com alunos do segundo ano do Ensino Médio. As aulas acerca do ensino de ... -
Ensino de Ciências e Matemática elementos didáticos para teoria e experimentação
(EdUnila, 2018-08)O livro Ensino de Ciências e Matemática — elementos didáticos para teoria e experimentação visa ser um referencial para professores e estudantes destas duas áreas do conhecimento pautado na ideia da busca de novas práticas ... -
Ensino de Ciências e Matemática: elementos didáticos para teoria e experimentação
(EDUNILA, 2018)O livro Ensino de Ciências e Matemática — elementos didáticos para teoria e experimentação visa ser um referencial para professores e estudantes destas duas áreas do conhecimento pautado na ideia da busca de novas práticas ... -
O ensino de Ciências Naturais a partir de Experiências Práticas: educando para inovação e o empreendedorismo
(PROEX/UNILA, 2013-10-03)Atualmente muito tem se discutido sobre o ensino de Ciências Naturais e sua prática nas salas de aulas. Busca-se atividades de experimentação que inovam a ação didático pedagógico e reestruturem as práticas curriculares ... -
Ensino de conhecimentos de Gestão no curso técnico de alimentos por meio de atividades de extensão
(Proex/Unila, 2017)O desafio da curricularização da extensão universitária gera desafios na forma de ensino realizada nas universidades. O objetivo deste artigo é relatar o desenvolvimento de uma prática de extensão como forma de promover ... -
Ensino de Eletroquímica: Uso de Eletrolisador Caseiro
(2023)A eletroquímica é um conteúdo de química complexo e desafiador tanto para os professores quanto para os alunos. Dessa forma, fazem-se necessárias selecionar e aplicar estratégias didáticas que colaborem com a resolução ... -
Ensino de espanhol língua estrangeira em cursos de formação de professores: abordagens de línguas próximas portuguêsespanhol
(Unila, 2016-08)No atual contexto de internacionalização das línguas nacionais, o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) tem tido um significativo crescimento, tanto pelas políticas públicas nacionais de globalização nos países ... -
O ensino de filosofia e a aprendizado com mobilidade
(Unila, 2014-10)O presente artigo aborda a Construção da Plataforma Traduzindo 3 , um trabalho coletivo do PIBID-FILOSOFIA/UFPR, integrado por professores do Departamento de Filosofia da UFPR, , acadêmicos e professores supervisores ... -
Ensino de Filosofia na Infância: Relevância, Problemas e Desafios
(2021)O objetivo do presente artigo é compreender e demonstrar a importância do ensino de filosofia para as crianças nos sistemas escolares, seus sentidos, significados e as contribuições para o sua formação integral, isto é, o ... -
O ensino de filosofia: do cotidiano à criação conceitual
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem como intuito a disseminação de um dos projetos que está sendo planejado e executado no PIBID de Filosofia do Colégio Estadual Professores Adélia Dionísio Barbosa aos outros grupos do PIBID do Paraná. ... -
Ensino de Física com Ênfase em Movimento dos Corpos em Rotação: Experimentos Didático
(2022)O presente trabalho objetivou elaborar sugestões para a utilização de experimentos práticos em sala de aula para professores do ensino médio utilizando materiais de fácil acesso como método alternativo de ensino e aprendizagem ... -
O Ensino de Física na Educação Inclusiva: um estudo sobre as metodologias e estratégias utilizadas pelos professores da disciplina frente à presença de alunos surdos em sala de aula
(UNILA, 2017-09)Este trabalho teve por objetivo analisar quais metodologias e estratégias de ensino, os professores da disciplina de Física utilizam em sala de aula frente a presença de alunos surdos inclusos no Ensino Médio, na rede ... -
Ensino de forma dinamica da classificação taxonômica dos seres vivos
(Unila, 2014-10)A atividade proposta teve por objetivo proporcionar aos alunos do 7o ano do ensino fundamental, a compreensão da classificação taxonômica de forma dinâmica e interativa. Para isso foi realizado um embasamento teórico, ... -
Ensino de geografia através da utilização de experimentos: trabalhando o tema de erosão no ensino fundamental II
(Unila, 2014-10)Tendo como objetivo ampliar o debate e a pesquisa sobre Geografia Física no Ensino Fundamental II, utilizando diferentes recursos didáticos que mediam o processo de ensino- aprendizagem em diversos níveis. Aplicando ...