Navegação por título
Itens para a visualização no momento 2365-2384 of 6790
-
Ensino de Eletroquímica: Uso de Eletrolisador Caseiro
(2023)A eletroquímica é um conteúdo de química complexo e desafiador tanto para os professores quanto para os alunos. Dessa forma, fazem-se necessárias selecionar e aplicar estratégias didáticas que colaborem com a resolução ... -
Ensino de espanhol língua estrangeira em cursos de formação de professores: abordagens de línguas próximas portuguêsespanhol
(Unila, 2016-08)No atual contexto de internacionalização das línguas nacionais, o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) tem tido um significativo crescimento, tanto pelas políticas públicas nacionais de globalização nos países ... -
O ensino de filosofia e a aprendizado com mobilidade
(Unila, 2014-10)O presente artigo aborda a Construção da Plataforma Traduzindo 3 , um trabalho coletivo do PIBID-FILOSOFIA/UFPR, integrado por professores do Departamento de Filosofia da UFPR, , acadêmicos e professores supervisores ... -
Ensino de Filosofia na Infância: Relevância, Problemas e Desafios
(2021)O objetivo do presente artigo é compreender e demonstrar a importância do ensino de filosofia para as crianças nos sistemas escolares, seus sentidos, significados e as contribuições para o sua formação integral, isto é, o ... -
O ensino de filosofia: do cotidiano à criação conceitual
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem como intuito a disseminação de um dos projetos que está sendo planejado e executado no PIBID de Filosofia do Colégio Estadual Professores Adélia Dionísio Barbosa aos outros grupos do PIBID do Paraná. ... -
Ensino de Física com Ênfase em Movimento dos Corpos em Rotação: Experimentos Didático
(2022)O presente trabalho objetivou elaborar sugestões para a utilização de experimentos práticos em sala de aula para professores do ensino médio utilizando materiais de fácil acesso como método alternativo de ensino e aprendizagem ... -
O Ensino de Física na Educação Inclusiva: um estudo sobre as metodologias e estratégias utilizadas pelos professores da disciplina frente à presença de alunos surdos em sala de aula
(UNILA, 2017-09)Este trabalho teve por objetivo analisar quais metodologias e estratégias de ensino, os professores da disciplina de Física utilizam em sala de aula frente a presença de alunos surdos inclusos no Ensino Médio, na rede ... -
Ensino de forma dinamica da classificação taxonômica dos seres vivos
(Unila, 2014-10)A atividade proposta teve por objetivo proporcionar aos alunos do 7o ano do ensino fundamental, a compreensão da classificação taxonômica de forma dinâmica e interativa. Para isso foi realizado um embasamento teórico, ... -
Ensino de geografia através da utilização de experimentos: trabalhando o tema de erosão no ensino fundamental II
(Unila, 2014-10)Tendo como objetivo ampliar o debate e a pesquisa sobre Geografia Física no Ensino Fundamental II, utilizando diferentes recursos didáticos que mediam o processo de ensino- aprendizagem em diversos níveis. Aplicando ... -
O ensino de geografia na educação básica – os métodos de ensino utilizados para o ensino-aprendizagem do aluno
(Unila, 2014-10)O presente trabalho desenvolvido juntamente com o Subprojeto PIBID, visa abordar quais são os métodos que o professor deverá utilizar em sala de aula, com o objetivo de formar um sujeito social capaz de construir seus ... -
O ensino de geografia na modernidade: estudo acerca das diferentes concepções teóricas e metodológicas
(Unila, 2014-10)Este trabalho tem como objetivo explanar brevemente sobre as mais difundidas concepções teóricas e metodológicas da Geografia: a Geografia Positivista, a Geografia Crítica e a Geografia Histórica; estas foram escolhidas ... -
Ensino de Geometria com o apoio de softwares
(Proex/UNILA, 2018-11-30)O projeto de extensão denominado “Ensino de Geometria com o Apoio de Softwares” tem como objetivo materializar e ministrar um curso presencial introdutório à utilização de recursos tecnológicos como um suporte para o ensino ... -
Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012)
(2018-12-13)O objetivo deste estudo preliminar é ter uma amostra de como a obrigatoriedade curricular do ensino de história afro-brasileira, segundo a lei 10.639/03, foi recebida no curso de graduação em história, grau licenciatura e ... -
Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR
(Even3, 2018-01-15)Tendo em vista a criação e implementação da lei 10639/2003, que regulamenta a obrigatoriedade do ensino de história da África e da cultura africana e afro-brasileira o presente trabalho tem origem em um pré-projeto sobre ... -
O ensino de história durante regimes: civil-militar e democrático
(Unila, 2014-10)Essa aula oficina se propõe a fazer uma análise acerca do ensino durante o período da ditadura civil-militar no Brasil em comparação com o ensino vigente no atual período democrático. Mais precisamente, temos como foco ... -
O ensino de História e as novas práticas metodológicas: abordagens e perspectivas via PIBID
(Unila, 2014-10)O presente trabalho visa apresentar de maneira geral algumas práticas metodológicas desenvolvidas pelo subprojeto de História da UNESPAR campus de Campo Mourão, como forma de apontar caminhos que vem dando certo no ... -
Ensino de História e Cultura Andina: a música como prática pedagógica
(2019-12-11)O presente artigo tem como principal objeto de estudo uma experiência de aula oficina de História, que foi realizada no Colégio Flávio Warken, na cidade de Foz do Iguaçu-PR. A aula oficina em questão é parte fundamental ... -
Ensino de História e Games: Possibilidades Metodológicas em Valiant Hearts
(2022)O presente trabalho de conclusão de curso busca articular as possibilidades metodológicas entre o jogo eletrônico Valiant Hearts: The Great War e o ensino de História na educação básica. O intuito do trabalho é discorrer ... -
Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso
(Even3, 2018-01-15)Neste trabalho discutimos questões que envolvem o uso de novas linguagens em sala de aula, especialmente na Educação Básica. Na perspectiva da Educação Histórica, procuramos perceber a que fim as diferentes linguagens, ... -
O ensino de história e o método dialógico
(Unila, 2014-10)Este texto discute uma perspectiva de ensino em História pautado na investigação e problematização de questões colocadas pelo presente, que é a realidade socialmente vivida e que traz significado e sentido para o aluno, ...