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Submissões Recentes
DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DE UMA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM MUNICÍPIO DE TRÍPLICE FRONTEIRA
(REVISTA CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 2025-01-04) Nascimento, Jhule Michele Lopes; Orientação; Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Médicina.
O diagnóstico situacional é essencial para identificar necessidades e direcionar ações de saúde eficazes com base nas condições locais. O presente estudo tem por objetivo realizar o diagnóstico situacional da área de uma Unidade de Saúde da Família (USF) em município de fronteira analisando a dinâmica de saúde e as necessidades da comunidade local. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem quantitativa, que incluiu entrevistas, observações in loco e consultas a bases de dados do Sistema Único de Saúde. Após a coleta de dados, foi realizada uma análise dos perfis institucional, demográfico, socioeconômico, território-ambiental e epidemiológico para compreender a situação da área estudada. Nos resultados, destacam-se pontos positivos como boa ambiência, equipe multiprofissional e acesso eficiente, com horário estendido das 7h às 22h, promovendo inclusão e equidade. No entanto, surgem desafios, como uma grande área de ocupação irregular, onde os usuários dos serviços da USF não estão cadastrados. Do ponto de vista demográfico e epidemiológico,
predominou uma população jovem e adulta, do sexo feminino, com taxas moderadas de doenças crônicas e transtornos mentais, fatores de risco, como sobrepeso, tabagismo e uso de drogas, indicando a necessidade de estratégias preventivas e educativas. Conclui-se que o diagnóstico situacional é essencial para compreender a realidade local, formular estratégias de cuidado efetivas e enfrentar os desafios; e que a inconsistência de dados é um problema que impacta negativamente no resultado do diagnóstico situacional.
Necropolítica e saúde: determinantes sociais, vulnerabilidades e práticas humanizadoras inspiradas por Nise da Silveira (1905-1999)
(2025) Moraes, Morgana Naiara Barbosa Moraes; De Castro, Victor Bruno da Silva
O estudo teve como objetivo compreender as articulações entre poder, desigualdade e cuidado, evidenciando como as políticas e práticas em saúde podem tanto reproduzir estruturas necropolíticas quanto constituir formas de resistência e afirmação da vida. A metodologia adotada foi qualitativa, bibliográfica e documental, com base na revisão integrativa e na análise temática, articulando os referenciais de Achille Mbembe, Michel Foucault, Judith Butler e Nise da Silveira. Foram examinados textos teóricos, produções acadêmicas, documentos oficiais e registros institucionais, de modo a identificar como a gestão da vida e da morte se expressa nas políticas públicas, e como o cuidado humanizado se apresenta como contracorrente à lógica da exclusão. Os resultados evidenciaram que a necropolítica se manifesta na naturalização das desigualdades, na desassistência e na seletividade do acesso aos direitos, afetando principalmente grupos racializados, empobrecidos e marginalizados. Em contraponto, as práticas inspiradas em Nise da Silveira demonstram que o cuidado pode ser instrumento de resistência, promovendo reconhecimento, vínculo e liberdade por meio do afeto e da expressão simbólica. A análise revelou que o pensamento de Nise ultrapassa o campo clínico, tornando-se um referencial ético-político que inspira práticas e legislações em saúde mental para além do Brasil. Conclui-se que a integração entre crítica social e cuidado humanizador constitui caminho possível para enfrentar a necropolítica contemporânea, transformando o ato de cuidar em gesto de justiça, criação e defesa da vida.
Perspectivas sobre modelos de gestão em saúde mental: uma análise das diretrizes e desafios na organização dos centros de atenção psicossocial
(2025-12-01) Modesto, Lucas de Almeida
Este estudo investiga modelos de gestão em saúde mental com foco na organização dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no contexto do SUS, buscando compreender como diretrizes normativas orientam a gestão e quais desafios se impõem na prática cotidiana. Adotou‑se uma revisão narrativa, qualitativa, exploratória e descritiva, com seleção de fontes publicadas entre 2001 e 2025 em bases como SciELO, LILACS, Google Acadêmico e documentos oficiais. A análise seguiu a técnica de Braun e Clarke (2006) para identificação temática. Os resultados mostram que o marco normativo (Constituição Federal, Lei nº 10.216/2001 e políticas correlatas) legitima modelos participativos, territorializados e humanizadores, e orienta a reorientação da rede em direção aos serviços comunitários. Entretanto, identificam‑se lacunas de implementação: insuficiência e instabilidade de financiamento, fragmentação federativa, rotatividade e precarização do trabalho, limitações formativas, monitoramento incipiente e riscos associados à terceirização. Evidencia‑se também a relevância de práticas de cogestão, humanização e educação popular para fortalecer vínculos terapêuticos e protagonismo dos usuários. Propõe‑se, como recomendações, financiamento estável vinculado a metas de qualidade e participação social, políticas de valorização e vínculos profissionais estáveis, fortalecimento do controle social, regulamentação da terceirização, formação interprofissional alinhada à desinstitucionalização e sistemas de avaliação que incorporem indicadores qualitativos. Sugere‑se agenda de pesquisa plural com desenhos mistos, estudos longitudinais, avaliações custo‑efetividade e pesquisas lideradas por usuários.
Resumen
Este estudio investiga modelos de gestión en salud mental con enfoque en la organización de los Centros de Atención Psicosocial (CAPS) en el contexto del SUS, buscando comprender cómo las directrices normativas orientan la gestión y cuáles son los desafíos en la práctica cotidiana. Se adoptó una revisión narrativa, cualitativa, exploratoria y descriptiva, con selección de fuentes publicadas entre 2001 y 2025 en bases como SciELO, LILACS, Google Académico y documentos oficiales. El análisis siguió la técnica temática de Braun y Clarke (2006). Los resultados muestran que el marco normativo (Constitución Federal, Ley nº 10.216/2001 y políticas relacionadas) legitima modelos participativos, territorializados y humanizadores, y orienta la reorientación de la red hacia servicios comunitarios. Sin embargo, se identifican brechas en la implementación: insuficiencia e inestabilidad de financiamiento, fragmentación federativa, rotación y precariedad del trabajo, limitaciones formativas, monitoreo incipiente y riesgos asociados a la tercerización. También se destaca la relevancia de prácticas de cogestión, humanización y educación popular para fortalecer vínculos terapéuticos y el protagonismo de los usuarios. Se proponen como recomendaciones financiamiento estable vinculado a metas de calidad y participación social, políticas de valorización y relaciones laborales estables, fortalecimiento del control social, regulación de la tercerización, formación interprofesional alineada a la desinstitucionalización y sistemas de evaluación que incorporen indicadores cualitativos. Se sugiere una agenda de investigación plural con diseños mixtos, estudios longitudinales, evaluaciones de costo efectividad e investigaciones lideradas por usuarios.
Cuidar y ser cuidado en contextos transfronterizos. Movilidad humana por razones de cuidados en la Triple Frontera del Paraná
(REMHU Revista Interdisciplinar en Mobilidade Humana, 2025-11-29) Ferro, Silvia Lilian
Este artigo analisa a organização social do cuidado como um sistema transfronteiriço na Tríplice Fronteira do Rio Paraná (TFP), um território transnacional composto por Puerto Iguazú (Argentina), Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad del Este (Paraguai) e áreas adjacentes. O objetivo principal é examinar como a oferta e a demanda por serviços de cuidado, gratuitos e pagos, públicos e privados, moldam um sistema supranacional que estimula fluxos circulares transfronteiriços de mobilidade humana. A metodologia é sistêmica, empregando análise comparativa multiescalar que examina as complementaridades e assimetrias entre os sistemas nacionais de proteção social que oferecem serviços públicos de cuidado. O estudo confirma a existência de um mercado transfronteiriço de bens e serviços de cuidado operando dentro de um sistema urbano transnacional, revelando direções específicas nos fluxos de mobilidade de acordo com o tipo de serviço demandado e as características institucionais de cada contexto nacional.
Resumen
Este artículo analiza la organización social del cuidado como sistema transfronterizo en la Triple Frontera del Paraná (TFP), territorio transnacional compuesto por Puerto Iguazú (Argentina), Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad del Este (Paraguay) y áreas adyacentes. El objetivo principal es examinar cómo la demanda y oferta de servicios de cuidados, tanto gratuitos como remunerados, sean públicos o privados, configuran un sistema supranacional que estimula flujos de movilidad humana circular transfronteriza. La metodología es sistémica, con análisis multiescalar comparado que examina las complementariedades y asimetrías entre sistemas nacionales de protección social que ofrecen servicios públicos de cuidados. Se constata la existencia de un mercado transfronterizo de bienes y servicios de cuidados que opera en el marco de un sistema urbano transnacional, evidenciando direccionalidades específicas en los flujos de movilidad según el tipo de servicios demandados y las características institucionales de cada contexto nacional.
O fracasso escolar na educação pública brasileira: um estudo de caso no interior de São Paulo
(2025-11-29) Vanzella, Guilherme Henrique Damasceno
O trabalho analisa o fenômeno do “fracasso escolar” na educação pública brasileira como produto estrutural das desigualdades sociais e econômicas geradas pelo capitalismo e intensificadas pelo neoliberalismo. Fundamentado em autores como Patto, Frigotto, Dagnino, Bourdieu e Quijano, o trabalho articula dimensões históricas, ideológicas e institucionais da escola, entendendo o fracasso não como desvio, mas como mecanismo funcional de reprodução das hierarquias de classe e raça. A pesquisa combina revisão bibliográfica e investigação empírica, com entrevistas realizadas com duas gestoras de uma escola pública de do Vale do Paraíba (SP). As falas das gestoras revelam tensões entre o discurso meritocrático e a consciência das limitações estruturais da educação pública. Conclui-se que o “fracasso escolar” é parte constitutiva do projeto neoliberal, ao deslocar a responsabilidade das desigualdades para o indivíduo, mascarando a função política da escola na manutenção das relações de poder. Defende-se, por fim, a necessidade de uma educação crítica e emancipadora, capaz de romper com as estruturas que naturalizam a exclusão.