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Projeto de intervenção de lesões de cárie em crianças do primeiro e quinto ano da rede pública de ensino no município de Pato Branco, Paraná: relato de experiência
(2025) Martinello, Poliana Alexandra
O presente relato de experiência tem como objetivo descrever a realização de atendimentos odontológicos em ambiente escolar por meio do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) e aplicação de selantes, destacando as contribuições da estratégia para a gestão em saúde bucal na Atenção Primária no município de Pato Branco no ano de 2024. A intervenção foi conduzida pelo Setor de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, abrangendo alunos do 1º e 5º ano do ensino fundamental das 27 escolas municipais, localizadas em áreas urbanas e rurais. Inicialmente, foram realizadas reuniões de planejamento com diretores escolares e padronização de protocolos, seguidas de orientações em saúde bucal e escovação supervisionada com distribuição de kits de higiene. Os atendimentos clínicos foram realizados em espaços adaptados das escolas, utilizando espátulas de madeira para avaliação e ionômero de vidro para execução do TRA e dos selantes, sendo que casos que necessitavam de tratamento mais complexo foram encaminhados às Unidades Básicas de Saúde de referência. Todos os procedimentos foram devidamente registrados no prontuário eletrônico municipal IDS Saúde, integrado ao e-SUS, incluindo tanto as atividades individuais quanto as coletivas, permitindo a geração de dados epidemiológicos em tempo real. A experiência alcançou adesão de 59,2% dos alunos previstos, com variações regionais, sendo que no total 1.162 alunos foram avaliados, dos quais 765 (65,83%) necessitavam de algum tipo de tratamento. Foram realizados 920 TRAs e 1.615 selantes, destacando-se que o interior apresentou maior proporção de TRAs por aluno atendido, enquanto a região leste concentrou o maior número de selantes. Aproximadamente 57% dos alunos tratados tiveram seus procedimentos concluídos no ambiente escolar, sem necessidade de encaminhamento para UBS. Os resultados evidenciam que o TRA é uma tecnologia viável e resolutiva, capaz de ampliar o acesso em ambientes extramuros, com impacto direto na saúde bucal da população escolar. Além disso, o registro adequado das ações no e-SUS fortaleceu a gestão em saúde ao gerar informações qualificadas para subsidiar decisões, monitorar resultados e atender aos novos indicadores do modelo de cofinanciamento federal da Atenção Primária. A experiência demonstrou ainda a importância da integração entre saúde e educação, da utilização de estratégias preventivas e da articulação intersetorial como instrumentos de equidade e fortalecimento da política pública de saúde bucal.
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Entre espelhos e bananas: portunhol selvagem em “Era uma vez em La Frontera’’
(2025-10-16) Kalschne, Mônica Gabriela
Esta dissertação propõe uma reflexão sobre o portunhol selvagem, conceito literário e estético cunhado pelo poeta Douglas Diegues, a partir da análise dos contos “La casa de los espejos” e “La forma de la banana”, da obra Era uma vez em La Fronteira Selvagem (2019). A pesquisa investiga o portunhol como linguagem literária híbrida e prática cultural de resistência. A abordagem teórica está ancorada em autores como Bakhtin (1981), Frye (1957), Hutcheon (1991, 2000), Tynianov (1971) e Lipski (2006), que fornecem suporte para a análise de gêneros textuais, especificamente paródia e ironia. A dissertação está estruturada em quatro capítulos: o primeiro discute o portunhol como fenômeno sociolinguístico nas regiões fronteiriças; o segundo trata do portunhol na literatura, particularmente o portunhol selvagem; o terceiro analisa os gêneros literários, como a fábula e o conto; e o quarto consolida a análise crítica das fábulas selecionadas, culminando na apresentação de uma proposta de unidade didática destinada a alunos do Ensino Fundamental, anos iniciais. O trabalho destaca que o portunhol selvagem, ao mesclar línguas e culturas em tensão, não se limita a ser apenas um recurso estético, mas também uma linguagem transgressora que desafia normas linguísticas rígidas e questiona fronteiras identitárias. Nesse sentido, Diegues propõe uma poética marcada pela irreverência, pelo humor e pela desconstrução de discursos hegemônicos, abrindo espaço para vozes periféricas e para práticas linguísticas marginalizadas. A proposta pedagógica da dissertação visa integrar essa linguagem híbrida ao espaço escolar, promovendo a valorização da diversidade linguística e cultural. Ao explorar o portunhol selvagem como ferramenta de mediação intercultural, a pesquisa busca contribuir para a reflexão crítica sobre as dinâmicas fronteiriças e para o reconhecimento de novas formas de produção literária nas Américas.
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Vinte anos de Brasil Sorridente: avanços e possibilidades para perda dentária e soluções protéticas para o grupo de 35 a 44 anos de idade
(2025-10) Aquino, Glaicy Vieira de
A pesquisa teve como objetivo realizar uma análise comparativa do Projeto SB Brasil dos dados dos relatórios entre 2023 com 2003 e 2010, para avaliar e fundamentar a necessidade de políticas públicas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), voltadas à ampliação da oferta de tratamento reabilitador com prótese dentária para pacientes parcialmente edêntulos na faixa etária adulta de 35 a 44 anos. O foco do estudo é a população adulta brasileira de 35 a 44 anos, faixa etária estratégica por representar uma etapa em que os impactos acumulados das condições de saúde bucal começam a se manifestar de forma mais evidente. A pesquisa utilizou análise documental dos relatórios oficiais do SB Brasil, com levantamento de dados secundários e revisão de literatura científica. Os resultados indicaram uma redução do índice CPO-D ao longo dos vinte anos, demonstrando avanços na prevenção da cárie dentária. No entanto, observou-se uma demanda que persiste por reabilitação oral protética parcial. No SB Brasil 2023, a necessidade de prótese parcial nos dois maxilares foi a mais prevalente para essa faixa etária. A análise também evidenciou desigualdades regionais importantes: as regiões Norte e Nordeste apresentaram indicadores que sugerem maiores desafios em saúde bucal, quando comparadas às regiões Sudeste e Sul, apontando fragilidades na efetividade equitativa da política pública. Conclui-se que, embora haja avanços importantes, ainda existem desafios quanto ao acesso e à integralidade da atenção em saúde bucal, especialmente no que se refere à reabilitação protética da população adulta.
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DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (UNILA)- UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO SAÚDE SAÚDE DOS IMIGRANTES NO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DO OESTE - SANTA CATARINA: DESAFIOS PARA GARANTIR O PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE DO SUS
(2025-10-15) Costa, Antonielle; Ferro, Lilian
RESUMO O acesso à saúde dos imigrantes venezuelanos no município de São Lourenço do Oeste está embasado pela legislação internacional, nacional, estadual e municipal, contudo os serviços públicos de saúde enfrentam dificuldades para garantir o princípio da universalidade. A escolha dos venezuelanos se deu pela sua magnitude numérica em relação a outros grupos de imigrantes e pelos desafios socioculturais e discriminatórios enfrentados por esse grupo. O objetivo geral deste trabalho é analisar a legislação internacional, nacional, estadual e municipal referente ao acesso à saúde dos imigrantes. Os objetivos específicos são descrever as ações implementadas no município de São Lourenço do Oeste (SC) voltadas à população imigrante, especialmente os venezuelanos, e identificar avanços e desafios para a efetivação do princípio da universalidade do SUS no contexto local. Foi realizado através de pesquisa documental e bibliográfica, utilizando como variáveis os descritores “Saúde dos Imigrantes”, “Legislação para Imigrantes”, “Política Pública para Imigrantes” e uso operadores booleanos AND e OR, pelo potencial em responder a problemática de compreender como ocorre o acesso à saúde pelos imigrantes em face o princípio da universalidade preconizado constitucionalmente. Dentre as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes, estão as barreiras individuais, socioculturais, administrativas e políticas, e fatores ligados a trabalho e renda, limitação na comunicação, escolaridade e falta de conhecimento dos sistemas de saúde. Concluiu-se que o município está avançando no processo para garantir a universalidade de acesso à saúde, por meio da Política Municipal para População Migrante e programas da Secretaria Social, porém salienta-se a necessidade de ações específicas com os profissionais de saúde para promover capacitação e interculturalidade.
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Sistemas de informação em saúde no SUS: avanços, desafios e impactos na gestão pública
(2025) Caixeiro, Mariane Silva; Fontes, Tatiana Oliveira Chaves
A informatização da saúde pública brasileira tem avançado de forma significativa nas últimas décadas, especialmente com a criação e modernização de sistemas de informação em saúde (SIS). Esses sistemas configuram-se como ferramentas essenciais para apoiar a tomada de decisão, o planejamento e a avaliação das ações no Sistema Único de Saúde (SUS). Este artigo tem como objetivo analisar, por meio de revisão integrativa da literatura, os principais avanços, impactos e desafios relacionados aos SIS no contexto do SUS, com ênfase nos efeitos sobre os processos de trabalho, a gestão pública, a ampliação da telemedicina e os impactos da transformação digital no controle social. Foram realizadas buscas nas bases SciELO, LILACS, BVS, PubMed e Web of Science, considerando o período de 2015 a 2025. Os resultados foram organizados em quatro eixos: avanços tecnológicos e organizacionais, impactos nos processos de trabalho e na gestão pública, expansão da telemedicina e transformação digital voltada à transparência e participação cidadã. Os achados indicam que ferramentas como o e-SUS AB, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e as plataformas de telemedicina promoveram maior integração, monitoramento e acesso aos serviços. Contudo, persistem barreiras ligadas à infraestrutura, interoperabilidade, desigualdades regionais e segurança da informação. Conclui-se que os SIS e as inovações digitais ocupam papel central na modernização do SUS, mas exigem investimentos contínuos e políticas públicas que garantam equidade, inclusão digital e participação social qualificada em todo o território nacional.